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Apresentação
Apresentação
As noções de interação social e comunicação encontram a sua genealogia e o seu uso privilegiado na
filosofia e na sociologia norte-americanas, nomeadamente no pragmatismo com John Dewey, na Escola
de Chicago com George Herbert Mead e Robert Park, no interacionismo simbólico e na sociologia de
Erving Goffman. Complementarmente, procura-se dar uma perspectiva sobre teorias que colocam a
interacção implicada em processos de formação de conhecimento. Mais ainda, pretende-se explorar, no
contexto das teorias contemporâneas da comunicação, o papel da tecnologia na promoção de processos
originais de interacção social, de constituição de identidades e de relação com o mundo.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Doutor | Semestral | 10
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT1099-12549
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. Interação social e comunicação como interação
1. As noções de interação social e de comunicação como interação no pragmatismo norte-americano. John Dewey: análise dos conceitos de “interação social”, “experiência”, comunicação e “público”. Discussão sobre a comunicação como participação e condição da cultura, e sobre a constituição dos públicos e da “opinião pública”.
2. Os contributos da Escola de Chicago e do interacionismo simbólico. Charles Cooley, George Herbert Mead e Robert Ezra Park.
3. A teoria dramatúrgica de Erving Goffman.
4. A construção social da realidade.
5. A Sociedade do Risco e a gestão do risco numa sociedade multimediada; individualismo em rede e risco.
6. Cibercultura e a sociedade em rede.
7. O networked self, a sociabilidade mediada e as identidades.
8. A mediatização profunda. Dataficação e quantified self.
9. Teorias e métodos para investigação da comunicação em interacção.
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Objetivos
Objetivos
Pretende-se a aprendizagem das teorias e dos conceitos situados historicamente, tendo em vista a
aquisição de competências de uso e aplicação dos mesmos, habilitando os estudantes à compreensão e
discussão das teorias e à aplicação dos conceitos com fins de discussão crítica e com fins analíticos de tratamento de objetos empíricos, dados ou corpus.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias de ensino incluem apresentação e discussão crítica de conceitos e teorias conjugadas
com a análise e debate de ideias a partir de textos ou recursos multimédia previamente selecionados.
Serão incentivadas as reflexões sobre os projetos em curso dos alunos, pesquisa com selecção de enquadramento teórico
relevante a partir dos conteúdos programáticos, com discussão e análise crítica de temas abordados,
conceptualização e desenho (projeto)/aplicação empírica (relatório).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Beck, U., & Beck-Gernsheim, E. (2002). Losing the Traditional: Individualization and «Precarious Freedoms». Em Individualization: institutionalized individualism and its social and political consequences (pp. 1-21). Sage.
Berger, P. L., & Luckmann, T. (1966). The Social Construction of Reality: A treatise in the sociology of knowledge. Doubleday.
Couldry, N., & Hepp, A. (2017). The mediated construction of reality. Polity Press.
Dewey, J. (1929). Experience and Nature [Versão electrónica]. Open Court.
Van Dijck, J. (2010). The network society: social aspects of new media (2. a ed.). Sage.
Goffman, E. (1993 [1959]). A Apresentação do Eu na Vida de Todos os Dias. Relógio d’Água.
Papacharissi, Z. (2010). A Networked Self: Identity, Community, and Culture on Social Network Sites. Routledge.
Wahl-Jorgensen, K. (2013). The Chicago School of Sociology and Mass Communication Research. In A. N. Valdivia (Ed.), The International Encyclopedia of Media Studies (pp. 554-577). Wiley.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Ana Jorge
Flexível, por marcação
U.1.2 ou videoconferência
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Mobilidade
Mobilidade
Não