filmeu

Disciplina Desenho e Sketching

  • Apresentação

    Apresentação

    Ferramentas avançadas de prática ilustrativa, exploradas como tema geral e como recurso expressivo. Expansão do conceito de 'sketching' como recolha/pesquisa de ideias, ideação e narrativa ou desenvolvimento conceptual. Extensão aos extremos do arquivo e do desenho alargado, incluindo a utilização do corpo como material de esboço. Formação continuada das competências do 1º ano, técnicas conhecidas e novas integradas em briefs de conceito criativo. Exploração da cor como ferramenta complexa e influência nos domínios social, histórico, contemporâneo e científico. Publicação de trabalhos de investigação dos alunos relacionados com disciplinas de Docente/Avaliador da UC Desenho e esboço são a base do pensamento visual, para criar e comunicar ideias. Mais do que um elemento de Design de Comunicação e Ilustração, são ferramentas essenciais para organizar o pensamento, visualizar ideias, planear ações, experimentar e deixar falhar, sendo uma ferramenta de trabalho indispensável.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    O SKETCHBOOK COMO PLAYGROUND E LABORATÓRIO DE PROJECTO . (35%) O caderno de esboços como uma ferramenta de pensamento (Field LogBook) Exercícios básicos de desenho e Experimentação técnica O Sketchbook(Field LogBook) como arquivo, expandido Referências visuais, materiais encontrados, etc. Comentários sobre a prática transmedia, como separar do caderno de esboços (medida do) COMO INVESTIGAÇÃO: A COR EM ACÇÃO (45%) Sombreado, textura e tom em p/b e cor Utilização da cor nas práticas de desenho Mistura e combinação de cores em vários materiais Investigação e desenvolvimento de temas e conteúdos para publicação: Materialidade da cor seus sujeitos/objectos, elementos e aplicações APRESENTAÇÃO FINAL (20%) Apresentação e Publicação do Projeto de Investigação Publicação impressa Reflexão: entrevistas de aluno para aluno sobre o trabalho, revisão e reflexão sobre todos os exercícios do semestre
  • Objetivos

    Objetivos

    No final do semestre, o aluno deve ter ampliado e aprofundado o seu vocabulário gráfico e melhorado as técnicas de desenho para a comunicação de informação e de ideias no âmbito do projectos de Design e Ilustração. Deverá entender e dominar várias aplicações do desenho como instrumento de investigação e ilustração: quer de registo de observação, quer de registo da imaginação. Deverá ser capaz de estabelecer ligac¿o¿es entre temas 3D; explorar e expressar volume, peso, profundidade, estrutura e superfície em temas orgânicos ou inorgânicos. Reconhecer e aplicar os meios de cor como um fator que contribui para estes elementos e em termos de composição. Desenvolver o "pensar através do desenho" como um recurso de investigação e reconhecendo o papel do esboc¿o e do pro¿prio sketchbook para o trabalho de Design. É espectável que o aluno no final do semestre tenha reunido elementos para o desenvolvimento pessoal dos seus próprios estilos ilustrativos e gráficos.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nesta UC as metodologias inovadoras estão na vanguarda do processo de ensino-aprendizagem. O desenho expandido e as práticas experimentais são em si processos inovadores explorados no desenho e no esboço como práticas ilustrativas de investigação. Esta UC dá exemplos práticos e teóricos e apoia as iniciativas de inovação e reinvenção dos alunos. Isto é feito através de uma metodologia de pesquisa, multimédia e abordagens multimodais. Este ano, os professores da disciplina de desenho do 2º ano irão alinhar os seus interesses de investigação com algumas das aulas leccionada nesta disciplina e recolher e curar uma publicação no final do ano, envolvendo diretamente os alunos no seu desenvolvimento e produção.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    PASTOUREAU, M,. Yellow(2019)/Red(2017) / White (2023)/Blue(2018)/Green (2014)/Black (2008): The History of a Color . Princeton University Press. UK, US, China. BERGER, J., (2007) Berger on Drawing Occasional Press; 2nd Edition GAGE, J., (2000) Color and Meaning: Art, Science, and Symbolism. University of California Press SELIGMAN, I., ( 2019) Pushing paper: Contemporary drawing from 1970 to now. Thames & Hudson; 1st edition The Royal Drawing School (Author), Bell, Julian. Balchin, Julia. Tobin, Claudia (Editors).(2019) Ways of Drawing: Artists' Perspectives and Practices. Thames & Hudson;SIMBLET, Sarah - Drawing Book - An Innovative, Practical Approach To Drawing The World Around You. Dorling Kindersley Ltd: UK, 2009. ISBN: 9781405341233 SCHEINBERGER, F (2017) Dare to Sketch: A Guide to Drawing on the Go Watson-Guptill; First American Edition WEISBECK, M. SINOFZIK,A. PALKO., (2017) A Space for Visual Research 2,Workshop, Manual and Compendium. Spector Books  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios