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Disciplina Climatologia

  • Apresentação

    Apresentação

    Conhecer as bases físicas da meteorologia e da climatologia, quais os fenómenos meteorológicos fundamentais nas latitudes médias e nas regiões tropicais, como analisá-los e prognosticá-los. Entender o que são modelos meteorológicos de previsão e modelos de clima. Entender as implicações da actividade humana no tempo e clima locais. Saber reconhecer a possibilidade de ocorrência de fenómenos extremos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Introdução: O Sistema Climático. A Atmosfera. Tempo e Clima. Meteorologia.Enquadramento Internacional.
    Atmosfera: Composição e Estrutura. Estado da Atmosfera. Complexidade da Atmosfera.
    Processos Atmosféricos I: Processos radiativos; radiação solar e radiação terrestre. O efeito de estufa.
    Processos Atmosféricos II: Termodinâmica do ar e da água. Nuvens e precipitação. O ciclo hidrológico.
    Dinâmica da Atmosfera: Equações do movimento. Dinâmica da atmosfera. 
    Meteorologia Sinóptica: Massas de ar e tipos de massas de ar. Sistemas frontais; frentes; frente fria e frente quente; frente oclusa.
    Previsão do Tempo: O problema da previsão. Diagnóstico e prognóstico. A previsão numérica do tempo. Modelos de previsão.
    Climatologia: A circulação geral da atmosfera. Clima global e climas regionais. Classificação dos climas da terra. Variabilidade climática e alterações climáticas.
    Climas da Camada Limite Atmosférica: climas de regiões com e sem vegetação. Climas urbanos. Poluição atmosférica.

  • Objetivos

    Objetivos

    (a) Compreender o que são o tempo e o clima e quais as suas diferenças.
    (b) Compreender as bases físicas do clima da Terra.
    (c) Compreender o que se deve entender por variabilidade e alterações climáticas, bem como o que significa a alteração climática antropogénica e o aquecimento global e quais as limitações destes conceitos.
    (d) Conhecer os principais fenómenos meteorológicos nas latitudes médias e nas regiões tropicais e saber interpretá-los com base nos processos físicos e dinâmicos que lhes estão subjacentes.
    (e) Compreender em que consiste a previsão do tempo e o que são modelos de previsão.
    (f) Compreender o que são projecções ou cenários do clima futuro, como se constroem e como se quantificam os seus impactos.
    (g) Conhecer os climas da camada limite atmosférica, designadamente os climas urbanos

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Método expositivo/ interrogativo; desenvolvimento de trabalhos e desafios com recurso a pesquisa bibliográfica e internet; os trabalhos individuais/em grupo, estudos de caso têm o objetivo da aplicação e amplificação de conhecimentos adquiridos, reflexão e discussão.

    Metodologias de aprendizagem ativa, nomeadamente: Análise de Estudo de Caso; Brainstorming; Role Play, Flipped Learning, Mapas Mentais, pensamento sistémico, privilegiando os 4 C's da Educação (Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico, Criatividade)

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Torres, Filipe T.P. e Machado, Pedro J.O. Introdução à Climatologia. Geografica, 2008.
    Stull, R.Meteorology for Scientists and Engineers, Brooks &Cole Frederick, J. Principles of Atmospheric Science, Jones &Bartlett Publishers
    Wallace, J. and Hobbs, P. Atmospheric Science, An Introductory Survey, Elsevier Academic Press
    Taylor, F.W. Elementary Climate Physics, Oxford Press Holton, J. An Introduction to Atmospheric Dynamics, Elsevier Academic Press

     

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