-
Apresentação
Apresentação
Objextivos de aprendizagem da unidade curricular
Célia Quico (CQ)
1. Conhecer e distinguir quais são as principais teorias e modelos no campo dos estudos de audiências, bem como sua utilidade e relevância para investigar audiências hoje
2. Compreender e refletir criticamente sobre os riscos e oportunidades relacionados ao uso dos media
3. Obter uma perspectiva ampla sobre os fenómenos de resistência aos media,
4. Compreender melhor a importância da literacia dos media a nas sociedades contemporâneas
Manuel Marques-Pita (MMP)
1. Aprender os conceitos matemáticos e computacionais básicos da teoria da comunicação.
2. Compreender as maneiras pelas quais a teoria das redes desempenha um papel fundamental na nova ciência social computacional
3. Compreender como as redes podem dar origem a fenómenos complexos, tais como a como difusão de informações complexas
4. Compreender o papel do Big Data na resposta a importantes questões sociais que dizem respeito à comunicação
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Doutor | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT1099-12543
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conteúdo da unidade curricular - Célia Quico (CQ)
Introdução às principais teorias no campo dos estudos de audiência
Estudos de audiência hoje: audiências como alvos em movimento
Riscos e oportunidades no uso dos media hoje
Media alternativos e narrativas alternativas
Literacia dos media: desafios presentes e futuros
A exclusão digital e a cidadania digital
Cultura participativa e imaginação cívica
Conteúdo da unidade curricular - Manuel Marques-Pita (MMP)
- A Sociedade em Rede
- Introdução à teoria matemática da comunicação
- Ideias básicas sobre redes e como analisá-las
- Análise de Redes Sociais
- Teorias e métodos de redes estruturais e dinâmicas
- Difusão e processamento coletivo de informações em Redes Sociais
- Questões críticas para Network Science, Big Data e IA
-
Objetivos
Objetivos
O principal objetivo desta UC é ajudar os alunos a adquirir conhecimento sobre os papéis da tecnologia dos media e tecnologias de rede, no contexto dos estudos de comunicação, em particular:
a) Compreender o fenómeno da comunicação, distinguindo os diferentes contextos, tipos e funções, bem como os processos de comunicação suportados pelas tecnologias de rede.
b) Compreender e analisar criticamente os fenómenos sociais contemporâneos associados ao uso e consumo de informação suportados por tecnologias de rede.
c) Saber identificar e analisar criticamente processos emergentes nas redes sociais, como 'cascatas', 'difusão memética', 'efeito influenciador', 'manipulação de feeds de notícias' e outros.
d) Compreender e analisar a base estrutural das redes e seu papel na explicação dos processos emergentes.
e) Conhecer o repertório básico de ferramentas para analisar o processamento coletivo de informações em redes (Análise de Redes Sociais SNA).
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Avaliação
a) trabalho individual - 60% da nota final
apresentação e moderação de uma palestra on-line, sendo o aluno responsável por selecionar e convidar o orador a convidar, produzir os materiais de comunicação e divulgação necessários, moderação do evento, incluindo transmissão on-line e gravação de vídeo, com a produção de um relatório final sobre o evento e sobre o tema apresentado pelo convidado.
b) trabalho de grupo - 40% da nota final
organização colaborativa de um debate no âmbito da Literacia dos Media com três a quatro convidados (via zoom ou evento híbrido), no final do semestre, a ser transmitido e gravado em vídeo, com a produção conjunta de um relatório final do evento
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bibliography – CQ
Frau-Meigs, D. (2019). Information Disorders: Risks and Opportunities for Digital Media and Information Literacy?. Medijske Studije 10(19):10-28.
Livingstone, S. (2018). Audiences in an age of datafication: critical questions for media research. Television and New Media. ISSN 1552-8316.
McQuail, D. (2000). McQuail’s Mass Communication Theory (4rd edition). London: Sage Publications.
Syvertsen, T. (2017). Media Resistance: Protest, Dislike, Abstention. Palgrave Macmillan, Cham.
Treré, E., Candón-Mena, J., & Sola-Morales, S. (2021). Imaginarios activistas sobre Internet: Del mito tecno-utópico al desencanto digital. CIC. Cuadernos de Información y Comunicación, 26, 33-53. https://doi.org/10.5209/ciyc.76147
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
-
Mobilidade
Mobilidade
Não