filmeu

Disciplina Teoria da Comunicação e das Redes

  • Apresentação

    Apresentação

    Objextivos de aprendizagem da unidade curricular

    Célia Quico (CQ)

    1. Conhecer e distinguir quais são as principais teorias e modelos no campo dos estudos de audiências, bem como sua utilidade e relevância para investigar audiências hoje

    2. Compreender e refletir criticamente sobre os riscos e oportunidades relacionados ao uso dos media

    3. Obter uma perspectiva ampla sobre os fenómenos de resistência aos media, 

    4. Compreender melhor a importância da literacia dos media a nas sociedades contemporâneas

     

    Manuel Marques-Pita (MMP)

    1. Aprender os conceitos matemáticos e computacionais básicos da teoria da comunicação.

    2. Compreender as maneiras pelas quais a teoria das redes desempenha um papel fundamental na nova ciência social computacional

    3. Compreender como as redes podem dar origem a fenómenos complexos, tais como a como difusão de informações complexas

    4. Compreender o papel do Big Data na resposta a importantes questões sociais que dizem respeito à comunicação

     

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conteúdo da unidade curricular - Célia Quico (CQ)
    Introdução às principais teorias no campo dos estudos de audiência
    Estudos de audiência hoje: audiências como alvos em movimento
    Riscos e oportunidades no uso dos media hoje
    Media alternativos e narrativas alternativas
    Literacia dos media: desafios presentes e futuros
    A exclusão digital e a cidadania digital
    Cultura participativa e imaginação cívica

    Conteúdo da unidade curricular - Manuel Marques-Pita (MMP)
    - A Sociedade em Rede
    - Introdução à teoria matemática da comunicação
    - Ideias básicas sobre redes e como analisá-las
    - Análise de Redes Sociais
    - Teorias e métodos de redes estruturais e dinâmicas
    - Difusão e processamento coletivo de informações em Redes Sociais
    - Questões críticas para Network Science, Big Data e IA

     

     

  • Objetivos

    Objetivos

    O principal objetivo desta UC é ajudar os alunos a adquirir conhecimento sobre os papéis da tecnologia dos media e tecnologias de rede, no contexto dos estudos de comunicação, em particular:
    a) Compreender o fenómeno da comunicação, distinguindo os diferentes contextos, tipos e funções, bem como os processos de comunicação suportados pelas tecnologias de rede.
    b) Compreender e analisar criticamente os fenómenos sociais contemporâneos associados ao uso e consumo de informação suportados por tecnologias de rede.
    c) Saber identificar e analisar criticamente processos emergentes nas redes sociais, como 'cascatas', 'difusão memética', 'efeito influenciador', 'manipulação de feeds de notícias' e outros.
    d) Compreender e analisar a base estrutural das redes e seu papel na explicação dos processos emergentes.
    e) Conhecer o repertório básico de ferramentas para analisar o processamento coletivo de informações em redes (Análise de Redes Sociais SNA).

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Avaliação

    a) trabalho individual - 60% da nota final

     apresentação e moderação de uma palestra on-line, sendo o aluno responsável por selecionar e convidar o orador a convidar, produzir os materiais de comunicação e divulgação necessários, moderação do evento, incluindo transmissão on-line e gravação de vídeo, com a produção de um relatório final sobre o evento e sobre o tema apresentado pelo  convidado.

    b) trabalho de grupo - 40% da nota final

    organização colaborativa de um debate no âmbito da Literacia dos Media com três a quatro convidados (via zoom ou evento híbrido), no final do semestre, a ser transmitido e gravado em vídeo, com a produção conjunta de um relatório final do evento 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bibliography – CQ

    Frau-Meigs, D. (2019). Information Disorders: Risks and Opportunities for Digital Media and Information Literacy?. Medijske Studije 10(19):10-28.

    Livingstone, S. (2018). Audiences in an age of datafication: critical questions for media research. Television and New Media. ISSN 1552-8316.

    McQuail, D. (2000). McQuail’s Mass Communication Theory (4rd edition). London: Sage Publications.

    Syvertsen, T. (2017). Media Resistance: Protest, Dislike, Abstention. Palgrave Macmillan, Cham.

    Treré, E., Candón-Mena, J., & Sola-Morales, S. (2021). Imaginarios activistas sobre Internet: Del mito tecno-utópico al desencanto digital. CIC. Cuadernos de Información y Comunicación, 26, 33-53. https://doi.org/10.5209/ciyc.76147

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

     

     

     

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios