filmeu

Disciplina Desenho II

  • Apresentação

    Apresentação

    Nesta unidade curricular os alunos aprofundam a Ilustração e o Desenho enquanto experimentação artística/conceptual e campo de investigação. Através de exercícios, exposições, saídas de campo e discussões, os alunos abordarão assuntos como as interligações entre natureza e artifício; sustentabilidade na produção artística, ou a revitalização de ofícios artesanais.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Natureza e artifício

    As interligações entre plantas ruderais e construções humanas.

    Estruturas espaciais em vários contextos.

    Aprendendo com as árvores a partir do Jardim Botânico.

     

    Craft como desenho

    Recolha e construção a partir de fibras vegetais.

    Criação e instalação de objetos de ilustração expandida.

     

    Corpo e espaço

    Interligações entre a vida vegetal e o corpo humano. (Pormenores e características do desenho)
    Figura Humana - Corpo no espaço e retratos performativos - o eu e o outro (humano e não-humano).
    Abordagens expressivas 2D e 3D.

     

     

  • Objetivos

    Objetivos

    . Aprofundamento de uma atitude reflexiva e crítica relativamente à comunicação visual e ao mundo em geral;

    . Reconhecimento da Ilustração e do Desenho como práticas especulativas passíveis de gerar um maior entendimento e participação em questões prementes, tais como o relacionamento dos humanos com não-humanos.

    . Expansão da cultura visual e da própria acepção de Desenho através do contacto com diversos campos de conhecimento e produção (artes visuais; ilustração, banda desenhada, cinema, etc);

    . Promoção da criatividade e aprofundamento do autoconhecimento e autoexpressão.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

     

    Abordagem especulatica no Desenho, acerca da relação entre humanos e não-humanos, através da sua inevitável ligação à paisagem urbana, mas também através da auscultação de especialistas como botânicos ou biólogos, no contexto de visitas de campo. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    . Albert, B. et al. (2019). Nous Les Arbres. Fondation Cartier.

    . Chelsea, D. (1997). Perspective for comic book artists. US: Watson-Guptill.

    . Edwards, B. (2012) Drawing on the Right Side of the Brain. Tarcher Perigee.

    . Harrod, T. (2018). Craft. Cambridge, Massachusetts: The Mit Press.

    . Kaupelis R (1992) Experimental Drawing Techniques - 30th Anniversary edition. August- Watson-Gutpill

    . Molina, J.J. (2006). Las Lecciones de Dibujo. Cátedra.

    . Rattemeyer, C. (2013) Vitamin D2: New Perspectives in Drawing. Phaidon

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios