-
Apresentação
Apresentação
Nesta disciplina discute-se o conceito de género jornalístico, confrontando-se as propostas teóricas com as configurações introduzidas pela prática nas redações. Avaliam-se as interseções entre géneros jornalísticos e imprensa de referência e sensacionalista. Tipificam-se os principais géneros jornalísticos de informação e opinião, introduzindo-se uma terceira vertente classificatória, os híbridos. Procede-se, ainda, a estudos de caso da imprensa portuguesa: jornais diários, semanários e revistas de informação geral.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 7
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT24-1831
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I – O Conceito de Género Jornalístico: entre a teoria e a prática
- O Título Jornalístico
- Definição
- Características formais, imagéticas e de conteúdo
- Classificação
- A importância na peça jornalística e a sua relação com os diferentes géneros jornalísticos
- O tratamento dos géneros jornalísticos consoante as publicações
2.1. O caso das newsmagazines
- Parâmetros de análise dos géneros jornalísticos
3.1. Texto
3.2. O lugar da imagem
II – Géneros Jornalísticos: uma proposta de classificação
- Géneros Jornalísticos de Informação
- A Breve;
- A Notícia;
- A Entrevista;
- O Perfil;
- A Reportagem.
- Géneros Jornalísticos de Opinião
- O Editorial;
- O Artigo de Opinião;
- O Bilhete;
- A Crítica.
- Géneros Jornalísticos Híbridos
- A Crónica;
- O Artigo de Análise;
- O Dossier;
- Novas configurações.
- O Título Jornalístico
-
Objetivos
Objetivos
Géneros Jornalísticos é uma disciplina teórico-prática que explora a especificidade do texto jornalístico segundo uma abordagem tripartida: análise, teorização e construção. Os objetivos são: identificar de forma crítica os géneros jornalísticos na imprensa diária e semanária nacional, diferenciando ângulos de construção mediante o posicionamento editorial e de mercado dos títulos; teorizar os principais géneros jornalísticos informativos e opinativos; praticar a construção autónoma dos géneros jornalísticos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Por ser uma disciplina teórico-prática, Géneros Jornalísticos aposta no trabalho desenvolvido pelos discentes como forma de consolidar a aprendizagem teórica. Assim, a exposição dos conceitos, com recurso a Power Point, é intercalada com análise de imprensa, estudos de caso, e uma ampla participação em aula dos estudantes. Avaliação: projeto final de Géneros Jornalísticos - os estudantes, organizados em redações, criam os conteúdos de uma newsmagazine, desde a sua conceção ao fecho do primeiro número. A nota é apurada da seguinte forma: Entrevista - 30%; Reportagem - 40%; Artigo de Opinião ou Crónica - 20%; Conteúdos Coletivos - 10%.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Boucher, J.-D. (1993). A Reportagem Escrita. Mem-Martins: Inquérito.
Cardoso, C. R. (2012). Seduzir ou Informar? ¿ A Capa de Newsmagazine como Dispositivo de Comunicação. Coimbra: MinervaCoimbra.
Carro, M. J. C., & Suárez, L. S. (2000). Carro, María Jesús Casals e Suárez, Luísa Santamaría, La Opinión Periodística ¿ Argumentos e Géneros para la Persuasión, Madrid, Fragua, 2000. Madrid: Fragua.
Marques, C. V. (2004). Pessoal e Transmissível XX-XXI. Porto: Asa.
Martin-Lagardette, J.-L. (2001). Manual da Escrita Jornalística ¿ Escrevo ¿ Informo ¿ Convenço. Lisboa: Pergaminho.
Montant, H. (2002). A Entrevista Escrita e o Perfil. Mem-Martins: Inquérito.
Raimundo, O. (2005). A Entrevista no Jornalismo Contemporâneo. Coimbra: MinervaCoimbra.
Ricardo, D. (2003). Ainda Bem Que Me Pergunta ¿ Manual de Escrita Jornalística. Lisboa: Editorial Notícias.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
-
Mobilidade
Mobilidade
Não