-
Apresentação
Apresentação
A disciplina procura dar aos estudantes uma perspetiva sobre a arte nos seus diversos contextos: o mundo da audiência; o ponto de vista da audiência; o trabalho do artista; o mundo do artista; o conteexto histórico e sociológico.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT722-22346
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. O público - a audiência
2. O contemporâneo
3. O sistema da arte
4. O trabalho do artista
5. Os mediadores
6. Os contextos de produção em termos históricos, sociais e culturais
8. A obra de arte no seu contexto de produção: case studies.
-
Objetivos
Objetivos
Ser capaz de analisar uma imagem e enquadrá-la no seu contexto contemporâneo ou no contexto histórico e sócio-cultural em que a mesma foi criada.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Sessões em sala e análise de obras como case study. Visitas a galerias e exposições focando a atenção no sistema da arte contemporânea, características do mesmo e condições de produção a nível histórico-cultural.
Trabalhos intercalares - 50%
TYrabalho final - 50%
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
BERGER, Ways of seeing. Londo, Penguin. 1972
BOYLAN, Alexis L. Visual Culture. Cambridge MA. MIT Press. 2020
BURNETT, Ron. How images think. Cambridge MA, MIT Press. 2004
COSTELLO, Diarmuid (Org) The life and death of images: ethics and aesthetics. London UK, Tate Publishing. 2008
GROYS, Boris. Going public. Berlin, Sternberg Press. 2010
JENKS, Chris. Visual culture. NYC, Routledge. 1995
MELO, Alexandre. O sistema da arte contemporânea. Lisboa, Documenta-Sistema Solar, 2012
MIRZOEFF, Nicholas. An introduction to visual culture. NYC, Routledge. 1999
MONDZIAN, Marie-josé. Homo spectator. Lisboa, Orfeu Negro. 2015
MURRAY Thimothy. Digital baroque. Mineapolis USA, University of Minnesota Press. 2008
PINTO, José Gomes (org). Art and Photography in media environments. Lisboa, Ed. Universitárias Lusófonas. 2016
RAMPLEY, Mathew. Exploring visual culture. UK, Edinburgh Univ. Press. 2005.
RANCIÉRE, Jacques. O espectador emncipado. Lisboa, Orfeu Negro. 2010
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Carlos Manuel Pimenta
Após a aula
-
Mobilidade
Mobilidade
Não