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Apresentação
Apresentação
Insere-se no conjunto de disciplinas que pretende dotar aos alunos de competências sobre ecologia, permitindo entender as bases de processos tróficos que regulam os ciclos de energia e massa nos ecossistemas. Na disciplina, salienta-se a importância da utilização de uma linguagem técnica na vertente ecológica e salienta-se a importância da ligação a outras áreas. É uma disciplina no ciclo de estudos que permite entender a importância dos processos naturais que moldam a dinâmica ambiental. Unidade Curricular (UC) fundamental, que se integra com as disciplinas de Química e Biologia Geral, servindo por sua vez de base para disciplinas em anos subsequentes.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT39-1034
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.- Formação e composição do planeta Terra
2.- Ecologia: definição e âmbito
3.- Breve história da Ecologia
4.- A diversidade dos ecossistemas. O papel da biodoversidade nos ecossistemas. Cadeias alimentares e níveis tróficos
5.- Fluxos de energia nos ecossistemas: matéria e energia
6.- Os Ciclos Biogeoquímicos: água, azoto, fósforo e enxofre
7.- Autoecologia
8.- A poluição e os efeitos nos organismos
9.- Ecologia das Populações
10.- Ecologia das Comunidades
11.- Noções de ecologia por habitats: ecologia dos ecossistemas terrestes, ecologia marinha e do intertidal
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Objetivos
Objetivos
Os principais objetivos desta unidade curricular são:
- Desenvolver uma perspetiva global sobre o campo científico moderno da Ecologia;
- Tornar-se familiar com a variedade de formas de interação dos organismos com o ambiente físico e biológico;
- Compreender os processos ecológicos no seu todo, a estrutura e o funcionamento dos ecossistemas a nível local, regional e global.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Método expositivo/ interrogativo; desenvolvimento de trabalhos e desafios com recurso a pesquisa bibliográfica e internet; os trabalhos individuais/em grupo, estudos de caso têm o objetivo da aplicação e amplificação de conhecimentos adquiridos, reflexão e discussão.
Metodologias de aprendizagem ativa, nomeadamente: Análise de Estudo de Caso; Brainstorming; Role Play, Flipped Learning, Mapas Mentais, pensamento sistémico, privilegiando os 4 C's da Educação (Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico, Criatividade)
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Alan Beeby and Anne-Maria Brennan, 2007, First Ecology - Ecological Principles and Environmental Issues , Third Edition, Oxford University Press, 432 p.
- The Economy of Nature: R. Ricklefs 2001 5ª ed., W. H. Freeman
- Marine Ecology: Marine Ecological Processes. Ivan Valiela. Springer-Verlag, New York, 1984. x, 547 pp
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim