Disciplina Filosofia da Comunicação

  • Apresentação

    Apresentação

    Filosofia da Comunicação é uma disciplina teórica que procura determinar o que são os media e as mediações, promovendo capacidades para que os estudantes possam entender o fenómeno da comunicação como algo com fundamento em dispositivos técnicos. Esta UC é central no eixo de funcionamento do curso, pois coloca as questões e outras disciplinas práticas abordam de forma empírica.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. O que é a comunicação?
    2. Media e mediação e linguagem;
    3. Constituição de uma metafísica da medialidade;
    4. Walter Benjamin: a realidade liberta dos aparelhos;
    5. Harold A. Innis: espaço, tempo, história;
    6. Eric A. Havelock: o alfabeto;
    7. Marshall McLuhan: a materialidade da comunicação
    8. Boris Groys: sob suspeita;
    9. Friedrich Kittler: media e determinismo;
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta UC procura reflectir sobre a importância das mediações para a formação de uma imagem do homem e do como como este faz uma imagem do mundo, pois são estas que prescrevem estrutura dessa ¿representação¿. Nesse sentido, procuraremos determinar o que significa comunicação, procuraremos compreender o alcance desta pergunta na história e na compreensão que os seres humanos fazem de si mesmos e do mundo. Tal implica uma aproximação que julgue a comunicação como um processo formativo, um processo de intercambio de pensamento que se processa através de um meio. Esse intercambio, possibilitará necessariamente a interrogação sobre a legitimidade das construções das imagens do mundo e, por isso, redirigir a atenção para os dispositivos de transmissão que são também mecanismos de suporte das representações. 

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Por ser uma unidade curricular de natureza, objectivos e competências essencialmente teóricos, a aula magistral apresenta-se como a metodologia mais pertinente. O levantamento de problemas, sua delimitação e explicitação são os elementos de principal uso. A heurística hermenêutica textual serão também recursos a utilizar. A verificação e acompanhamento da aquisição de competências faz-se também a partir da discussão pública dos argumentos em torno dos problemas levantados e em exercícios em sala de aula. A avaliação três momentos, um qualitativo e dois quantitativos. O quantitativo será testado pela assiduidade dos alunos e a sua participação, bem como de um exercício de apresentação de um tema-problema presente no programa. A avaliação qualitativa faz-se pela elaboração de uma apresentação oral de um tema-problema e sua discussão pública e pela escrita de um ensaio de pelo menos 3500 palavras discutido publicamente. Ponderação da avaliação: apresentação oral: 40%; ensaio: 60%.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Groys, Boris (2000). Bajo sospecha. Una fenomenologi¿a de los medios. Valencia, Pre-textos.

    Havelock, Eric (1990), Preface to Plato. Cambridge/Mass.: Harvard University Press.

    Kittler, Friedrich A. (1986), Grammophon Film Typewriter. Berlin: Brinkmann & Bose. 

    Krämer, Sybille (2008), Medium, Bote, Übertragung. Kleine Metaphysik der Medialität. Frankfurt a.M.: Suhrkamp. 

    Luhmann, Niklas (1996), Die Realität der Massenmedien. Opladen: Westdeutscher Verlag. 

    McLuhan, Marshall (2001), Understanding Media. The Extensions of Man. London/New York: Routledge.

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente   

    Horário de atendimento

    Sala

    José Gomes Pinto

    Quarta-feira: 15-17

    F.1.5.

         
         
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