filmeu

Disciplina História do Design

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC propo¿es abordagens alternativas à história do design gráfico, desafiando narrativas lineares, o culto do herói e uma visão universal e cano¿nica da história amplamente disseminada durante o século XX. Adoptando leituras sociais e políticas dos contextos específicos atrave¿s dos quais a discipline progride, História do Design utiliza uma variedade de diferentes lentes para pensar, desafiar e reescrever histo¿rias—vendo-a como uma ferramenta essencial para a prática do design. Desde revisões feministas a¿ histo¿ria do design, com um foco particular em Portugal, até a uma análise do legado Sul-americano e à especificidade do design gráfico na Peni¿nsula Ibérica, esta UC proporciona espac¿o para histórias apagadas e marginalizadas, partilhando com os alunos métodos e ferramentas para desenvolver o uso de e investigação sobre história do design.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    — Introduc¿a¿o a contra-narrativas e as margens da histo¿ria para ale¿m do ca¿none. Histo¿ria contra a universalidade.
    — Contextualizac¿a¿o poli¿tica das histo¿rias do design e descolonizac¿a¿o de bibliografias.
    — Histo¿ria do design sul-americana, nas suas ligac¿o¿es com a cultura mais lata, incluindo mu¿sica, cinema e literatura.
    — Problemas de sub, sob e ma¿ representac¿a¿o na ilustrac¿a¿o com variadas influe¿ncias e ideologias poli¿ticas.
    — Revisa¿o feminista a¿ histo¿ria do design gra¿fico portugue¿s, incluindo desafios e me¿todos para uma representac¿a¿o contra-hegemo¿nica.
    — Design gra¿fico na Peni¿nsula Ibe¿rica, com um foco nas poli¿ticas em uso, a implementac¿a¿o da democracia e o po¿s-modernismo sem modernismo.

  • Objetivos

    Objetivos

    — Questionar semelhanc¿as e comportamentos-chave em trabalhos de design gra¿fico produzidos em contextos sociais, poli¿ticos e histo¿ricos variados.
    — Aplicar e articular conceitos teo¿ricos em relac¿a¿o a me¿todos, abordagens e trabalhos apresentados em aula.
    — Identificar e situar estilos nas va¿rias esferas que afectam a sua produc¿a¿o.
    — Interrelacionar diferentes peri¿odos histo¿ricos, reconhecendo falhas, desafios e me¿todos que ligam histo¿ria a¿ pra¿tica.
    — Compreender o papel do design gra¿fico na sua relac¿a¿o com a cultura visual e poli¿tica, bem como enfatizando ideologias.
    — Aplicar va¿rios me¿todos anali¿ticos a objectos atrave¿s de escrita, demonstrando conhecimento sobre as estruturas de poder em uso.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    — Intercâmbio com outras escolas de design europeias, informando o currículo da UC (e.g. design ibérico).
    — Parceria com instituições culturais e arquivos de design, utilizando estes recursos e infraestruturas em aula.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Levit, B. (2021) Baseline Shift Untold Stories of Women in Graphic Design History. Princeton Architectural Press.
    Pater, R. (2021) CAPS LOCK: How Capitalism Took Hold of Graphic Design, and How to Escape from It. Valiz.
    Scotford, M. (1994) Messy History vs Neat History: Toward an Expanded View of Women in Graphic Design. In: Visible Language 28:4, pp. 368-388.

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios