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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular tem como objetivo a aquisição de conhecimentos metodológicos, técnicos, estéticos e conceptuais inerentes à criação de projetos de User Experience Design. Facultar ao estudante, após uma compreensão profunda do utilizador, a capacidade para aplicar, com coerência estética e conceptual ou tendo como base a experimentação, os conteúdos lecionados aos projetos solicitados. Saber desenvolver um projeto com foco na experiência do utilizador aplicando técnicas de User Research, Concetualização, Prototipagem e Avaliação.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT93-17983
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. UXD definições 2. As dimensões do design da experiência princípios e padrões 3. Do UXD ao Experience-Centered Design 4. O processo de UCD 4.1. User Research; 4.2. Concetualização 4.3. Prototipagem; 4.4. Avaliação.
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Objetivos
Objetivos
1. Compreender a definição de User Experience Design (UXD) e o seu contexto dentro do Design de Comunicação; 2. Distinguir o User Experience Design em relação aos conceitos que lhe estão próximos; 3. Perceber os processos de UXD; 4. Aplicar corretamente os métodos de User Experience Design; 5. Desenvolver, testar e avaliar protétipos; 6. Utilizar as técnicas e métodos apreendidos colocando-os ao serviço de projetos centrados no utilizador;
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Propõe-se um Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) centrada no aluno que envolve grupos de alunos que trabalham em conjunto para resolver um problema do mundo real. Os alunos são incentivados a compreender conceitos através de competências de resolução de problemas. Os alunos terão a oportunidade de desenvolverem competências relacionadas com o trabalho em equipa, a gestão de projectos, a comunicação oral e escrita, a autoconsciência e a avaliação de processos de grupo, o pensamento crítico e a análise, a explicação de conceitos, a aprendizagem autodirigida, a aplicação do conteúdo da unidade curricular a exemplos do mundo real, a investigação e a literacia da informação e a resolução de problemas entre disciplinas.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Benyon, D. (2018). Designing User Experience: A guide to HCI, UX and interaction design. Edinburgh: Pearson Cooper, A., Reimann, R., Cronnin, D., Noessel, C., Csizmadi, J., & LeMoine, D. (2014). About Face (4th Editio). John Wiley & Sons. Inc. Coleman, B. & Goodewin, D. (2017). Designing UX: Prototyping: Because Modern Design is Never Static. USA: Sitepoint. David, M. & Murman, C. (2014). Designing Apps for Success: Developing Consistent App Design Practices . Burlington: Focal Press. Goodman, E., Kuniavsky, M., & Moed, A. (n.d.). Observing the User Experience,Second Edition: A Practitioner's Guide to User Research. In 2012 (Second, p. 608). Morgan Kaufmann Publishers. Norman, D. (2013). The design of everyday things. In Choice Reviews Online (Vol. 51, Issue 10). Basic Books. https://doi.org/10.5860/choice.51-5559 Rubin, J., Chisnell, D., & Rubin, Jeff, Dana, C. (2008). Handbook of Usability Testing (Second edi). Wiley Publishing, Inc
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não