filmeu

Disciplina Ecologia Geral

  • Apresentação

    Apresentação

    Insere-se no conjunto de disciplinas que pretende dotar aos alunos de competências sobre ecologia, permitindo entender as bases de processos tróficos que regulam os ciclos de energia e massa nos ecossistemas. Na disciplina, salienta-se a importância da utilização de uma linguagem técnica na vertente ecológica e salienta-se a importância da ligação a outras áreas. É uma disciplina no ciclo de estudos que permite entender a importância dos processos naturais que moldam a dinâmica ambiental. Unidade Curricular (UC) fundamental, que se integra com as disciplinas de Química e Biologia Geral, servindo por sua vez de base para disciplinas em anos subsequentes.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.- Formação e composição do planeta Terra

    2.- Ecologia: definição e âmbito

    3.- Breve história da Ecologia

    4.- A diversidade dos ecossistemas. O papel da biodoversidade nos ecossistemas. Cadeias alimentares e níveis tróficos

    5.- Fluxos de energia nos ecossistemas: matéria e energia

    6.- Os Ciclos Biogeoquímicos: água, azoto, fósforo e enxofre

    7.- Autoecologia

    8.- A poluição e os efeitos nos organismos

    9.- Ecologia das Populações

    10.- Ecologia das Comunidades

    11.- Noções de ecologia por habitats: ecologia dos ecossistemas terrestes, ecologia marinha e do intertidal

  • Objetivos

    Objetivos

    Os principais objetivos desta unidade curricular são:

    - Desenvolver uma perspetiva global sobre o campo científico moderno da Ecologia;

    - Tornar-se familiar com a variedade de formas de interação dos organismos com o ambiente físico e biológico;

    - Compreender os processos ecológicos no seu todo, a estrutura e o funcionamento dos ecossistemas a nível local, regional e global.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Método expositivo/ interrogativo; desenvolvimento de trabalhos e desafios com recurso a pesquisa bibliográfica e internet; os trabalhos individuais/em grupo, estudos de caso têm o objetivo da aplicação e amplificação de conhecimentos adquiridos, reflexão e discussão.

    Metodologias de aprendizagem ativa, nomeadamente: Análise de Estudo de Caso; Brainstorming; Role Play, Flipped Learning, Mapas Mentais, pensamento sistémico, privilegiando os 4 C's da Educação (Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico, Criatividade)

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Alan Beeby and Anne-Maria Brennan, 2007, First Ecology - Ecological Principles and Environmental Issues , Third Edition, Oxford University Press, 432 p.
    • The Economy of Nature: R. Ricklefs 2001 5ª ed., W. H. Freeman
    •  Marine Ecology: Marine Ecological Processes. Ivan Valiela. Springer-Verlag, New York, 1984. x, 547 pp

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios