filmeu

Disciplina Transtextualidades

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC  é optativa. O seu objectivo é informar os estudantes sobre as práticas de apropriação artistica. Responde à questão: como citar e apropriar outras imagens/obras de arte no trabalho artístico próprio?

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Noção de transtextualidade
    A função das imagens e dos textos (comparação). O conceito de deixis e os seus derivados (mostrar, apresentar exibir, dar a ver)
    A representação na imagem e no texto (o fenómeno da echfrasis e a construção de imagens mentais versus imagens da percepção)
    Legendagem e Ilustração
    Desenhar e designar: o grapho
    As três categorias com função deíctica: eu, aqui, agora
    A performatividade do título
    O nome do autor e a assinatura
    Intertexto: citação (imitação e paródia), alusão, plágio, pastiche.
    Paratexto: nome de autor, título, subtítulo, capa, contra-capa
    Metatexto: estratificação e sobreposição de linguagens
    Arquitexto: a ordem dos géneros (estruturas)
    Hipertexto: transferências e transposições, palimpsesto
    Regimes sincréticos e aestésicos
    Regimes de transposição: como contaminação, como alteração, como conspurcação de modelos, como infecção, como acção analógica exercida por um elemento sobre outro comparável, como imitação para amalgamar, como mise-en-abyme.

  • Objetivos

    Objetivos

    Esta UC tem como objectivo dar a conhecer as estratégias de legitimação autoral do ponto de vista interno à produção criativa.

    Na sua projecção enquanto artista, o estudante aprende a importância e função do seu nome (como marca e como assinatura), do título que dá às suas peças, da capacidade de convocação implicada nas imagens que cria e, nestas, os mecanismos intrínsecos e fundadores de reenvios num contexto (histórico) onde as afinidades formais, conceptuais e estruturais permitem uma constante actualização do imaginário (próprio e colectivo).

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nesta UC é possivel utilizar as plataformas de IA para gerar imagens com descrições específicadas pelos alunos e que indicam que cruzamentos históricos desejam que essa imagens tornem visiveis. Posteriormente, estas imagens são analisadas em sala de aula, com debates colectivos para a detecção efectiva das estratégias transtextuais aplicadas pela AI. Estas metodologias permitem compreender a eficácia (e a falta dela) na criação de imagens por IA e na alternativa que é a própria criatividade dos estudantes. Assim, o 2º exercício é uma proposta plástica dos próprios estudantes sobre a imagem que tinham em expectativa quando pediram para gerar a imagem por IA. Um 3º exercício, de grupo, é a proposta e criação real de um artigo científico segundo critérios específicos e pré-definidos. Embora o trabalho de criação de um artigo não seja de todo inovador, é necessário que os estudantes compreendam as estruturas inerentes e as regras que devem respeitar.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BABO, M. A. (1993). A escrita do Livro. Lisboa: Vega.
    BARTHES, R. (2004). O Rumor da Língua. S. Paulo: Martins Fontes
    BERGER, J. (1980). Modos de ver. Lisboa: Ed.70.
    BERGER, J. (2003). Sobre o olhar. Barcelona: Gustavo Gili.
    BERTHET, D. (1998). Art et appropriation. Point-à-Pitre: Centre d' Etudes et de Recherches en Esthétiques et Arts
    Plastiques
    EVANS, D. (2009), Appropriation. London: Whitechapel; Cambridge: The MIT Press. FOUCAULT, M. (1988) Isto não
    é um cachimbo. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
    FOUCAULT, M. (1992). O que é um autor?. Lisboa: Vega
    GENETTE, G. (1997), Palimpsests: Literature in the Second Degree (Stages). University of Nebraska Press.
    GENETTE, G. (1986). Introdução ao arquitexto. Lisboa: Vega.
    GIL, J. (2005). Sem Título. Lisboa: Relógio d'Água.
    HUTCHEON, L. (1985). A Theory of Parody. The Teachings of Twentieth-Century Art Forms, N.Y. and London:
    Methuen
    LIPMAN, J., MARSHALL, R. (1978). Art about Art. NY: Whitney Museum "

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios