-
Apresentação
Apresentação
Abordagem global e disciplinar das realções entre campos da criação - texto, imagem, som, artes performativas - e as relações formais, semânticas e políticas que estabelecem entre si na modernidade e no presente.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT722-14661
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Noção de transtextualidade
A função das imagens e dos textos (comparação).
As formas transversais de criaçãoMultitextualidade, intertextualidade e transtextualidade.
Hipertexto: transferências e transposições, palimpsesto
Regimes sincréticos e aestésicos
Regimes de transposição e contaminações disciplinares contemporâneas.
-
Objetivos
Objetivos
Reconhecer os vários modos de interação entre campos artísticos que constituem o sistema da arte contemporânea e reconhecer as diferentes práticas e áreas artísticas de intervenção, multidisciplinares, interdisciplinraes e transdisciplinares contemporâneas.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Visionamento de trabalhos da arte contemporânea em aula e participação no ciclo de talks GREAT ARTISTS ON CAMPUS analisado comparativamente em aula.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
BABO, M. A. (1993). A escrita do Livro. Lisboa: Vega.
BARTHES, R. (2004). O Rumor da Língua. S. Paulo: Martins Fontes
BERGER, J. (1980). Modos de ver. Lisboa: Ed.70.
BERGER, J. (2003). Sobre o olhar. Barcelona: Gustavo Gili.
BERTHET, D. (1998). Art et appropriation. Point-à-Pitre: Centre d' Etudes et de Recherches en Esthétiques et Arts
Plastiques
EVANS, D. (2009), Appropriation. London: Whitechapel; Cambridge: The MIT Press. FOUCAULT, M. (1988) Isto não
é um cachimbo. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
FOUCAULT, M. (1992). O que é um autor?. Lisboa: Vega
GENETTE, G. (1997), Palimpsests: Literature in the Second Degree (Stages). University of Nebraska Press.
GENETTE, G. (1986). Introdução ao arquitexto. Lisboa: Vega.
GIL, J. (2005). Sem Título. Lisboa: Relógio d'Água.
HUTCHEON, L. (1985). A Theory of Parody. The Teachings of Twentieth-Century Art Forms, N.Y. and London:
Methuen
LIPMAN, J., MARSHALL, R. (1978). Art about Art. NY: Whitney Museum "
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não