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Disciplina Seminário II: Comunicação e Artes

  • Apresentação

    Apresentação

    Seminário centrado unicamente na análise da arte contemporânea e do seu discurso comunicacional que substitui a ideia tradicional de objecto de arte.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I. Introdução. Definição dos Paradigmas Clássico e Moderno da Arte

    2. O Fim da História da Arte e a Arte Global

    3. O Paradigma da Arte Contemporânea

    4. A Genealogia da Arte Contemporânea 

    5. O Discurso da Arte Contemporânea

    6. Crítica à interpretação dogmático do discurso da Arte Contemporânea 

    7. A Provocação da Arte Contemporânea: a transgressão dos limites da Arte

    8. A Provocação da Arte Contemporânea: a transgressão dos limites da Moral

    9. A Provocação da Arte Contemporânea: a transgressão dos limites do Direito

    10. O Mercado da Arte Contemporânea

  • Objetivos

    Objetivos

    1. Explorar os modos pelos quais a arte contemporânea requalificou grande parte das tendências e questões exploradas no modernismo, intensificando a relação da obra com o espectador, com os dispositivos técnicos e com o espaço em que ela se insere;

    2. Compreender como a partir destas novas ligações emergiram novos discursos pela instalação, pelo vídeo, pela performance, pelas tecnologias digitais, designando o público como operador e co-autor;

    3. Analisar o estatuto social e económico da arte contemporânea;

    4. Desconstruir e analisar a ideia de artista e de obra de arte;

    5. Estimular a visão crítica em torno do novo estatuto da arte.

    6. Compreensão dos mecanismos de funcionamento da arte contemporânea e capacidade crítica em relação a eles;

    7. Compreensão das relações entre arte e sociedade e como a primeira funciona como espelho em relação à segunda.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas são expositivas com recurso a suportes audiovisuais e de debate.

    A avaliação é feita através de um ensaio crítico original de uma obra, artista ou tema da arte contemporânea (7 a 10 páginas, entregue até 13 de Fevereiro, de acordo com a metodologia fornecida), que é primeiro apresentado em aula nas últimas sessões do semestre. A nota de passagem é 10. Há exame de recurso cujo enunciado é o mesmo da avaliação anterior: ensaio crítico original de uma obra, artista ou tema da arte contemporânea (7 a 10 páginas), ou a melhoria do texto entregue.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BELTING, Hans (2003). Art History After Modernism. Chicago: The University of Chicago Press

    BELTING, Hans, Andrea Buddensieg and Peter Weibel eds. (2013). The Global Contemporary and the Rise of New Art Worlds. Cambridge/MA: The MIT Press

    CAUQUELIN, Anne (2010). Arte Contemporânea. Lisboa: Publicações Europa-América

    CURNIER, Jean-Paul & Consorts (1997). Le MAC de Marseille. Une affaire de musée d’art. Paris: Sens & Tonka

    DANTO, Arthur C. (1997). After the End of Art. Contemporary Art and the Pale of  History. Princeton: Princeton University Press

    DUMBADZE, Alexander and Suzanne Hudson eds. (2013). Contemporary Art. 1989 to Present. Oxford: Wiley-Blackwell

    ELKINS, James (ed.) (2007). Is Art History Global? London: Routledge

    ESTEROLLE, Nicole (2015). La Bouffonnerie de l’art contemporain. Paris: Jean-Cyrille Godefroy

    GALENSON, David W. (2009). Conceptual Revolutions in Twentieth-Century Art. Chicago: The University of Chicago Press

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

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