filmeu

Disciplina Tipografia

  • Apresentação

    Apresentação

    Incrementar níveis de conhecimento diferenciados mas complementares dos processos de evolução da arte tipográfica entre os séculos XV e XXI. Proceder a uma avaliação dos vários processos evolutivos da composição manual, mecânica, pré-digital e digital. Pôr em discussão as tendências da comunicação tipográfica na Era Pré-Digital (Futurismo, Construtivismo, Dada, De Stijl, Bauhaus, Nova Tipografia, Estilo Internacional, Situacionismo, Fluxus, Punk e New Wave) e Era Digital (Grunge, Ed. Fella, FUSE e Tipografia Digital).
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    DEFINIÇÃO - Introdução. - O que é a tipografia? FUNÇÃO - A linguagem: o sistema oral e o sistema escrito. - A gramática. - O léxico. - As teorias da comunicação. FORMA - O alfabeto. - As letras em caixa alta e caixa baixa. CRIAÇÃO E DESENHO - O tipo de letra digital e a sua classificação. - A composição tipográfica. - O desenho de tipos de letra. ESTRUTURA - O planeamento do desenho. - O desenho de grelhas e estruturas. - A introdução da tipografia no cinema, no audiovisual, na multimédia e na Internet.
  • Objetivos

    Objetivos

    OBJECTIVOS: Identificar os diversos tipos de letras e aplicações possíveis; utilizar os diversos tipos de letras de forma criativa e adequada; conhecer a Tipografia e História do Design Gráfico enquanto disciplina e o seu progresso. APTIDÕES: Criar, estruturar e organizar a linguagem visual. ATITUDES: Pretende-se ministrar ensinamentos úteis e indispensáveis aos alunos, bem como uma boa fonte de informação concisa, de modo prático e aberto, não dogmático. O módulo será dividido em sessões específicas que podem ser leccionados de modo independente e complementar. CAPACITAR: Conhecer a evolução teórica nas diferentes áreas do âmbito do Design Gráfico e Tipografia. Analisar as transformações que marcaram os percursos da Tipografia. PERCEBER: Aquilo que afasta, ou aproxima, o design da arte e por outro lado, saber questionar sobre aquilo que o vocábulo Design Gráfico significa enquanto atividade profissional.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Recurso as metodologias transdisciplinares, a contextualização actual do entendimento da ‘transdisciplinaridade’ enquanto novo modelo de estúdio, de estrutura expandida, especifico da prática artística contemporânea; a actualização da distinção entre ‘transdisciplinaridade’ e ‘interdisciplinaridade’; o confronto e relação entre o uso da internet como ‘estúdio’ e a simultânea necessidade deste enquanto espaço físico… se os artistas e designers continuam a requerer um estúdio, não deverá o modo como o mobilizam ser motivo de análise da sua prática?   A ‘transdisciplinaridade’ como um novo tipo de ‘inteligência’ que reflecte uma harmonia entre mente, afectos e corpo e sua influência na necessidade de uma ‘reforma da Universidade’; a definição de fronteiras disciplinares e a natureza das possibilidades da sua transgressão.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    ROXANE, Jubert, (2006), Typography and Graphic Design: From Antiquity to the Present, Flammarion, Paris. HELLER, Steven, (2004), Education of a typographer, Allworth Press, New York. BRINGHURST, Robert, (2004), The Elements of Typographic Style, Hartley and Marks Publishers, 3rd edition, Vancouver. HOCHULI, Jost, (2004) Detail in typography, Letters, letterspacing, words, wordspacing, lines, linespacing, columns, Hyphen Press, London. BAINES, Phil/HASLAM, Andrew, (2002), Type & Typography, Laurense King Publishing, London.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios