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Disciplina Energética Ambiental

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular proporciona aos discentes um conjunto de conteúdos que lhes permite adquirir conhecimentos e desenvolver competências na temática da energia, sistemas energéticos, sistema climático e impactes ambientais relacionados. Entender as causas e as consequências das alterações climáticas, identificar medidas de mitigação de problemas ambientais relacionados com os setores de energia, assim como na adaptação às consequências.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    • Adquirir conhecimentos complementares sobre Termodinânica e sua aplicação no sistema globo/atmosfera
    • Capacitação para a identificação dos principais impactes ambientais associados aos processos de geração de energia
    • Identificar medidas de mitigação de problemas ambientais relacionados com os setores de energia e na adaptação às consequências
    • Conhecer os principais tipos de energias alternativas, bem como viabilizar a utilização destas
    • Entender os elementos constitutivos dos sistemas energéticos e os seus impactes no ambiente
    • Adquirir conhecimentos sobre o sistema climático e efeito de estufa
    • Entender as causas e as consequências das alterações climáticas, medidas de prevenção e adaptação
    • Conhecer a agenda 2030 das Nações Unidas, o Green Deal da União Europeia e os Objetivos de desenvolvimento sustentável; interrelacionar com a complexidade do fenómeno das alterações climáticas
    • Despertar o interesse pelos processos voltados à geração de energia
    • Conhecer a principal legislação
  • Objetivos

    Objetivos

    Capacitar os alunos para a aquisição de competências e conhecimentos complementares sobre Termodinâmica e a sua aplicação para o entendimento acerca da circulação geral da atmosfera e dos oceanos. Saber descrever os principais conceitos relacionados aos Recursos Energéticos. Conhecer as principais fontes de geração de energia (Renováveis e Não Renováveis). Interpretar as principais legislações, agendas, voltadas ao contexto em questão. Conhecer os principais equipamentos utilizados nos processos de geração de energia. Identificar impactes ambientais causados pelo Setor Energético. Conhecimentos sobre o sistema climático e o Efeito de Estufa. As causas e consequências das alterações climáticas; a sua interligação com a agenda 2030 das Nações Unidas, o Green Deal da União Europeia e os Objetivos de desenvolvimento sustentável. Identificar a aplicação da disciplina no campo prático de atuação do Engenheiro do Ambiente.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Método expositivo/ interrogativo; desenvolvimento de trabalhos e desafios com recurso a pesquisa bibliográfica e internet; os trabalhos individuais/em grupo têm o objetivo da aplicação e amplificação de conhecimentos adquiridos, reflexão e discussão; consulta de estudos de impacte ambiental, consulta pública e estímulo ao debate, inovação e criatividade.

    Metodologias de aprendizagem ativa, nomeadamente: Análise de Estudo de Caso; Brainstorming; Role Play, Mentimeter, Flipped Learning, Mapas Mentais, pensamento sistémico, privilegiando os 4 C’s da Educação (Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico, Criatividade).

    Avaliação contínua com assiduidade dos alunos a um mínimo de 70% das aulas, realização de trabalhos de grupo com apresentação escrita e oral, privilegiando-se o debate. Será realizada uma frequência, cuja nota mínima é de 9.5. Os trabalhos desenvolvidos terão um peso de 60% na avaliação e a frequência 40%.

    Exame escrito para alunos não aprovados; nota mínima 10 (9.5).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Regulamentação aplicável
    • Alvim.,C.,  et al., (2010) Energia Final e Equivalente -Procedimento Simplificado de Conversão. Revista Economia e Energia, nr. 18 -jan/fev. 2000. Disponível em, www.ecen.com/eee18/energqui.htm
    • Aubrecht, Gordon, (1995) “Energy”,  2nd edition, Prentice Hall (ed.).
    • Capra, Fritjof, Luisi, Pier L. (2019) “The Systems View of Life. A Unifying Vision,” Cambridge University Press, New York.
    • Hinrichs, Roger A., Kleinbach, Merlin H. (2012) “Energy: Its Use and the Environment” 5th, Brooks/Cole (ed.).
    • Januzzi, G.M. Planejamento integrado de recursos energéticos – Meio ambiente, conservação de energia e fontes renováveis. 1ª ed. Autores Associados. São Paulo-SP, 2007. 266p.
    • Ristein, Robert , Kraushaar, Jack (1998) “Energya and the Environment”, John Willey & Sons (ed.).
    • Stern, Nicholas, 2006, The Economics of Climate Change. The Stern Review, https://webarchive.nationalarchives.gov.uk/20100407172811/http://www.hm-treasury.gov.uk/stern_review_report.htm
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