filmeu

Disciplina Interação Social e Comunicação

  • Apresentação

    Apresentação

    As noções de interação social e comunicação encontram a sua genealogia e o seu uso privilegiado na
    filosofia e na sociologia norte-americanas, nomeadamente no pragmatismo com John Dewey, na Escola
    de Chicago com George Herbert Mead e Robert Park, no interacionismo simbólico e na sociologia de
    Erving Goffman. Complementarmente, procura-se dar uma perspectiva sobre teorias que colocam a
    interacção implicada em processos de formação de conhecimento. Mais ainda, pretende-se explorar, no
    contexto das teorias contemporâneas da comunicação, o papel da tecnologia na promoção de processos
    originais de interacção social, de constituição de identidades e de relação com o mundo.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I. Interação social e comunicação como interação

    1. As noções de interação social e de comunicação como interação no pragmatismo norte-americano. John Dewey: análise dos conceitos de “interação social”, “experiência”, comunicação e “público”. Discussão sobre a comunicação como participação e condição da cultura, e sobre a constituição dos públicos e da “opinião pública”.

    2. Os contributos da Escola de Chicago e do interacionismo simbólico. Charles Cooley, George Herbert Mead e Robert Ezra Park.

    3. A teoria dramatúrgica de Erving Goffman.

    4. A construção social da realidade.

    5. A Sociedade do Risco e a gestão do risco numa sociedade multimediada; individualismo em rede e risco.

    6. Cibercultura e a sociedade em rede.

    7. O networked self, a sociabilidade mediada e as identidades.

    8. A mediatização profunda. Dataficação e quantified self.

    9. Teorias e métodos para investigação da comunicação em interacção.

  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se a aprendizagem das teorias e dos conceitos situados historicamente, tendo em vista a
    aquisição de competências de uso e aplicação dos mesmos, habilitando os estudantes à compreensão e
    discussão das teorias e à aplicação dos conceitos com fins de discussão crítica e com fins analíticos de tratamento de objetos empíricos, dados ou corpus.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias de ensino incluem apresentação e discussão crítica de conceitos e teorias conjugadas
    com a análise e debate de ideias a partir de textos ou recursos multimédia previamente selecionados.
    Serão incentivadas as reflexões sobre os projetos em curso dos alunos, pesquisa com selecção de enquadramento teórico
    relevante a partir dos conteúdos programáticos, com discussão e análise crítica de temas abordados,
    conceptualização e desenho (projeto)/aplicação empírica (relatório).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Beck, U., & Beck-Gernsheim, E. (2002). Losing the Traditional: Individualization and «Precarious Freedoms». Em Individualization: institutionalized individualism and its social and political consequences (pp. 1-21). Sage.
    Berger, P. L., & Luckmann, T. (1966). The Social Construction of Reality: A treatise in the sociology of knowledge. Doubleday.
    Couldry, N., & Hepp, A. (2017). The mediated construction of reality. Polity Press.
    Dewey, J. (1929). Experience and Nature [Versão electrónica]. Open Court.
    Van Dijck, J. (2010). The network society: social aspects of new media (2. a ed.). Sage.
    Goffman, E. (1993 [1959]). A Apresentação do Eu na Vida de Todos os Dias. Relógio d’Água.
    Papacharissi, Z. (2010). A Networked Self: Identity, Community, and Culture on Social Network Sites. Routledge.
    Wahl-Jorgensen, K. (2013). The Chicago School of Sociology and Mass Communication Research. In A. N. Valdivia (Ed.), The International Encyclopedia of Media Studies (pp. 554-577). Wiley.

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Ana Jorge

    Flexível, por marcação

    U.1.2 ou videoconferência

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios