-
Apresentação
Apresentação
Entender os conceitos ba¿sicos de imagem digital, tornando-se capazes de processa¿-las e arquiva¿-las de forma coerente e organizada. Compreender as funcionalidades de uma ca¿mera fotogra¿fica digital. Adquirir e desenvolver compete¿ncias te¿cnicas ao ni¿vel do tratamento de imagens digitais. Adquirir conhecimentos que optimizem processos de workflow digital, fundamentalmente atrave¿s dos softwares Adobe Photoshop e Adobe Camera Raw. Entender os princi¿pios ba¿sicos da utilizac¿a¿o de iluminac¿a¿o artificial para reproduc¿a¿o de objecto plano e tridimensional.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT93-7949
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1 - A imagem e a ma¿quina fotogra¿fica digital. - A dista¿ncia Focal. - Tipos de Lentes: Normal; Grande angular; Teleobjectiva; - O obturador. - O diafragma e a profundidade de campo. - O Foto¿metro de luz reflectida. - A imagem digital e a cor digital. 2 - Iluminac¿a¿o - A ma¿quina fotogra¿fica e os seus componentes. Diafragma, obturador, lente, foto¿metro de luz refletida. - A luz. A formac¿a¿o da cor, a sensibilidade fotogra¿fica, a luz directa e refletida, a temperatura de cor da luz, a relac¿a¿o da luz com a captura fotogra¿fica. - A iluminac¿a¿o de estu¿dio. Iluminac¿a¿o electro¿nica (flash) e conti¿nua. - As diferentes qualidades da luz e a sua manipulac¿a¿o em estu¿dio. - Desenvolvimento da te¿cnica de iluminac¿a¿o em estu¿dio. Princi¿pios ba¿sicos. Luz individual , luz refletida, luz de enchimento, luz de recorte. - Pra¿tica continuada. 3 - Po¿s-produc¿a¿o fotogra¿fica - Princi¿pios ba¿sicos de revelac¿a¿o de imagem digital em Camera Raw. - Photoshop: Ferramentas de recorte e selecc¿a¿o.
-
Objetivos
Objetivos
Ira¿o adquirir capacidades para realizar um conjunto diverso de tarefas inerentes ao processo fotogra¿fico digital. Interpretar o histograma, alterar o contraste, a cor e o brilho, retocar as imagens com os va¿rios comandos disponi¿veis, utilizar layers e preparar as imagens para impressa¿o e/ou Web. Iniciar a familiarizac¿a¿o com o ambiente de estu¿dio e com todos os seus componentes, criando me¿todos de trabalho individualmente e em grupo, com o objectivo de compreender melhor a iluminac¿a¿o artificial. Compreender e aplicar princi¿pios ba¿sicos de composic¿a¿o, nomeadamente a adaptac¿a¿o de dista¿ncias focais de objectivas a objectivos precisos, a visualizac¿a¿o de objectos, analisando as imagens em func¿a¿o do seu efeito no observador. Entender a composic¿a¿o fotogra¿fica como uma operac¿a¿o num plano bidimensional (com sugesta¿o de tridimensionalidade).
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
ulas teo¿rico-pra¿ticas, onde os alunos sa¿o familiarizados com os conceitos de composic¿a¿o e iluminac¿a¿o.Aulas pra¿ticas onde os estudantes va¿o ter a oportunidade de trabalhar com Flash de estu¿dio, modeladores de luz, medidores e analisadores de luz, realizando exerci¿cios pra¿ticos de dificuldade crescente com acompanhamento. Avaliac¿a¿o conti¿nua, individual, realizada atrave¿s da execuc¿a¿o de exerci¿cios pra¿ticos e de um trabalho final em formato digital. AVALIAC¿A¿O Exerci¿cios pra¿ticos de composic¿a¿o - 20% Exerci¿cios pra¿ticos de po¿s-produc¿a¿o fotogra¿fica - 40% Exerci¿cios pra¿ticos de Iluminac¿a¿o realizados individualmente ¿ 30% Avaliac¿a¿o conti¿nua ¿ 10 % Estando aprovados todos os alunos que registem me¿dia positiva e assistam a 75% das aulas.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Weston, Cris, The Essential Lighting, manual for digital and film photographers, Rotovision, 2004, Brighton, UK Adams, Ansel, The Zone System: A Câmera, O negativo, A Cópia, Editora Senac¿São Paulo, 2000 Langford, Michael,Fotografia Básica (5 ª Edição Revista e Aumentada), Dinalivro/Focal Press, 2003 Barthes, Roland, A Câmara Clara, Edições 70, Lisboa, 1981 Hunter, Fil, Light: Science and Magic: An Introduction to Photographic Lighting, Focal Press; 3rd edition (March 21, 2007) Shore, Stephen: The Nature of Photographs; Phaidon Press; 2007 Kadinsky, Wassily, Ponto Linha Plano, Lisboa, Edições 70, 2002 Arnheim, Rudolf, Arte e Percepção Visual, Pioneira / Thomson Learning, São Paulo 2004 Aumont, Jacques, A Imagem, Edições Texto&Grafia Lda. Lisboa 2009
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não