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Apresentação
Apresentação
A Socioeconomia Política como Área de Investigação e de Ensino. A Mudança da Economia do Crescimento pós-II Guerra Mundial para os Estudos do Desenvolvimento a partir da Década de 60.
Teorias, Políticas e Estratégias de Desenvolvimento. A Realidade Mundial depois da II Guerra Mundial. O Mundo Bipolar, a Guerra Fria e a Coexistência Pacífica. A Política Descolonizadora da ONU. A Implosão do Bloco de Leste e o Unilateralismo Norte-Americano. A Nova Ordem Mundial: Multilateralismo de Espaços, de Civilizações ou de Países?. A Globalização e as Interdependências. O Encerramento do Império Colonial Português. A Administração do Império: a Centralização como Regra. Adriano Moreira e o Grau Zero da Lusofonia. O 25 de Abril e o Processo Dito Descolonizador. O Pós-Colonialismo em Português. As Integrações Regionais dos Países Lusófonos. O Reassumir da Condição Lusófona. A Diversidade e o Projeto Lusófono. As Realidades Políticas dos Países Lusófonos.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT11-2-234
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A Socioeconomia Política como Área de Investigação e de Ensino. A Mudança da Economia do Crescimento pós I Guerra Mundial para os Estudos do Desenvolvimento a partir da Década de 60.
Teorias, Políticas e Estratégias de Desenvolvimento. A Realidade Mundial depois da II Guerra Mundial. O Mundo Bipolar, a Guerra Fria e a Coexistência Pacífica. A Política Descolonizadora da ONU. A Implosão do Bloco de Leste e o Unilateralismo Norte-Americano. A Nova Ordem Mundial: Multilateralismo de Espaços, de Civilizações ou de Países?. A Globalização e as Interdependências. O Encerramento do Império Colonial Português. A Administração do Império: a Centralização como Regra. Adriano Moreira e o Grau Zero da Lusofonia. O 25 de Abril e o Processo Dito Descolonizador. O Pós-Colonialismo em Português. As Integrações Regionais dos Países Lusófonos. O Reassumir da Condição Lusófona. A Diversidade e o Projeto Lusófono. As Realidades Políticas dos Países Lusófonos
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Objetivos
Objetivos
Revisitar a forma portuguesa de estar no Mundo. Relacionar o aparecimento da Lusofonia com o encerramento do ciclo colonial. Conhecer as realidades lusófonas nas vertentes ou dimensões social, política e económica. Prospetivar o papel da Lusofonia na construção do paradigma da Nova Ordem Mundial. Compreender a relação entre a conjuntura mundial saída da II Guerra Mundial e o disfuncionamento do Euromundo. Relacionar o Mundo bipolar com os conflitos regionais, o processo descolonizador e o Movimento dos Não-Alinhados. Perceber a recuperação da Europa Ocidental em função do apoio americano, mas também, da vontade própria e visões assertivas de pequenos passos. Conhecer a regra e as exceções da administração colonial portuguesa. Relacionar o 25 Abril de 74 e a administração colonial com a forma como decorreu a denominada descolonização. Ligar as opções ideológicas tomadas pelos novos países lusófonos com a política de blocos e a guerra fria.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Por se tratar de uma unidade teórica, a metodologia combina a técnica da exposição com a leitura interpretativa de corpus teóricos seguida de debate semi-dirigido e de uma sistematização que, neste caso, coincide com a parte quase final da aula e funciona como uma espécie de peroração, mas feita coletivamente. A colocação do advérbio «quase» justifica-se porque a parte final da aula, mais exatamente a meia hora final, destina-se a uma breve apresentação oral por parte dos alunos de um aspeto da temática em estudo. A avaliação contínua requer uma assiduidade a três quartos das aulas, participação nos debates, apresentação oral de um trabalho individual ou de pequeno grupo sobre uma temática do programa e realização de um teste escrito presencial
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Araújo, R. C. (2000). Os sistemas de governo de transição democrática nos Palop. Coimbra: Coimbra Editora.
Aron, R. (1984). Paix et guerre entre les nations. Paris: Calmann-Lévy.
Bayart, J.F. (1966). Civil society in Africa. In P. Chabal (org.), Political domination in Africa: reflections on the limits of power (pp.109-125). Cambridge: Cambridge University Press.
Cardoso, R. (1987). Estado e desenvolvimento em África. Economia e Socialismo, X (71), 45- 69.
Comeliau, C. & Sachs, I. (Dir.) (1988). Histoire, culture, styles de développement: Brésil et Inde. Paris: L. Harmattan.
Easton, D, (1965). A systems analysis of political life. New York: John Wiley and Sons.
Elizalde, A. (2005). Globalización mundialización. Santiago de Chile: Ediciones UCSH.
Ferreira, E. (1994). Relações entre Portugal e África de língua portuguesa: comércio, investimento e dívida (1973-1994). In Análise social, vol. xxix (129), 1071-1121.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
José Carlos Ribeiro de Calazans Duarte
Com marcação prévia
Com marcação prévia
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Mobilidade
Mobilidade
Não