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Apresentação
Apresentação
Desenhar Tipos de Letra (DTL) através dos processos contemporâneos. Pretende-se ministrar ensinamentos úteis e indispensáveis aos alunos, bem como uma boa fonte de informação concisa, de modo prático e aberto, não dogmático. Conhecer a evolução teórica nas diferentes áreas do âmbito do Design Gráfico e Tipografia. Analisar as transformações que marcaram os percursos da Tipografia. Questionar sobre o vocábulo da Anatomia Tipografica. Recinhecer a Tipografia e o Desenho de Tipos de Letra (DTL) enquanto atividade profissional.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT93-17973
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Critérios ergonómicos no desenho de tipos letra. 2. Conceitos de função, forma e desenho. 3. Tipografia e Fonética: - Dinâmica sonora. - Ritmo, volume, entoação e timbre. 4. Noções e aplicação de estrutura, espaço negro-negativo: - Compensações ópticas das espessuras - Curva e vértice. - Diagonal.
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Objetivos
Objetivos
Conhecimento da anatomia da letra. Classificação Estilística de Tipos de Letra (modelo básico). Reconhecimento das formas básicas de desenho do artefacto. Introdução ao desenho manual. Processos de desenho a partir de formas geométricas. Similitudes entre letras e relações de construção e desenho das formas. Aplicar conhecimentos técnicos de desenho vectorial. Classificar e apresentar o alfabeto desenvolvido.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Recurso as metodologias transdisciplinares, a contextualização actual do entendimento da ‘transdisciplinaridade’ enquanto novo modelo de estúdio, de estrutura expandida, especifico da prática artística contemporânea; a actualização da distinção entre ‘transdisciplinaridade’ e ‘interdisciplinaridade’; o confronto e relação entre o uso da internet como ‘estúdio’ e a simultânea necessidade deste enquanto espaço físico… se os artistas e designers continuam a requerer um estúdio, não deverá o modo como o mobilizam ser motivo de análise da sua prática? A ‘transdisciplinaridade’ como um novo tipo de ‘inteligência’ que reflecte uma harmonia entre mente, afectos e corpo e sua influência na necessidade de uma ‘reforma da Universidade’; a definição de fronteiras disciplinares e a natureza das possibilidades da sua transgressão.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Smeijers, F. (2011). Counterpunch: Making Type In The Sixteenth Century Designing Typefaces Now, Hyphen Press, London. Noordzij, G. (2009). The Stroke: Theory Of Writing, Hyphen Press, London. Cheng, K. (2006). Designing Type, Laurense King Publishing, London. Hochuli, J. (2004). Detail In Typography, Letters, Letterspacing, Words, Wordspacing, Lines, Linespacing, Columns, Hyphen Press, London. Bringhurst, R. (2004). The Elements Of Typographic Style, Hartley And Marks Publishers, 3rd Edition, Vancouver. Baines, P. & Haslam, A. (2002). Type & Typography, Laurense King Publishing, London.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não