-
Apresentação
Apresentação
A arte digital é um trabalho ou prática artística que usa tecnologia digital como parte do processo criativo ou de apresentação. Nesta cadeira procura-se explorar e reinterpretar, através da sua integração por vida de software, práticas artísticas de outros momentos da história da arte. Através de mecanismos de interface digital tenta-se estabelecer uma ponte tangível entre o universo digital e material.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT93-17985
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Code art - contexto e teoria Programação visual com Max/MSP/Jitter Interfaces tangíveis via ligação com sensores Arduíno Sinestesia e arte - Pictórica e cinética Animação por via de programação Instalação multimédia
-
Objetivos
Objetivos
Levar os alunos a questionar-se sobre a ligação entre a Arte, o Design e a Tecnologia; Demonstrar aos alunos que a ligação entre estes três focos, será relevante para a formação da sua consciência enquanto Futuros Designers nomeadamente enquanto referencial estruturante de informação para a Inspiração e para o seu processo criativo. Desenvolver a consciência criticamente informada dos alunos sobre sua própria prática baseada em pesquisa tendo em conta estes campos do conhecimento. Demonstrar e capacitar os alunos do valor da apropriação e da re-utilização de ideias, conceitos, imagens, objectos, como ponto de partida criativa para o ato de projetar em Design O aluno deverá adquirir competências básicas de código, no contexto específico desta UC, ou seja, para a sua aplicação na exploração criativa de linguagens básicas de interação.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Propõe-se um Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) centrada no aluno que envolve grupos de alunos que trabalham em conjunto para resolver um problema do mundo real. Os alunos são incentivados a compreender conceitos através de competências de resolução de problemas. Os alunos terão a oportunidade de desenvolverem competências relacionadas com o trabalho em equipa, a gestão de projectos, a comunicação oral e escrita, a autoconsciência e a avaliação de processos de grupo, o pensamento crítico e a análise, a explicação de conceitos, a aprendizagem autodirigida, a aplicação do conteúdo da unidade curricular a exemplos do mundo real, a investigação e a literacia da informação e a resolução de problemas entre disciplinas.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Reichardt, Jasia (1974). "Twenty years of symbiosis between art and science". Art and Science. XXIV, (1): 41¿53 Taylor, G. D. (2012). The soulless usurper: Reception and criticism of early computer art. In H. Higgins, & D. Kahn (Eds.), Mainframe experimentalism: Early digital computing in the experimental arts. Berkeley, CA: University of California Press Wands, Bruce (2006). Art of the Digital Age. Thames & Hudson Frank Popper, Art of the Electronic Age, Thames & Hudson, 1997
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não