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Disciplina História do Design

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC propõe abordagens alternativas à história do design gráfico, desafiando narrativas lineares, o culto do herói e uma visão universal e canónica da história amplamente disseminada durante o séc. XX. Adoptando leituras sociais e políticas dos contextos específicos através dos quais a disciplina progride, História do Design utiliza uma variedade de diferentes lentes para pensar, desafiar e reescrever histórias—vendo-a como uma ferramenta essencial para a prática do design. Desde revisões feministas à história do design, com um foco particular em Portugal, até a uma análise do legado Sul-americano e à especificidade do design gráfico na Península Ibérica, esta UC proporciona espacço para histórias apagadas e marginalizadas, partilhando com os alunos métodos e ferramentas para desenvolver o uso de, e investigação sobre, história do design.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    — Introduc¿a¿o a contra-narrativas e as margens da histo¿ria para ale¿m do ca¿none. Histo¿ria contra a universalidade. — Contextualizac¿a¿o poli¿tica das histo¿rias do design e descolonizac¿a¿o de bibliografias. — Histo¿ria do design sul-americana, nas suas ligac¿o¿es com a cultura mais lata, incluindo mu¿sica, cinema e literatura. — Problemas de sub, sob e ma¿ representac¿a¿o na ilustrac¿a¿o com variadas influe¿ncias e ideologias poli¿ticas. — Revisa¿o feminista a¿ histo¿ria do design gra¿fico portugue¿s, incluindo desafios e me¿todos para uma representac¿a¿o contra-hegemo¿nica. — Design gra¿fico na Peni¿nsula Ibe¿rica, com um foco nas poli¿ticas em uso, a implementac¿a¿o da democracia e o po¿s-modernismo sem modernismo.
  • Objetivos

    Objetivos

    — Questionar semelhanc¿as e comportamentos-chave em trabalhos de design gra¿fico produzidos em contextos sociais, poli¿ticos e histo¿ricos variados. — Aplicar e articular conceitos teo¿ricos em relac¿a¿o a me¿todos, abordagens e trabalhos apresentados em aula. — Identificar e situar estilos nas va¿rias esferas que afectam a sua produc¿a¿o. — Interrelacionar diferentes peri¿odos histo¿ricos, reconhecendo falhas, desafios e me¿todos que ligam histo¿ria a¿ pra¿tica. — Compreender o papel do design gra¿fico na sua relac¿a¿o com a cultura visual e poli¿tica, bem como enfatizando ideologias. — Aplicar va¿rios me¿todos anali¿ticos a objectos atrave¿s de escrita, demonstrando conhecimento sobre as estruturas de poder em uso.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    — Intercâmbio com outras escolas de design europeias, informando o currículo da UC (e.g. design ibérico). — Parceria com instituições culturais e arquivos de design, utilizando estes recursos e infraestruturas em aula.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Levit, B. (2021) Baseline Shift Untold Stories of Women in Graphic Design History. Princeton Architectural Press. Pater, R. (2021) CAPS LOCK: How Capitalism Took Hold of Graphic Design, and How to Escape from It. Valiz. Scotford, M. (1994) Messy History vs Neat History: Toward an Expanded View of Women in Graphic Design. In: Visible Language 28:4, pp. 368-388.
INSCRIÇÃO AVULSO
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