-
Apresentação
Apresentação
Ferramentas avançadas de prática ilustrativa, exploradas como tema geral e como recurso expressivo. Expansão do conceito de 'sketching' como recolha/pesquisa de ideias, ideação e narrativa ou desenvolvimento conceptual. Extensão aos extremos do arquivo e do desenho alargado, incluindo a utilização do corpo como material de esboço. Formação continuada das competências do 1º ano, técnicas conhecidas e novas integradas em briefs de conceito criativo. Exploração da cor como ferramenta complexa e influência nos domínios social, histórico, contemporâneo e científico. Publicação de trabalhos de investigação dos alunos relacionados com disciplinas de Docente/Avaliador da UC Desenho e esboço são a base do pensamento visual, para criar e comunicar ideias. Mais do que um elemento de Design de Comunicação e Ilustração, são ferramentas essenciais para organizar o pensamento, visualizar ideias, planear ações, experimentar e deixar falhar, sendo uma ferramenta de trabalho indispensável.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT93-17977
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
O SKETCHBOOK COMO PLAYGROUND E LABORATÓRIO DE PROJECTO . (35%) O caderno de esboços como uma ferramenta de pensamento (Field LogBook) Exercícios básicos de desenho e Experimentação técnica O Sketchbook(Field LogBook) como arquivo, expandido Referências visuais, materiais encontrados, etc. Comentários sobre a prática transmedia, como separar do caderno de esboços (medida do) COMO INVESTIGAÇÃO: A COR EM ACÇÃO (45%) Sombreado, textura e tom em p/b e cor Utilização da cor nas práticas de desenho Mistura e combinação de cores em vários materiais Investigação e desenvolvimento de temas e conteúdos para publicação: Materialidade da cor seus sujeitos/objectos, elementos e aplicações APRESENTAÇÃO FINAL (20%) Apresentação e Publicação do Projeto de Investigação Publicação impressa Reflexão: entrevistas de aluno para aluno sobre o trabalho, revisão e reflexão sobre todos os exercícios do semestre
-
Objetivos
Objetivos
No final do semestre, o aluno deve ter ampliado e aprofundado o seu vocabulário gráfico e melhorado as técnicas de desenho para a comunicação de informação e de ideias no âmbito do projectos de Design e Ilustração. Deverá entender e dominar várias aplicações do desenho como instrumento de investigação e ilustração: quer de registo de observação, quer de registo da imaginação. Deverá ser capaz de estabelecer ligac¿o¿es entre temas 3D; explorar e expressar volume, peso, profundidade, estrutura e superfície em temas orgânicos ou inorgânicos. Reconhecer e aplicar os meios de cor como um fator que contribui para estes elementos e em termos de composição. Desenvolver o "pensar através do desenho" como um recurso de investigação e reconhecendo o papel do esboc¿o e do pro¿prio sketchbook para o trabalho de Design. É espectável que o aluno no final do semestre tenha reunido elementos para o desenvolvimento pessoal dos seus próprios estilos ilustrativos e gráficos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nesta UC as metodologias inovadoras estão na vanguarda do processo de ensino-aprendizagem. O desenho expandido e as práticas experimentais são em si processos inovadores explorados no desenho e no esboço como práticas ilustrativas de investigação. Esta UC dá exemplos práticos e teóricos e apoia as iniciativas de inovação e reinvenção dos alunos. Isto é feito através de uma metodologia de pesquisa, multimédia e abordagens multimodais. Este ano, os professores da disciplina de desenho do 2º ano irão alinhar os seus interesses de investigação com algumas das aulas leccionada nesta disciplina e recolher e curar uma publicação no final do ano, envolvendo diretamente os alunos no seu desenvolvimento e produção.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
PASTOUREAU, M,. Yellow(2019)/Red(2017) / White (2023)/Blue(2018)/Green (2014)/Black (2008): The History of a Color . Princeton University Press. UK, US, China. BERGER, J., (2007) Berger on Drawing Occasional Press; 2nd Edition GAGE, J., (2000) Color and Meaning: Art, Science, and Symbolism. University of California Press SELIGMAN, I., ( 2019) Pushing paper: Contemporary drawing from 1970 to now. Thames & Hudson; 1st edition The Royal Drawing School (Author), Bell, Julian. Balchin, Julia. Tobin, Claudia (Editors).(2019) Ways of Drawing: Artists' Perspectives and Practices. Thames & Hudson;SIMBLET, Sarah - Drawing Book - An Innovative, Practical Approach To Drawing The World Around You. Dorling Kindersley Ltd: UK, 2009. ISBN: 9781405341233 SCHEINBERGER, F (2017) Dare to Sketch: A Guide to Drawing on the Go Watson-Guptill; First American Edition WEISBECK, M. SINOFZIK,A. PALKO., (2017) A Space for Visual Research 2,Workshop, Manual and Compendium. Spector Books
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não