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Disciplina Fotografia II

  • Apresentação

    Apresentação

    Entender os conceitos básicos de imagem digital, tornando-se capazes de processá-las e arquivá-las de forma coerente e organizada.

    Compreender as funcionalidades de uma câmera fotográfica digital no smartphone.

    Adquirir e desenvolver competências técnicas ao nível do tratamento de imagens digitais.

    Adquirir conhecimentos que optimizem processos de workflow digital, fundamentalmente através dos softwares de Apps. (Adobe Lightroom, Snapssed, etc.)

    Entender os princípios básicos da utilização de iluminação artificial para reprodução de objecto tridimensional.

    A unidade foca o processo fotográfico, a construção e a materialização da imagem na produção de conteúdos visuais.

    Pretende-se estimular a curiosidade sobre a materialização da imagem fotográfica, entendimento sobre o funcionamento, manipulação de variáveis no trabalho com diferentes processos de impressão fotográficos, combinação de media.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. O smartphone como ferramenta “all in one”.
    2. As Apps como ferramentas de captura e edição.
    3. Iluminação “não profissional” como fonte de luz.
    4. As diferentes qualidades da luz e a sua manipulação.
    5. Técnica de iluminação e composição.
    6. Impressão em película instantanea no sistema FujiFilm Instax Square
    7. Materiais fotossensíveis e materialidade da imagem
    8. O caderno de bolso – o registo enquanto extensão da memória, primeiro passo de materialização da ideia, diário gráfico e fotográfico, gestação de ideias e mapeamento da materialização, guardador de pequenas memórias físicas.
    9. Cianotipia – impressão, viragens e intervenções.
    10. Goma dicromatada – multiprintig
    11. Antotipia – Imagem positiva, sustentabilidade e o efémero
    12. Criação de fanzine, desdobrável ou conjunto de 3 ou mais posters multicamadas

  • Objetivos

    Objetivos

    Irão adquirir capacidades para realizar um conjunto diverso de tarefas inerentes ao processo fotográfico digital.
    Iniciar a familiarização com o ambiente de estúdio.
    Criar um set em casa com utilização de pouco recursos com o objectivo de compreender melhor a iluminação artificial.
    Entender o objecto quanto à sua forma, material e textura. 
    Entender a fotossensibilidade e conhecer os materiais fotossensíveis mais utilizados na fotografia: saber utiliza-los de forma correta e segura, conhecer as características da imagens produzidas, viragens e possibilidade de intervenção.
    Hábito no registo de ideias, procedimentos, maquetização e conclusões.
    Exploração da materialidade da fotografia: Objeto gráfico, conteúdos, cor(s), mancha(s) e intervenções localizadas, combinação de imagens e técnicas.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nesta disciplina investe-se no processo de ensino-aprendizagem utilizando tecnlogias de DIY, passiveies de ser desenolvidas, efectuadas e realizadas sem recurso aos sufisticados sisteas tecnológicos de reprodução de imagem. Aliás procuram-se formas inventivas e de baixo custo que promovam a execução e captação de imagens de elevada qualidade estética e formal com base em equipamentos low-fi.

    A procura de espaços de trabalho alternativos ao tradicional estúdio de fotografia, são também uma componente imporatnte na inovação processuaal desta disciplina

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Weston, Cris, The Essential Lighting, manual for digital and film photographers, Rotovision, 2004, Brighton, UK

    Adams, Ansel, The Zone System: A Câmera, O negativo, A Cópia, Editora Senac¿São Paulo, 2000

    Langford, Michael,Fotografia Básica (5 ª Edição Revista e Aumentada), Dinalivro/Focal Press, 2003 

    Barthes, Roland, A Câmara Clara, Edições 70, Lisboa, 1981

    Hunter, Fil, Light: Science and Magic: An Introduction to Photographic Lighting, Focal Press; 3rd edition (March 21, 2007)

    Shore, Stephen: The Nature of Photographs; Phaidon Press; 2007

    Kadinsky, Wassily, Ponto Linha Plano, Lisboa, Edições 70, 2002

    Arnheim, Rudolf, Arte e Percepção Visual, Pioneira / Thomson Learning, São Paulo 2004

    Aumont, Jacques, A Imagem, Edições Texto&Grafia Lda. Lisboa 2009

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