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Apresentação
Apresentação
Filosofia da Comunicação é uma disciplina teórica que procura determinar o que são os media e as mediações, promovendo capacidades para que os estudantes possam entender o fenómeno da comunicação como algo com fundamento em dispositivos técnicos. Esta UC é central no eixo de funcionamento do curso, pois coloca as questões e outras disciplinas práticas abordam de forma empírica.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Doutor | Semestral | 10
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT1099-12551
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- O que é a comunicação?
- Media e mediação e linguagem;
- Constituição de uma metafísica da medialidade;
- Walter Benjamin: a realidade liberta dos aparelhos;
- Harold A. Innis: espaço, tempo, história;
- Eric A. Havelock: o alfabeto;
- Marshall McLuhan: a materialidade da comunicação
- Boris Groys: sob suspeita;
- Friedrich Kittler: media e determinismo;
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Objetivos
Objetivos
Esta UC procura reflectir sobre a importância das mediações para a formação de uma imagem do homem e do como como este faz uma imagem do mundo, pois são estas que prescrevem estrutura dessa ¿representação¿. Nesse sentido, procuraremos determinar o que significa comunicação, procuraremos compreender o alcance desta pergunta na história e na compreensão que os seres humanos fazem de si mesmos e do mundo. Tal implica uma aproximação que julgue a comunicação como um processo formativo, um processo de intercambio de pensamento que se processa através de um meio. Esse intercambio, possibilitará necessariamente a interrogação sobre a legitimidade das construções das imagens do mundo e, por isso, redirigir a atenção para os dispositivos de transmissão que são também mecanismos de suporte das representações.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Por ser uma unidade curricular de natureza, objectivos e competências essencialmente teóricos, a aula magistral apresenta-se como a metodologia mais pertinente. O levantamento de problemas, sua delimitação e explicitação são os elementos de principal uso. A heurística hermenêutica textual serão também recursos a utilizar. A verificação e acompanhamento da aquisição de competências faz-se também a partir da discussão pública dos argumentos em torno dos problemas levantados e em exercícios em sala de aula. A avaliação três momentos, um qualitativo e dois quantitativos. O quantitativo será testado pela assiduidade dos alunos e a sua participação, bem como de um exercício de apresentação de um tema-problema presente no programa. A avaliação qualitativa faz-se pela elaboração de uma apresentação oral de um tema-problema e sua discussão pública e pela escrita de um ensaio de pelo menos 3500 palavras discutido publicamente. Ponderação da avaliação: apresentação oral: 40%; ensaio: 60%.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Groys, Boris (2000). Bajo sospecha. Una fenomenologi¿a de los medios. Valencia, Pre-textos.
Havelock, Eric (1990), Preface to Plato. Cambridge/Mass.: Harvard University Press.
Kittler, Friedrich A. (1986), Grammophon Film Typewriter. Berlin: Brinkmann & Bose.
Krämer, Sybille (2008), Medium, Bote, Übertragung. Kleine Metaphysik der Medialität. Frankfurt a.M.: Suhrkamp.
Luhmann, Niklas (1996), Die Realität der Massenmedien. Opladen: Westdeutscher Verlag.
McLuhan, Marshall (2001), Understanding Media. The Extensions of Man. London/New York: Routledge.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
José Gomes Pinto
Quarta-feira: 15-17
F.1.5.
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Mobilidade
Mobilidade
Não