-
Apresentação
Apresentação
Nesta UC, explora-se a Ilustração numa acepção vasta, expandida, contemplando a investigação, o debate de ideias e a experimentação articulada com várias disciplinas, explorando formatos e suportes menos tradicionais. A ilustração, as narrativas visuais e o desenho são nesta UC um laboratório de questionamento e de acção sobre fenómenos sociais e políticos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT93-17980
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
ILLUSTRAÇÃO COMO CONTRA-IMAGEM Glosa como ilustração: o texto que comenta o texto. Implicações sociopolíticas da ilustração: análise e discussão de representações raciais, em diálogo com associação da sociedade civil, no contexto de projecto gráfico. ILLUSTRAÇÃO COMO NARRATIVA Análise/ discussão e construção de narrativas/ sequências visuais em múltiplos contextos. ILUSTRAÇÃO COMO COSMOLOGIA Explorar as dialéticas natureza e cultura, humano e não humano, sujeito e objeto, facto e ficção, a partir de um ponto de vista especulativo e transicional, em camadas; sublinhar a porosidade e permeabilidade de pedagogias ativas e de investigação-ação sobre a relação entre o passado e o presente, com foco em ofícios tradicionais fundamentais para a experiência da comunidade e para determinados rituais.
-
Objetivos
Objetivos
.Promover o envolvimento dos/as alunos/as em problemas ou fenómenos da sociedade através da ilustração enquanto prática que interroga, investiga, dialoga, debate e age; .Explorar a Ilustração e o Desenho como recursos expressivos do Design de Comunicação; .Explorar diferentes formas de pensar, construir e aplicar a sequência e/ou narrativa visual num contexto educativo e interativo; .Expor os alunos a uma ampla gama de abordagens de ilustração e desenho, incentivando-os à sua exploração exaustiva; .Promover o desenvolvimento de abordagens teórico-práticas à ilustração que explorem e questionem as tradições do campo, buscando referências a outras áreas (design, artes plásticas, cinema e novos media, história, psicologia, filosofia, teoria pós-colonial, etc).
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Desenvolvimento de projecto em diálogo com insituições externas à Lusófona, permitindo a reflexão e acção por parte dos alunos face a determinados contextos sociais e/ou artísticos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
.Fanon, F. (2017 [1952]). Pele Negras, Máscaras Brancas. Letra Livre. .Gannon, R.l; Fauchon, M. (2020). Illustration Research Methods. .Berry, A. et al. (2022). The Black Experience in Design. Identity, Expression & Reflection. Alworth Press. .Karasik, P., Newgarden, M., (2017). How to read Nancy: The elements of comics in three easy panels. Fantagraphics Books. .Khandwala, A. (2020). Decolonizing Design Means Many Things to Many People- Four Practitioners Discuss Decolonizing Design. AIGA Eye on Design. Disponível em: https://eyeondesign.aiga.org/decolonizing-means-many-things-to-many-people-four-practitioners-discuss-decolonizing-design/
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não