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Disciplina Desenho de Territórios

  • Apresentação

    Apresentação

    Nesta unidade curricular pretendemos abordar o território como tema geral, utilizando o desenho "em sentido lato" como principal recurso expressivo ou exploratório. O território e as suas especificidades (lugar geográfico, identidade/comunidade ou marca) são o ponto de partida para a construção de respostas criativas. Os projectos consistirão no desenvolvimento de: A investigação como prática Ilustração cartográfica e urbana, com técnicas de desenho analítico e experimental Práticas históricas e experimentais de desenho geográfico, localização no mundo e no/do corpo (mapeamento, deriva, passeios sensoriais, conhecimento tátil e corporal, etc.) Implementação de práticas de desenho em soluções de desenho e comunicação visual de conceitos dirigidos a territórios; Proporcionar aos alunos uma abordagem ao pensamento criativo em contexto real de trabalho/produção artística. Quando for possível, experimentar o desenvolvimento de Arte/Design/Investigação em diálogo com comunidades e espaços
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Exercícios e técnicas de desenho para a expressão de áreas de Território: Uso e Ocupação:.Comunidades, espaços sociais e urbanos Psicogeografia: Pesquisa sensorial e corporal a diferentes escalas Marcação de territórios: representação de paisagens, propriedade, acesso e comunicação da presença Intervenção:Linguagem gráfica como sinal, ícone e direcções a diferentes escalas Representação e exclusão/inclusão Espaço, conhecimento e desenho: o corpo como recipiente para pensar e desenhar O estado cosmológico: construir territórios, construir identidades Sketchbook e Dossiers de pesquisa recolhida e documentação de intervenções como modos de registo e apresentação. As aulas serão acompanhadas por visitas a exposições e outros eventos profissionais, quando disponíveis. 
  • Objetivos

    Objetivos

    Reconhecer o alcance e as possibilidades da representação como “identidades espaciais” no contexto de grupos, comunidades e outras entidades que podem reconhecidas como “territórios” particulares; Expor os alunos a uma ampla gama de abordagens ilustrativas, gráficas e plásticas e incentivá-los a explorá-las e testá-las como ferramentas de comunicação em diversas situações, tanto apropriadamente “como pretendido” quanto contra a norma; Promover o desenvolvimento de abordagens teórico-práticas de desenho que explorem e questionem as tradições do campo, buscando referências a outras áreas artísticas, como design, artes plásticas, ilustração e novas media; Estabelecer o conceito de desenho como pesquisa. Proporcionar aos estudantes técnicas exploratórias para encontrar formas de descobrir e revelar elementos territoriais.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Na UC as metodologias inovadoras estão na vanguarda do processo de ensino-aprendizagem. O desenho expandido e as práticas experimentais são em si processos inovadores. Esta UC apresenta contextos históricos e os alunos são encorajados a aprender com eles e a conceber os seus próprios processos de investigação e experimentação. Isto é feito através de uma metodologia de pesquisa, trabalho de campo específico, instalação e teste de campo.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

      Pih, Darren (2022) Radical Landscapes : Art, Identity and Activism. Tate Publishing; 1st edition Foá, Maryclare.  Grisewood, Jane . Hosea, Birgitta. McCall ,Carali (2022) Performance Drawing: New Practices since 1945.  Bloomsbury Visual Arts; NIP edition. Miles, Malcolm. Hall, Tim (2014) Interventions: Advances in Art and Urban Futures Volume 4 University of Chicago Press; Digital original edition (11 April 2014) Kwon, Miwon (2004) One Place after Another: Site-Specific Art and Locational Identity. The MIT Press Goldstein Nathan (2005) The Art Of Responsive Drawing. Pearson; 6th edition. Kaupelis R (1992) Experimental Drawing Techniques - 30th Anniversary edition. Harmon, K (2004). You Are Here: Personal Geographies and Other Maps of Imagination. New York: Princeton Architectural Press. Gannon, R.; Fauchon, M. (2020) Illustration Research Methods. Bloomsbury. Careri, Francesco. (2017) Walkscapes: Walking as an Aesthetic Practice, Barcelona: Culicidae Architectural Press
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