filmeu

Disciplina Tipografia e Design de Letra

  • Apresentação

    Apresentação

    Desenhar Tipos de Letra (DTL) através dos processos contemporâneos.

    Pretende-se ministrar ensinamentos úteis e indispensáveis aos alunos, bem como uma boa fonte de
    informação concisa, de modo prático e aberto, não dogmático.

    Conhecer a evolução teórica nas diferentes áreas do âmbito do Design Gráfico e Tipografia. Analisar as
    transformações que marcaram os percursos da Tipografia.

    Questionar sobre o vocábulo da Anatomia Tipografica.

    Recinhecer a Tipografia e o Desenho de Tipos de Letra (DTL) enquanto atividade profissional.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Critérios ergonómicos no desenho de tipos letra.

    2. Conceitos de função, forma e desenho.

    3. Tipografia e Fonética:
    - Dinâmica sonora.
    - Ritmo, volume, entoação e timbre.

    4. Noções e aplicação de estrutura, espaço negro-negativo:
    - Compensações ópticas das espessuras
    - Curva e vértice.
    - Diagonal.

  • Objetivos

    Objetivos

    Conhecimento da anatomia da letra. Classificação Estilística de Tipos de Letra (modelo básico).

    Reconhecimento das formas básicas de desenho do artefacto. Introdução ao desenho manual.

    Processos de desenho a partir de formas geométricas. Similitudes entre letras e relações de construção
    e desenho das formas.

    Aplicar conhecimentos técnicos de desenho vectorial.

    Classificar e apresentar o alfabeto desenvolvido.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Recurso as metodologias transdisciplinares, a contextualização actual do entendimento da ‘transdisciplinaridade’ enquanto novo modelo de estúdio, de estrutura expandida, especifico da prática artística contemporânea; a actualização da distinção entre ‘transdisciplinaridade’ e ‘interdisciplinaridade’; o confronto e relação entre o uso da internet como ‘estúdio’ e a simultânea necessidade deste enquanto espaço físico… se os artistas e designers continuam a requerer um estúdio, não deverá o modo como o mobilizam ser motivo de análise da sua prática?

     

    A ‘transdisciplinaridade’ como um novo tipo de ‘inteligência’ que reflecte uma harmonia entre mente, afectos e corpo e sua influência na necessidade de uma ‘reforma da Universidade’; a definição de fronteiras disciplinares e a natureza das possibilidades da sua transgressão.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Smeijers, F. (2011). Counterpunch: Making Type In The Sixteenth Century Designing Typefaces Now, Hyphen Press, London.

    Noordzij, G. (2009). The Stroke: Theory Of Writing, Hyphen Press, London.

    Cheng, K. (2006). Designing Type, Laurense King Publishing, London.

    Hochuli, J. (2004). Detail In Typography, Letters, Letterspacing, Words, Wordspacing, Lines, Linespacing, Columns, Hyphen Press, London.

    Bringhurst, R. (2004). The Elements Of Typographic Style, Hartley And Marks Publishers, 3rd Edition, Vancouver.

    Baines, P. & Haslam, A. (2002). Type & Typography, Laurense King Publishing, London.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios