filmeu

Disciplina Tecnologias do Design II

  • Apresentação

    Apresentação

    Interface e Interac¿a¿o visa desbravar os mundos analo¿gicos e digitais a fim de prover aos Alunos fundamentos de espac¿o, corpo, objetos, movimento, som, etc. a fim de transformar a percec¿a¿o de lugar, de estar e de se relacionar com o edificado. Estes to¿picos sa¿o abordados e postos em pra¿tica com a utilizac¿a¿o de interfaces tanto analo¿gicas como digitais a fim de gerar interac¿a¿o humano-espac¿o/humano-ambiente/humano-edificado. Interface e Interac¿a¿o se vale de toda a aprendizagem e literacia te¿cnica e tecnolo¿gica ganha ao longo dos 5 semestres anteriores e da¿ ao Aluno a possibilidade em solidificar esta aprendizagem num contexto real.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Contexto e ana¿lise das Tipologias de Interface; Contexto e ana¿lise dos Sistemas de Interface; Realidade Aumentada: contextualizac¿a¿o; Realidade Virtual: contextualizac¿a¿o; Interface relacionada ao Software; Interface: variantes e aplicabilidade; Interac¿o¿es; Interac¿o¿es Homem-Ambiente/Homem-Ma¿quina; Tipos de Interac¿o¿es; Som, vibrac¿a¿o e freque¿ncias; Cores, luzes e contrastes; Imagens, padro¿es e seque¿ncias; Gestos, movimento e ritmo; Do ecra¿ ao espac¿o-ambiente; Tipologias de Espac¿o; Relac¿a¿o Homem-Espac¿o; Projec¿o¿es e tipologias; Projec¿o¿es e condicionantes; Videomapping: contexto, variantes, aplicabilidade, condicionantes, estruturas e sistemas; Videomapping Software TouchDesigner; Experie¿ncias visuais; Projeto de videomapping e projec¿a¿o;
  • Objetivos

    Objetivos

    A presente Unidade Curricular Interface e Interac¿a¿o visa desenvolver nos alunos a compreensa¿o sobre os diferentes tipos de interfaces e suas variantes, como: som, vibrac¿o¿es e freque¿ncias, cores, padro¿es, imagens, gestos e movimentos. Ainda, realidade aumentada, realidade virtual e ciber espac¿os. O objetivo central desta Unidade Curricular e¿ o ganho de compete¿ncias e aptido¿es te¿cnicas no Software TouchDesigner do desenvolvedor Derivate e tambe¿m Software Adobe After Effects, como suporte, para a aplicabilidade destas interfaces na construc¿a¿o de projec¿o¿es em videomapping para ambientes bi e tri-dimensionais.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Propõe-se um Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) centrada no aluno que envolve grupos de alunos que trabalham em conjunto para resolver um problema do mundo real. Os alunos são incentivados a compreender conceitos através de competências de resolução de problemas. Os alunos terão a oportunidade de desenvolverem competências relacionadas com o trabalho em equipa, a gestão de projectos, a comunicação oral e escrita, a autoconsciência e a avaliação de processos de grupo, o pensamento crítico e a análise, a explicação de conceitos, a aprendizagem autodirigida, a aplicação do conteúdo da unidade curricular a exemplos do mundo real, a investigação e a literacia da informação e a resolução de problemas entre disciplinas.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    MANIELLO, Donato. Augmented Reality in public spaces. Basic Techniques for video mapping. USA: Le Penseur, 2015. BLOKDYK, Gerardus. Projection mapping A Complete Guide. USA. 5StarCooks, 2018. OLYSZEWSKI, Alex. Digital Media, Projection Design, and Technology for Theatre. Amazon Ebook. 2019. WOLPAW, Jonathan. Brain-Computer Interfaces: Principles and Practice. Amazon Ebook. 2017.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios