-
Apresentação
Apresentação
Esta UC oferece uma introdução ao Desenho enquanto recurso expressivo, projectual e reflexivo do Design. Através de exercícios que combinam a observação e vivência atenta do Lugar (neste caso o Pavilhão 31 e sua envolvente) com a experimentação de técnicas, materiais e soluções conceptuais, pretende-se expandir a cultura visual dxs alunxs, assim como propôr ferramentas para pensar e agir no campo do design de comunicação.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT93-65
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Desenho in situ - Materiais, suportes, instrumentos
O esboço a partir da natureza e arquitectura; desenho de observação; transferência de imagens; frottages; colagens, etc.
Estruturas de visualização: Composição através do desenho e da recolha de materiais; manipulação de objetos e sua representação gráfica.
Característica da forma gráfica: a fotografia como referência e ferramenta para a produção de imagens.
Tipologias de registo gráfico: desenho gestual, volumétrico, diagramático e de contorno.
(Re)ligar imagem e texto
Desconstrução e manipulação do desenho de uma letra até à abstracção.
Espaço negativo e espaço positivo a partir da letra.
Caligramas e ideogramas.
-
Objetivos
Objetivos
. Expansão da cultura visual e da própria acepção de Desenho através do contacto com diversos campos de conhecimento e produção (artes visuais; ilustração, banda desenhada, cinema, etc);
. Reconhecimento do Desenho como um processo especulativo;
. Fomento de uma atitude reflexiva e crítica relativamente à comunicação visual e ao mundo em geral;
. Desenvolvimento de competências e sensibilidade em termos de percepção e observação;
. Criação de linguagens gráficas, assim como ambientes e composições, com o objectivo de compreender e concretizar uma relação entre o conceito e a imagem final;
. Reconhecimento do papel do Desenho no desenvolvimento e formalização de ideias no processo de design.
. Promoção da criatividade e desenvolvimento do autoconhecimento
e autoexpressão.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Construção de projecto de Desenho em diálogo com entidade externa (associação sem fins lucrativos).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
. Chelsea, David (1997). Perspective for comic book artists. US: Watson-Guptill.
. Edwards, Betty (2012) Drawing on the Right Side of the Brain. Tarcher Perigee
. Kaupelis R (1992) Experimental Drawing Techniques - 30th Anniversary edition. August- Watson-Gutpill
. Molina, J.J. (2006). Las Lecciones de Dibujo. Cátedra.
. Rattemeyer, Christian (2013) Vitamin D2: New Perspectives in Drawing. Phaidon
. Von Calhau (2015). O Rato Retórico Ritualiza Rôto o Rutilo. Culturgest.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não