filmeu

Disciplina Técnicas e Estratégias de Ensino

  • Apresentação

    Apresentação

    As Tecnicas e Estrategias de Ensino ocupam-se do estudo das principais orientações educativas e dos procedimentos pedagógicos fundamentais associados a um ensino de qualidade nos contextos profissionais de educação física desporto e exercício e bem-estar.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

     [Modulo 1]
    1. Contextualizacao do conceito de qualidade do ensino em Educacao Fisica e Desporto (EFD). As orientacoes educativas em EFD. A identidade da Educacao Fisica: a perspetiva socio-critica. Os valores na e da Educacao.

    [Modulo 2]

    2. O Espectro de Estilos de Ensino em EFD. As premissas teoricas subjacentes ao modelo de Estilos de Ensino de Muska Mosston. Estudo e caracterizacao dos dois grandes grupos de estilos de ensino: convergentes e divergentes.
    [Modulo 3]
    3. Tecnicas de Ensino em Educacao Fisica e Desporto. Principios e procedimentos de gesta¿o da aula e que potenciam o sucesso pedagogico em EFD. Caracterizacao das situacoes criticas de uma aula em EFD. As tecnicas de ensino das dimensoes instrucao, gestao, clima e disciplina

  • Objetivos

    Objetivos

    1.  Argumentar nos planos pedagogico e etico a validade da perspetiva socio-critica, no ensino das atividades físicas  edesportivas, nos diferentes contextos do exercicio profissional.
    2. Saber quando utilizar os diferentes estilos de ensino e as tecnicas de instrucao, gestao, clima e disciplina, em funcao dos objetivos de aprendizagem.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A avaliacao realiza-se atraves de avaliacao continua ou exame final. A avaliacao continua integra 4 tarefas: (a) apresentacao de 1 trabalho por grupo (ensaio que consiste na realização de 1 vídeo e ana¿lise das tecnicas e estilos de ensino abordados); (b) fichas individuais (4); (c) realização de podcasts (6) teste escrito.A classificacao final continua e¿ obtida a partir da seguinte formula:NF= (Ensaio * 30%) + (Fichas individuais *20%) + (Podcast* 10%) + (Teste Escrito * 40%). A classificacao final (CF) deve considerar a media das 4 tarefas superior a 9.5 valores.
    E um criterio de exclusao da avaliacao continua, se o aluno nao possuir mais de 70% de assiduidade.

    Exame:

    Teste escrito com oral

    Defesa e apresentacao de 1º trabalho referente à matéria do 1º Semestre.

    Elaboracao de video referente as tecnicas e estilos de ensino, no ramo que esta inscrito.
    NF - Media das tres componentes superior a 9,5 valores

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Carreiro da Costa (2019). Educacio¿n fi¿sica como proyecto de innovacio¿n y transformacio¿n cultural. Physical Education as a Project of Innovation and Cultural Transformation. Revista Cariben¿a de Investigacio¿n Educativa . 3(2), 19-32
    Gomes, L., Martins, J. & Carreiro da Costa (2017). Estilos de Ensino em Educac¿a¿o Fi¿sica. In R. Catunda & A. Marques (Eds.), Educac¿a¿o Fi¿sica Escolar. Refere¿ncias para um ensino de qualidade (pp. 87-107). Belo Horizonte, Brasil: Casa da Educac¿a¿o Fi¿sica.
    Martins, J., Gomes, L. & Carreiro da Costa, F. (2017). Te¿cnicas de Ensino para uma Educac¿a¿o Fi¿sica. In R. Catunda & A. Marques (Eds.), Educac¿a¿o Fi¿sica Escolar. Refere¿ncias para um ensino de qualidade (pp. 53-85). Belo Horizonte, Brasil: Casa da Educac¿a¿o Fi¿sica.
    Muska, M. & Ashworth, S. (2008). Teaching Physical Education . First online edition. https://spectrumofteachingstyles.org

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Lucia Gomees 

    quinta 13.05 - 13.30

     

    Cristina Costa 

    segunda 8.00 - 8.25

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios