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Apresentação
Apresentação
Ferramentas avançadas de prática ilustrativa, exploradas como tema geral e como recurso expressivo.
- Expansão do conceito de 'sketching' como recolha/pesquisa de ideias, ideação e narrativa ou desenvolvimento conceptual.
- Extensão aos extremos do arquivo e do desenho alargado, incluindo a utilização do corpo como material de esboço.
- Formação continuada das competências do 1º ano, técnicas conhecidas e novas integradas em briefs de conceito criativo.
- Utilização e exploração da cor nos domínios social, histórico, contemporâneo e científico.
- Publicação de trabalhos de investigação dos alunos relacionados com disciplinas de Docente/Avaliador da UC
Desenho e esboço são a base do pensamento visual, para criar e comunicar ideias. Mais do que um elemento de Design de Comunicação e Ilustração, são ferramentas essenciais para organizar o pensamento, visualizar ideias, planear ações, experimentar e deixar falhar, sendo uma ferramenta de trabalho indispensável.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT93-17977
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
O SKETCHBOOK COMO PLAYGROUND E LABORATÓRIO DE PROJECTO. (30%)
- O caderno de esboços como uma ferramenta de pensamento (Field LogBook)
- Exercícios básicos de desenho e Experimentação técnica
- O Sketchbook(Field LogBook) como arquivo, expandido
- Referências visuais, materiais encontrados, etc.
- Comentários sobre a prática transmedia, como separar do caderno de esboços
(medida do) ROSTO E MÁSCARA EM COR (Composição) (15%)
- Medição do rosto e conceção da máscara
- Abordagens práticas
- Visita ao museu -
DESENHO COMO INVESTIGAÇÃO: A COR EM ACÇÃO (40%)
- Mistura e combinação de cores em vários materiais
- Investigação e desenvolvimento de temas e conteúdos : Materialidade da cor seus sujeitos/objectos, elementos e aplicações
APRESENTAÇÃO FINAL (15%) Apresentação e preparação para Publicação - trabalhos coleccionados - entrevistas entre alunos sobre o trabalho, revisão e reflexão da turma sobre todos os exercícios do semestre.
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Objetivos
Objetivos
No final do semestre, o aluno deve ter ampliado e aprofundado o seu vocabulário gráfico e melhorado as técnicas de desenho para a comunicação de informação e de ideias no âmbito do projectos de Design e Ilustração.
Deverá entender e dominar várias aplicações do desenho como instrumento de investigação e ilustração: quer de registo de observação, quer de registo da imaginação.
Deverá ser capaz de estabelecer ligac¿o¿es entre temas 3D; explorar e expressar volume, peso, profundidade, estrutura e superfície em temas orgânicos ou inorgânicos. Reconhecer e aplicar os meios de cor como um fator que contribui para estes elementos e em termos de composição.
Desenvolver o "pensar através do desenho" como um recurso de investigação e reconhecendo o papel do esboc¿o e do pro¿prio sketchbook para o trabalho de Design.
É espectável que o aluno no final do semestre tenha reunido elementos para o desenvolvimento pessoal dos seus próprios estilos ilustrativos e gráficos.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nesta UC as metodologias inovadoras estão na vanguarda do processo de ensino-aprendizagem. O desenho expandido e as práticas experimentais são em si processos inovadores explorados no desenho e no esboço como práticas ilustrativas de investigação. Esta UC dá exemplos práticos e teóricos e apoia as iniciativas de inovação e reinvenção dos alunos. Isto é feito através de uma metodologia de pesquisa, multimédia e abordagens multimodais.
Este ano, os professores da disciplina de desenho do 2º ano irão alinhar os seus interesses de investigação com a aula leccionada nesta disciplina e recolher e curar uma publicação no final do ano, envolvendo diretamente os alunos no seu desenvolvimento e produção.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- PASTOUREAU, M,. Yellow(2019)/Red(2017)/White (2023)/Blue(2018)/Green (2014)/Black (2008): The History of a Color. Princeton University Press. UK, US, China.
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BERGER, J., (2007) Berger on Drawing Occasional Press; 2nd Edition
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GAGE, J., (2000) Color and Meaning: Art, Science, and Symbolism. University of California Press
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SELIGMAN, I., (2019) Pushing paper: Contemporary drawing from 1970 to now. Thames & Hudson; 1st edition
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The Royal Drawing School (Author), Bell, Julian. Balchin, Julia. Tobin, Claudia (Editors).(2019) Ways of Drawing: Artists' Perspectives and Practices. Thames & Hudson;
- MCCLOUD, Scott - Understanding Comics. The Invisible Art. William Morrow Paperbacks, NY, 1994. ISBN 9780060976255
- SIMBLET, Sarah - Drawing Book - An Innovative, Practical Approach To Drawing The World Around You. Dorling Kindersley Ltd: UK, 2009. ISBN: 9781405341233
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SCHEINBERGER, F (2017) Dare to Sketch: A Guide to Drawing on the Go Watson-Guptill; First American Edition
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não