filmeu

Disciplina Seminário I: Comunicação e Tecnologia

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular Seminário I: Comunicação e Tecnologia (SCT) tem por principais objectivos:
    - interpretar, reflectir e discutir sobre as perspectivas de alguns dos principais autores e artistas que têm vindo a investigar/ reflectir sobre os impactos do digital na sociedade, nomeadamente Sonia Livingstone, David Buckingham, Henry Jenkins, Mark Deuze, Knut Lundby, Trine Syvertsen, Andreas Hepp, Lynn Hershman Leeson, Peter Weibel, Douglas Coupland, entre outros.
    - reflectir criticamente sobre o conceito de "Digital Transformation"/ Transformação Digital, como efeito das tecnologias digitais e dos processos de digitalização que atravessam as sociedades contemporâneas;
    - explorar teorica e empíricamente os processos de "Digital Disconnection"/ Desligamento Digital, para melhor compreender esta tendência emergente.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Introdução a Transformação Digital/ "Digital Transformation"
    - definição e caracterização de transformação digital; principais actores e principais evangelistas; utopias e distopias digitais
    Introdução a Desligamento Digital/ "Digital Disconnection"
    - definição e caracterização de "digital disconnection"
    - termos e conceitos relacionados: digital disengagement, digital detox, digital dieting, digital fasting, digital overuse, unplugging
    Métodos de investigação para compreender "Digital Disconnection"
    - métodos quantitativos e qualitativos 
    Mediação e Mediatização
    - definições de mediação e mediatização; extreme lifelog, lifecasting, livestreaming
    Resistência aos Media e Participação nos Media
    - resistência aos media, activism dos media;
    - pânico moral, pânico dos media; pegadas digitais e o direito ao esquecimento;
    - participação nos media e culturas participativas
    Deep Mediatization e Synthetic Media
    - deep mediatization; synthetic media; deep fakes.

  • Objetivos

    Objetivos

    Ao visar estimular a reflexão crítica sobre os efeitos das tecnologias digitais e dos processos de digitalização nas sociedades contemporâneas, a presente unidade curricular propõe a exploração de obras de um conjunto diversificado de autores e investigadores que trabalharam directa ou indirectamente sobre esta temática.  
    As diferentes perspectivas a convocar ao longo do semestre devem permitir ao aluno interpretar e compreender a complexidade do conceito de ¿Digital Transformation¿/ Transformação Digital e as implicações actuais e futuras destes processos para a sociedade no seu todo, nomeadamente, as diversas formas de rejeição voluntária a estes processos ¿ aqui designado por ¿Digital Disconnection¿/ Desligamento Digital.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A disciplina é teórico-prática, havendo uma alternância entre métodos expositivos, demonstrativos e participativos.
    Ao longo do semestre irá proceder-se à leitura e discussão de artigos e/ou de excertos de algumas das obras fundamentais de autores que investigam e refletem sobre os impactos das tecnologias digitais e dos processos de digitalização nas sociedades contemporâneas. Ainda, no decorrer das aulas serão exibidos excertos de filmes de ficção, documentários e outras obras audiovisuais pertinentes para a discussão dos temas e conceitos que compõem o programa da disciplina.
    Os alunos devem recorrer a técnicas de comunicação oral, escrita e audiovisual para demonstrar a sua aquisição de conhecimentos e a sua capacidade de reflexão critica.
    (mais detalhes - in Moodle)

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Kaun, A. & Schwarzenegger, C. (2014). "No media, less life?" Online disconnection in mediatized worlds. First Monday, [S.l.]. ISSN 13960466. DOI:  10.5210/fm.v19i11.5497

    Hepp, A. (2020). Deep Mediatization . Routledge.

    Livingstone, S. & Lunt, P. (2014) Mediatization: an emerging paradigm for media and communication studies.  In: Lundby, K., (ed.) Mediatization of Communication. Handbooks of Communication Science (21). De Gruyter Mouton, Berlin, pp. 703-724. ISBN 9783110272215

    Lundby, K. (2009). Mediatization: Concept, changes, consequences.  New York: Peter Lang.

    Syvertsen, T., & Enli, G. (2019). Digital detox: Media resistance and the promise of authenticity. Convergence. DOI: 10.1177/1354856519847325

    Syvertsen, T. (2017). Media Resistance: Protest, Dislike, Abstention . Palgrave Macmillan, Cham. DOI: 10.1007/978-3-319-46499-2

    Wardrip-Fruin, N. & Montfort, N. (eds.) (2003). New Media Reader . Cambridge, Mass.: MIT Press.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios