Disciplina Ecologia Geral

  • Apresentação

    Apresentação

    Insere-se no conjunto de disciplinas que pretende dotar aos alunos de competências sobre ecologia, permitindo entender as bases de processos tróficos que regulam os ciclos de energia e massa nos ecossistemas. Na disciplina, salienta-se a importância da utilização de uma linguagem técnica na vertente ecológica e salienta-se a importância da ligação a outras áreas. É uma disciplina no ciclo de estudos que permite entender a importância dos processos naturais que moldam a dinâmica ambiental. Unidade Curricular (UC) fundamental, que se integra com as disciplinas de Química e Biologia Geral, servindo por sua vez de base para disciplinas em anos subsequentes.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.- Formação e composição do planeta Terra

    2.- Ecologia: definição e âmbito

    3.- Breve história da Ecologia

    4.- A diversidade dos ecossistemas. O papel da biodoversidade nos ecossistemas. Cadias alimentares e níveis tróficos

    5.- Fluxos de energia nos ecossistemas: matéria e energia

    6.- Os Ciclos Biogeoquímicos: água, azoto, fósforo e enxofre

    7.- Autoecologia

    8.- A poluição e os efeitos nos organismos

    9.- Ecologia das Populações

    10.- Ecologia das Comunidades

    11.- Noções de ecologia por habitats: ecologia dos ecossistemas terrestes, ecologia marinha e do intertidal

  • Objetivos

    Objetivos

    Os principais objetivos desta unidade curricular são:

    - Desenvolver uma perspetiva global sobre o campo científico moderno da Ecologia;

    - Tornar-se familiar com a variedade de formas de interação dos organismos com o ambiente físico e biológico;

    - Compreender os processos ecológicos no seu todo, a estrutura e o funcionamento dos ecossistemas a nível local, regional e global.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A UC inclui aulas teóricas, seguindo uma metodologia expositiva-interativa, e aulas práticas com auxílio de ferramentas informáticas (modelos numéricos).

    A classificação final da disciplina considera 90% da avaliação teórica (mínimo 9,5/20) e 10% da avaliação prática (mínimo 9,5/20). Relativamente à avaliação teórica, além do estabelecido exame final, são realizadas duas frequências, sem eliminação de matéria. A avaliação prática incluiu a apresentação/discussão dos trabalhos realizados.  Nas aulas teórico-práticas os alunos são incentivados a resolver os exercícios propostos perante os seus colegas.

    A avaliação contínua considera, ainda, a assiduidade e participação do aluno nas aulas.

    Em cada teste, frequência global o exame o aluno pode ser chamado para uma prova oral, em qualquer circunstância sem restrições, para confirmar a nota.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Alan Beeby and Anne-Maria Brennan, 2007, First Ecology - Ecological Principles and Environmental Issues , Third Edition, Oxford University Press, 432 p.
    • The Economy of Nature: R. Ricklefs 2001 5ª ed., W. H. Freeman
    •  Marine Ecology: Marine Ecological Processes. Ivan Valiela. Springer-Verlag, New York, 1984. x, 547 pp

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Hilda de Pablo Leonardo

    2 horas semanais a combinar

    Gabinete do docente

     

     

     

     

     

     

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