filmeu

Disciplina Tecnologias do Design II

  • Apresentação

    Apresentação

    Interface e Interac¿a¿o visa desbravar os mundos analo¿gicos e digitais a fim de prover aos Alunos fundamentos de espac¿o, corpo, objetos, movimento, som, etc. a fim de transformar a percec¿a¿o de lugar, de estar e de se relacionar com o edificado. Estes to¿picos sa¿o abordados e postos em pra¿tica com a utilizac¿a¿o de interfaces tanto analo¿gicas como digitais a fim de gerar interac¿a¿o humano-espac¿o/humano-ambiente/humano-edificado. Interface e Interac¿a¿o se vale de toda a aprendizagem e literacia te¿cnica e tecnolo¿gica ganha ao longo dos 5 semestres anteriores e da¿ ao Aluno a possibilidade em solidificar esta aprendizagem num contexto real.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    • Contexto e ana¿lise das Tipologias de Interface; Contexto e ana¿lise dos Sistemas de Interface; Realidade Aumentada: contextualizac¿a¿o; Realidade Virtual: contextualizac¿a¿o;
    • Interface relacionada ao Software;
    • Interface: variantes e aplicabilidade;
    • Interac¿o¿es;
    • Interac¿o¿es Homem-Ambiente/Homem-Ma¿quina; Tipos de Interac¿o¿es;
    • Som, vibrac¿a¿o e freque¿ncias; Cores, luzes e contrastes; Imagens, padro¿es e seque¿ncias; Gestos, movimento e ritmo;
    • Do ecra¿ ao espac¿o-ambiente;
    • Tipologias de Espac¿o;
    • Relac¿a¿o Homem-Espac¿o;
    • Projec¿o¿es e tipologias;
    • Projec¿o¿es e condicionantes;
    • Videomapping: contexto, variantes, aplicabilidade, condicionantes, estruturas e sistemas; Videomapping Software TouchDesigner;
    • Experie¿ncias visuais;
    • Projeto de videomapping e projec¿a¿o;
  • Objetivos

    Objetivos

    A presente Unidade Curricular Interface e Interac¿a¿o visa desenvolver nos alunos a compreensa¿o sobre os diferentes tipos de interfaces e suas variantes, como: som, vibrac¿o¿es e freque¿ncias, cores, padro¿es, imagens, gestos e movimentos. Ainda, realidade aumentada, realidade virtual e ciber espac¿os. O objetivo central desta Unidade Curricular e¿ o ganho de compete¿ncias e aptido¿es te¿cnicas no Software TouchDesigner do desenvolvedor Derivate e tambe¿m Software Adobe After Effects, como suporte, para a aplicabilidade destas interfaces na construc¿a¿o de projec¿o¿es em videomapping para ambientes bi e tri-dimensionais.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Propõe-se um Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) centrada no aluno que envolve grupos de alunos que trabalham em conjunto para resolver um problema do mundo real. Os alunos são incentivados a compreender conceitos através de competências de resolução de problemas. Os alunos terão a oportunidade de desenvolverem competências relacionadas com o trabalho em equipa, a gestão de projectos, a comunicação oral e escrita, a autoconsciência e a avaliação de processos de grupo, o pensamento crítico e a análise, a explicação de conceitos, a aprendizagem autodirigida, a aplicação do conteúdo da unidade curricular a exemplos do mundo real, a investigação e a literacia da informação e a resolução de problemas entre disciplinas.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • MANIELLO, Donato. Augmented Reality in public spaces. Basic Techniques for video mapping. USA: Le Penseur, 2015.
    • BLOKDYK, Gerardus. Projection mapping A Complete Guide. USA. 5StarCooks, 2018.
    • OLYSZEWSKI, Alex. Digital Media, Projection Design, and Technology for Theatre. Amazon Ebook. 2019.
    • WOLPAW, Jonathan. Brain-Computer Interfaces: Principles and Practice. Amazon Ebook. 2017.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios