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Apresentação
Apresentação
Seminário centrado unicamente na análise da arte contemporânea e do seu discurso comunicacional que substitui a ideia tradicional de objecto de arte.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Doutor | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT1099-12542
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. Introdução. Definição dos Paradigmas Clássico e Moderno da Arte
2. O Fim da História da Arte e a Arte Global
3. O Paradigma da Arte Contemporânea
4. A Genealogia da Arte Contemporânea
5. O Discurso da Arte Contemporânea
6. Crítica à interpretação dogmático do discurso da Arte Contemporânea
7. A Provocação da Arte Contemporânea: a transgressão dos limites da Arte
8. A Provocação da Arte Contemporânea: a transgressão dos limites da Moral
9. A Provocação da Arte Contemporânea: a transgressão dos limites do Direito
10. O Mercado da Arte Contemporânea
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Objetivos
Objetivos
1. Explorar os modos pelos quais a arte contemporânea requalificou grande parte das tendências e questões exploradas no modernismo, intensificando a relação da obra com o espectador, com os dispositivos técnicos e com o espaço em que ela se insere;
2. Compreender como a partir destas novas ligações emergiram novos discursos pela instalação, pelo vídeo, pela performance, pelas tecnologias digitais, designando o público como operador e co-autor;
3. Analisar o estatuto social e económico da arte contemporânea;
4. Desconstruir e analisar a ideia de artista e de obra de arte;
5. Estimular a visão crítica em torno do novo estatuto da arte.
6. Compreensão dos mecanismos de funcionamento da arte contemporânea e capacidade crítica em relação a eles;
7. Compreensão das relações entre arte e sociedade e como a primeira funciona como espelho em relação à segunda.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas são expositivas com recurso a suportes audiovisuais e de debate.
A avaliação é feita através de um ensaio crítico original de uma obra, artista ou tema da arte contemporânea (7 a 10 páginas, entregue até 13 de Fevereiro, de acordo com a metodologia fornecida), que é primeiro apresentado em aula nas últimas sessões do semestre. A nota de passagem é 10. Há exame de recurso cujo enunciado é o mesmo da avaliação anterior: ensaio crítico original de uma obra, artista ou tema da arte contemporânea (7 a 10 páginas), ou a melhoria do texto entregue.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
BELTING, Hans (2003). Art History After Modernism. Chicago: The University of Chicago Press
BELTING, Hans, Andrea Buddensieg and Peter Weibel eds. (2013). The Global Contemporary and the Rise of New Art Worlds. Cambridge/MA: The MIT Press
CAUQUELIN, Anne (2010). Arte Contemporânea. Lisboa: Publicações Europa-América
CURNIER, Jean-Paul & Consorts (1997). Le MAC de Marseille. Une affaire de musée d’art. Paris: Sens & Tonka
DANTO, Arthur C. (1997). After the End of Art. Contemporary Art and the Pale of History. Princeton: Princeton University Press
DUMBADZE, Alexander and Suzanne Hudson eds. (2013). Contemporary Art. 1989 to Present. Oxford: Wiley-Blackwell
ELKINS, James (ed.) (2007). Is Art History Global? London: Routledge
ESTEROLLE, Nicole (2015). La Bouffonnerie de l’art contemporain. Paris: Jean-Cyrille Godefroy
GALENSON, David W. (2009). Conceptual Revolutions in Twentieth-Century Art. Chicago: The University of Chicago Press
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
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Mobilidade
Mobilidade
Não