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Disciplina Instrumentação

  • Apresentação

    Apresentação

    Nesta unidade curricular (UC) o ensino é baseado em diferentes sessões teóricas, onde se ilustram todos os principias fundamentais da área da instrumentação biomédica. Esta unidade curricular pretende que os discentes adquiram competências aprofundadas sobre as mais recentes evoluções relacionadas com a Instrumentação Biomédica. Pretende-se que os discentes compreendam o funcionamento e os principais componentes dos diversos dispositivos médicos, equipamentos de diagnóstico e de radioterapia.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.Introdução à Instrumentação em Engenharia Biomédica
    2.Dispositivos Médicos
    2.1.Pacemakers; 2.2.Medidores de pressão arterial; 2.3.Desfribilhadores 2.4.Ventiladores; 2.5.Dispostivos de diálise
    2.6.Dispositivos cirúrgicos; 2.7.Lasers; 3.Equipamentos de imagem médica e diagnóstico
    3.1.Equipamentos de raios-X;Tomografia computorizada; Equipamentos de imagem por ressonância magnética;.Equipamentos de imagem por medicina
    nuclear 3.2.Equipamentos de ultrassons; 3.3.Electrocardiografia; 3.4.Electroencefalografia; 4.Equipamentos de radioterapia;.4.1.Equipamentos de radioterapia por raios-X 4.2.Equipamentos de teleterapia.

    1. Fundamentos de instrumentação e medidas.  Tipos e performance da instrumentação médica. Incerteza. Fontes, redução e quantificação de erros sistémicos. Análise estatística de medições. Calibração de sensores e instrumentos médicos. Conversão de outputs. Transmissão de sinal. Princípios de aquisição e processamento de sinal. Visualização de medições. 

  • Objetivos

    Objetivos

    Esta unidade curricular pretende que os discentes adquiram competências aprofundadas sobre as mais recentes evoluções relacionadas com a Instrumentação Biomédica. Pretende-se que os discentes compreendam o funcionamento e os principais componentes dos diversos dispositivos médicos, equipamentos de diagnóstico e de radioterapia. A exposição dos conceitos teóricos aliados à análise critica de diferentes ¿case studies¿ pretende que os alunos adquiram as competências Instrumentais de modo a perceber os componentes e o funcionamento dos dispositivos médicos, equipamentos de diagnóstico e de terapia mais utilizados. Pretende-se igualmente que os alunos percebam quais os tipos de sinais obtidos por tais equipamentos e de que forma podem ser processados. Pretende-se igualmente que os discentes tenham conhecimentos sobre as mais recentes técnicas de imagem de diagnóstico e radioterapia. 

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Durante as aulas teóricas são apresentados os conteúdos do programa, com recurso a apresentações à base de dispositivos e casos de estudo, estimulando a discussão entre os alunos e docente. Os conteúdos são ainda desenvolvidos no âmbito de protocolos experimentais nas aulas práticas.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Morris & Langari, Measurement and Instrumentation (2021) Elsevier
    • Purkait, Electrical and Electronics Measurements and Instrumentation (2013) McGraw Hill
    • Ramos & Girão, Instrumentação e Medidas (2022) LIDEL – Edições Técnicas 

     

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