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Disciplina Interação Social e Comunicação

  • Apresentação

    Apresentação

    As noções de interação social e comunicação encontram a sua genealogia e o seu uso privilegiado na
    filosofia e na sociologia norte-americanas, nomeadamente no pragmatismo com John Dewey, na Escola
    de Chicago com George Herbert Mead e Robert Park, no interacionismo simbólico e na sociologia de
    Erving Goffman. Complementarmente, procura-se dar uma perspectiva sobre teorias que colocam a
    interacção implicada em processos de formação de conhecimento. Mais ainda, pretende-se explorar, no
    contexto das teorias contemporâneas da comunicação, o papel da tecnologia na promoção de processos
    originais de interacção social, de constituição de identidades e de relação com o mundo.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I. Interação social e comunicação como interação

    1. As noções de interação social e de comunicação como interação no pragmatismo norte-americano. John Dewey: análise dos conceitos de “interação social”, “experiência”, comunicação e “público”. Discussão sobre a comunicação como participação e condição da cultura, e sobre a constituição dos públicos e da “opinião pública”.

    2. Os contributos da Escola de Chicago e do interacionismo simbólico. Charles Cooley, George Herbert Mead e Robert Ezra Park.

    3. A teoria dramatúrgica de Erving Goffman.

    4. A construção social da realidade.

    5. A Sociedade do Risco e a gestão do risco numa sociedade multimediada; individualismo em rede e risco.

    6. Cibercultura e a sociedade em rede.

    7. O networked self, a sociabilidade mediada e as identidades.

    8. A mediatização profunda. Dataficação e quantified self.

    9. Teorias e métodos para investigação da comunicação em interacção.

  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se a aprendizagem das teorias e dos conceitos situados historicamente, tendo em vista a
    aquisição de competências de uso e aplicação dos mesmos, habilitando os estudantes à compreensão e
    discussão das teorias e à aplicação dos conceitos com fins de discussão crítica e com fins analíticos de tratamento de objetos empíricos, dados ou corpus.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias de ensino incluem apresentação e discussão crítica de conceitos e teorias conjugadas
    com a análise e debate de ideias a partir de textos ou recursos multimédia previamente selecionados.
    Serão incentivadas as reflexões sobre os projetos em curso dos alunos, pesquisa com selecção de enquadramento teórico
    relevante a partir dos conteúdos programáticos, com discussão e análise crítica de temas abordados,
    conceptualização e desenho (projeto)/aplicação empírica (relatório).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Beck, U., & Beck-Gernsheim, E. (2002). Losing the Traditional: Individualization and «Precarious Freedoms». Em Individualization: institutionalized individualism and its social and political consequences (pp. 1-21). Sage.
    Berger, P. L., & Luckmann, T. (1966). The Social Construction of Reality: A treatise in the sociology of knowledge. Doubleday.
    Couldry, N., & Hepp, A. (2017). The mediated construction of reality. Polity Press.
    Dewey, J. (1929). Experience and Nature [Versão electrónica]. Open Court.
    Van Dijck, J. (2010). The network society: social aspects of new media (2. a ed.). Sage.
    Goffman, E. (1993 [1959]). A Apresentação do Eu na Vida de Todos os Dias. Relógio d’Água.
    Papacharissi, Z. (2010). A Networked Self: Identity, Community, and Culture on Social Network Sites. Routledge.
    Wahl-Jorgensen, K. (2013). The Chicago School of Sociology and Mass Communication Research. In A. N. Valdivia (Ed.), The International Encyclopedia of Media Studies (pp. 554-577). Wiley.

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Ana Jorge

    Flexível, por marcação

    U.1.2 ou videoconferência

     

     

     

     

     

     

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