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Apresentação
Apresentação
Esta UC é optativa. O seu objectivo é informar os estudantes sobre as práticas de apropriação artistica. Responde à questão: como citar e apropriar outras imagens/obras de arte no trabalho artístico próprio?
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 3
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT722-14661
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Noção de transtextualidade
A função das imagens e dos textos (comparação). O conceito de deixis e os seus derivados (mostrar, apresentar exibir, dar a ver)
A representação na imagem e no texto (o fenómeno da echfrasis e a construção de imagens mentais versus imagens da percepção)
Legendagem e Ilustração
Desenhar e designar: o grapho
As três categorias com função deíctica: eu, aqui, agora
A performatividade do título
O nome do autor e a assinatura
Intertexto: citação (imitação e paródia), alusão, plágio, pastiche.
Paratexto: nome de autor, título, subtítulo, capa, contra-capa
Metatexto: estratificação e sobreposição de linguagens
Arquitexto: a ordem dos géneros (estruturas)
Hipertexto: transferências e transposições, palimpsesto
Regimes sincréticos e aestésicos
Regimes de transposição: como contaminação, como alteração, como conspurcação de modelos, como infecção, como acção analógica exercida por um elemento sobre outro comparável, como imitação para amalgamar, como mise-en-abyme.
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Objetivos
Objetivos
Esta UC tem como objectivo dar a conhecer as estratégias de legitimação autoral do ponto de vista interno à produção criativa.
Na sua projecção enquanto artista, o estudante aprende a importância e função do seu nome (como marca e como assinatura), do título que dá às suas peças, da capacidade de convocação implicada nas imagens que cria e, nestas, os mecanismos intrínsecos e fundadores de reenvios num contexto (histórico) onde as afinidades formais, conceptuais e estruturais permitem uma constante actualização do imaginário (próprio e colectivo).
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nesta UC é possivel utilizar as plataformas de IA para gerar imagens com descrições específicadas pelos alunos e que indicam que cruzamentos históricos desejam que essa imagens tornem visiveis. Posteriormente, estas imagens são analisadas em sala de aula, com debates colectivos para a detecção efectiva das estratégias transtextuais aplicadas pela AI. Estas metodologias permitem compreender a eficácia (e a falta dela) na criação de imagens por IA e na alternativa que é a própria criatividade dos estudantes. Assim, o 2º exercício é uma proposta plástica dos próprios estudantes sobre a imagem que tinham em expectativa quando pediram para gerar a imagem por IA. Um 3º exercício, de grupo, é a proposta e criação real de um artigo científico segundo critérios específicos e pré-definidos. Embora o trabalho de criação de um artigo não seja de todo inovador, é necessário que os estudantes compreendam as estruturas inerentes e as regras que devem respeitar.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
BABO, M. A. (1993). A escrita do Livro. Lisboa: Vega.
BARTHES, R. (2004). O Rumor da Língua. S. Paulo: Martins Fontes
BERGER, J. (1980). Modos de ver. Lisboa: Ed.70.
BERGER, J. (2003). Sobre o olhar. Barcelona: Gustavo Gili.
BERTHET, D. (1998). Art et appropriation. Point-à-Pitre: Centre d' Etudes et de Recherches en Esthétiques et Arts
Plastiques
EVANS, D. (2009), Appropriation. London: Whitechapel; Cambridge: The MIT Press. FOUCAULT, M. (1988) Isto não
é um cachimbo. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
FOUCAULT, M. (1992). O que é um autor?. Lisboa: Vega
GENETTE, G. (1997), Palimpsests: Literature in the Second Degree (Stages). University of Nebraska Press.
GENETTE, G. (1986). Introdução ao arquitexto. Lisboa: Vega.
GIL, J. (2005). Sem Título. Lisboa: Relógio d'Água.
HUTCHEON, L. (1985). A Theory of Parody. The Teachings of Twentieth-Century Art Forms, N.Y. and London:
Methuen
LIPMAN, J., MARSHALL, R. (1978). Art about Art. NY: Whitney Museum "
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não