filmeu

Disciplina Instalação para Design, Arte e Cinema

  • Apresentação

    Apresentação

    Analisar as teorias e práticas contemporâneas de correlação entre as estratégias de Instalação Artística e o Design é algo fundamental para o estudante de hoje. Do design ficcional ao cinema expandido, explorando modos experimentais de filmagem, montagem, instalação, projeção e apresentação de imagens (fixas ou em movimento) em espaços como o white cube (galeria / museu), a black box (cinema) ou o site specific (arte pública, land art ou intervention art ), são gestos que enriquecem o estudo desta UC. Abordar diversos sistemas de transformação e perceção de espaços tridimensionais através da instalação de obras planeadas para o efeito, e experimentar vários níveis de interacção, desde uma reacção simples a uma narrativa não linear, enquanto se constrói um projeto próprio usando uma série de conceitos e técnicas, traduzem-se em importantes recursos criativos e imagísticos para o estudante de Design.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    - A instalação e a arte conceptual: Teorias e conceitos de Instalações interativas - Abordagem a conceitos teóricos da interação - Installation art: O percurso da instalação no campo artístico -Design Ficcional: da exploração formal, material e óptica de Yayoi Kusama, à experimentação tipográfica e numérica de Robert Indiana; de Emmanuelle Moureaux, à analise comportamental dos TeamLab; Cinema expandido: exploração cinematográfica na instalação: de Jeffrey Shaw a Bill Viola. -Videoarte: Condições tecnológicas, sócio-políticas e culturais que levaram à utilização do vídeo com objectivos artísticos; - Análise da imersividade (Realidade Virtual), vídeo, som, materiais, dicotomia real/virtual (Realidade Aumentada), na concepção e exploração do espaço da instalação. 

  • Objetivos

    Objetivos

    1.Compreender a definição de instalação e arte conceptual, e perceber a mudança do paradigma do observador que passa de espectador a participante; 2. Distinguir os principais artistas e obras ligados à instalação e as suas relações com a arte, o design e o cinema; 3. Perceber a transversalidade, permeabilidade e maleabilidade da instalação e o seu potencial de integrador disciplinar; 4. Entender a importância da instalação como pioneira na exploração dos novos media; 5. Explorar, tendo em vista um propósito conceptual, diversos espaços, materiais e tipos de conteúdos; 6. Utilizar as técnicas e métodos analisados e lecionados colocando-as ao serviço de projetos de instalação que beneficiem a transdisciplinaridade entre arte, design e cinema.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias criativas utilizadas investem no recurso a estratégias disruptivas, introduzindo novos modos de olhar para os conteúdos. Assim, o desenho pedagógico segue uma linha de pensamento com o intuito de criar uma relação articulada entre o pensar, o sentir e o fazer, reorganizando a ordem destes três elementos em novas geometrias sempre que possível. A partir de um contexto específico (história, desafio, brief, etc.) os estudantes são impelidos a desenvolver atitudes e comportamentos em modo de projeto ou laboratório, visando trabalhar as competências e os conteúdos curriculares de forma dinâmica e interativa, mobilizando as diferentes capacidades do aluno e os seus saberes de vária ordem. Algumas metodologias passam pela introdução de desafios criativos (utilização de objetos, imagens, sons ou pessoas, eventos ou ações), criação de artefactos (produção de micro-dispositivos analógicos/outros, diários gráficos e escritos,cartografias), utilização do corpo (expressão corporal).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bal, M. (2013). Thinking In Film: The Politics Of Video Art Installation According To Eija-Liisa Ahtila . Uk: Bloomsbury.

    Beccaria, M. (2013). Olafur Eliasson (Modern Artists). Tate Publishing

    Bishop,C. (2011). Installation Art. Tate Publishing

    Curtis, D. / White,D. / Ball, S., (2011). Expanded Cinema: Art, Performance And Film. Tate Publishing

    Dixon, S. (2017). Digital Performance : A History Of New Media In Theater, Dance, Performance Art, And Installation. Mit Press Ltd

    Elwes, C. (2015). Installation And The Moving Image Paperback. Wallflower Press Sendpoint. (2015). Art Sells: Installation Designs For Retail Spaces . Beijing: Sendpoint Publishing Co.
     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios