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Disciplina Transtextualidades

  • Apresentação

    Apresentação

    Abordagem global e disciplinar das realções entre campos da criação - texto, imagem, som, artes performativas - e as relações formais, semânticas e políticas que estabelecem entre si na modernidade e no presente.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Noção de transtextualidade
    A função das imagens e dos textos (comparação). 
    As formas transversais de criação

    Multitextualidade, intertextualidade e transtextualidade. 
    Hipertexto: transferências e transposições, palimpsesto
    Regimes sincréticos e aestésicos
    Regimes de transposição e contaminações disciplinares contemporâneas. 

  • Objetivos

    Objetivos

    Reconhecer os vários modos de interação entre campos artísticos que constituem o sistema da arte contemporânea e reconhecer as diferentes práticas e áreas artísticas de intervenção, multidisciplinares, interdisciplinraes e transdisciplinares contemporâneas.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Visionamento de trabalhos da arte contemporânea em aula e participação no ciclo de talks GREAT ARTISTS ON CAMPUS analisado comparativamente em aula. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BABO, M. A. (1993). A escrita do Livro. Lisboa: Vega.
    BARTHES, R. (2004). O Rumor da Língua. S. Paulo: Martins Fontes
    BERGER, J. (1980). Modos de ver. Lisboa: Ed.70.
    BERGER, J. (2003). Sobre o olhar. Barcelona: Gustavo Gili.
    BERTHET, D. (1998). Art et appropriation. Point-à-Pitre: Centre d' Etudes et de Recherches en Esthétiques et Arts
    Plastiques
    EVANS, D. (2009), Appropriation. London: Whitechapel; Cambridge: The MIT Press. FOUCAULT, M. (1988) Isto não
    é um cachimbo. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
    FOUCAULT, M. (1992). O que é um autor?. Lisboa: Vega
    GENETTE, G. (1997), Palimpsests: Literature in the Second Degree (Stages). University of Nebraska Press.
    GENETTE, G. (1986). Introdução ao arquitexto. Lisboa: Vega.
    GIL, J. (2005). Sem Título. Lisboa: Relógio d'Água.
    HUTCHEON, L. (1985). A Theory of Parody. The Teachings of Twentieth-Century Art Forms, N.Y. and London:
    Methuen
    LIPMAN, J., MARSHALL, R. (1978). Art about Art. NY: Whitney Museum "

     

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