filmeu

Disciplina Desenho I

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC oferece uma introdução ao Desenho enquanto recurso expressivo, projectual e reflexivo do Design. Através de exercícios que combinam a observação e vivência atenta do Lugar (neste caso o Pavilhão 31 e sua envolvente) com a experimentação de técnicas, materiais e soluções conceptuais, pretende-se expandir a cultura visual dxs alunxs, assim como propôr ferramentas para pensar e agir no campo do design de comunicação.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Desenho in situ - Materiais, suportes, instrumentos

    O esboço a partir da natureza e arquitectura; desenho de observação; transferência de imagens; frottages; colagens, etc.

     

    Estruturas de visualização: Composição através do desenho e da recolha de materiais; manipulação de objetos e sua representação gráfica.

     

    Característica da forma gráfica: a fotografia como referência e ferramenta para a produção de imagens.

     

    Tipologias de registo gráfico: desenho gestual, volumétrico, diagramático e de contorno.

     

    (Re)ligar imagem e texto

    Desconstrução e manipulação do desenho de uma letra até à abstracção.

    Espaço negativo e espaço positivo a partir da letra.

    Caligramas e ideogramas.

     

  • Objetivos

    Objetivos

    . Expansão da cultura visual e da própria acepção de Desenho através do contacto com diversos campos de conhecimento e produção (artes visuais; ilustração, banda desenhada, cinema, etc);

    . Reconhecimento do Desenho como um processo especulativo;

    . Fomento de uma atitude reflexiva e crítica relativamente à comunicação visual e ao mundo em geral;

    . Desenvolvimento de competências e sensibilidade em termos de percepção e observação;

    . Criação de linguagens gráficas, assim como ambientes e composições, com o objectivo de compreender e concretizar uma relação entre o conceito e a imagem final;

    . Reconhecimento do papel do Desenho no desenvolvimento e formalização de ideias no processo de design.

    . Promoção da criatividade e desenvolvimento do autoconhecimento

    e autoexpressão.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Construção de projecto de Desenho em diálogo com entidade externa (associação sem fins lucrativos).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    . Chelsea, David (1997). Perspective for comic book artists. US: Watson-Guptill.

    . Edwards, Betty (2012) Drawing on the Right Side of the Brain. Tarcher Perigee

    . Kaupelis R (1992) Experimental Drawing Techniques - 30th Anniversary edition. August- Watson-Gutpill

    . Molina, J.J. (2006). Las Lecciones de Dibujo. Cátedra.

    . Rattemeyer, Christian (2013) Vitamin D2: New Perspectives in Drawing. Phaidon

    . Von Calhau (2015). O Rato Retórico Ritualiza Rôto o Rutilo. Culturgest.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios