filmeu

Disciplina Desenho e Ilustração

  • Apresentação

    Apresentação

    Nesta UC, explora-se a Ilustração numa acepção vasta, expandida, contemplando a investigação, o debate de ideias e a experimentação articulada com várias disciplinas, explorando formatos e suportes menos tradicionais.

    A ilustração, as narrativas visuais e o desenho são nesta UC um laboratório de questionamento e de acção sobre fenómenos sociais e políticos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    ILLUSTRAÇÃO COMO CONTRA-IMAGEM

    Glosa como ilustração: o texto que comenta o texto.  

    Implicações sociopolíticas da ilustração: análise e discussão de representações raciais, em diálogo com associação da sociedade civil, no contexto de projecto gráfico. 

     

    ILLUSTRAÇÃO COMO NARRATIVA

    Análise/ discussão e construção de narrativas/ sequências visuais em múltiplos contextos.

     

    ILUSTRAÇÃO COMO COSMOLOGIA

    Explorar as dialéticas natureza e cultura, humano e não humano, sujeito e objeto, facto e ficção, a partir de um ponto de vista especulativo e transicional, em camadas; sublinhar a porosidade e permeabilidade de pedagogias ativas e de investigação-ação sobre a relação entre o passado e o presente, com foco em ofícios tradicionais fundamentais para a experiência da comunidade e para determinados rituais.

     

  • Objetivos

    Objetivos

    .Promover o envolvimento dos/as alunos/as em problemas ou fenómenos da sociedade através da ilustração enquanto prática que interroga, investiga, dialoga, debate e age;

    .Explorar a Ilustração e o Desenho como recursos expressivos do Design de Comunicação;

    .Explorar diferentes formas de pensar, construir e aplicar a sequência e/ou narrativa visual num contexto educativo e interativo;

    .Expor os alunos a uma ampla gama de abordagens de ilustração e desenho, incentivando-os à sua exploração exaustiva;

    .Promover o desenvolvimento de abordagens teórico-práticas à ilustração que explorem e questionem as tradições do campo, buscando referências a outras áreas (design, artes plásticas, cinema e novos media, história, psicologia, filosofia, teoria pós-colonial, etc). 

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Desenvolvimento de projecto em diálogo com insituições externas à Lusófona, permitindo a reflexão e acção por parte dos alunos face a determinados contextos sociais e/ou artísticos.

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios