Disciplina Energética Ambiental

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular proporciona aos discentes um conjunto de conteúdos que lhes permite adquirir conhecimentos e desenvolver competências na temática da energia, sistemas energéticos, sistema climático e impactes ambientais relacionados. Entender as causas e as consequências das alterações climáticas, identificar medidas de mitigação de problemas ambientais relacionados com os setores de energia, assim como na adaptação às consequências.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    • Adquirir conhecimentos complementares sobre Termodinânica e sua aplicação no sistema globo/atmosfera
    • Capacitação para a identificação dos principais impactes ambientais associados aos processos de geração de energia
    • Identificar medidas de mitigação de problemas ambientais relacionados com os setores de energia e na adaptação às consequências
    • Conhecer os principais tipos de energias alternativas, bem como viabilizar a utilização destas
    • Entender os elementos constitutivos dos sistemas energéticos e os seus impactes no ambiente
    • Adquirir conhecimentos sobre o sistema climático e efeito de estufa
    • Entender as causas e as consequências das alterações climáticas, medidas de prevenção e adaptação
    • Conhecer a agenda 2030 das Nações Unidas, o Green Deal da União Europeia e os Objetivos de desenvolvimento sustentável; interrelacionar com a complexidade do fenómeno das alterações climáticas
    • Despertar o interesse pelos processos voltados à geração de energia
    • Conhecer a principal legislação
  • Objetivos

    Objetivos

    Capacitar os alunos para a aquisição de competências e conhecimentos complementares sobre Termodinâmica e a sua aplicação para o entendimento acerca da circulação geral da atmosfera e dos oceanos. Saber descrever os principais conceitos relacionados aos Recursos Energéticos. Conhecer as principais fontes de geração de energia (Renováveis e Não Renováveis). Interpretar as principais legislações, agendas, voltadas ao contexto em questão. Conhecer os principais equipamentos utilizados nos processos de geração de energia. Identificar impactes ambientais causados pelo Setor Energético. Conhecimentos sobre o sistema climático e o Efeito de Estufa. As causas e consequências das alterações climáticas; a sua interligação com a agenda 2030 das Nações Unidas, o Green Deal da União Europeia e os Objetivos de desenvolvimento sustentável. Identificar a aplicação da disciplina no campo prático de atuação do Engenheiro do Ambiente.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Método expositivo/ interrogativo; desenvolvimento de trabalhos e desafios com recurso a pesquisa bibliográfica. Proposição e resolução de problemas com recurso a análise de estudos de caso, com desenvolvimento de trabalhos individuais/em grupo de implementação prática para aplicação/amplificação de conhecimentos adquiridos, reflexão e discussão.

    A avaliação contínua prevê a assiduidade dos alunos a um mínimo de 70% das aulas, realização de fichas de trabalho e/ ou trabalhos de grupo, com apresentação escrita e oral, privilegiando-se a partilha de conhecimentos e o debate entre pares. Os trabalhos parcelares desenvolvidos ao longo do semestre terão um peso de 60% e o trabalho final de 40%. O exame escrito será destinado aos alunos não aprovados ou que pretendam melhorar a nota. Para aprovação as notas devem ser, no mínimo, de 10 (9,5). Em cada teste ou exame o aluno pode ser chamado para uma prova oral, em qualquer circunstância e sem restrições, para confirmar a nota perante o docente.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Regulamentação aplicável
    • Alvim.,C.,  et al., (2010) Energia Final e Equivalente -Procedimento Simplificado de Conversão. Revista Economia e Energia, nr. 18 -jan/fev. 2000. Disponível em, www.ecen.com/eee18/energqui.htm
    • Aubrecht, Gordon, (1995) “Energy”,  2nd edition, Prentice Hall (ed.).
    • Capra, Fritjof, Luisi, Pier L. (2019) “The Systems View of Life. A Unifying Vision,” Cambridge University Press, New York.
    • Hinrichs, Roger A., Kleinbach, Merlin H. (2012) “Energy: Its Use and the Environment” 5th, Brooks/Cole (ed.).
    • Januzzi, G.M. Planejamento integrado de recursos energéticos – Meio ambiente, conservação de energia e fontes renováveis. 1ª ed. Autores Associados. São Paulo-SP, 2007. 266p.
    • Ristein, Robert , Kraushaar, Jack (1998) “Energya and the Environment”, John Willey & Sons (ed.).
    • Stern, Nicholas, 2006, The Economics of Climate Change. The Stern Review, https://webarchive.nationalarchives.gov.uk/20100407172811/http://www.hm-treasury.gov.uk/stern_review_report.htm
  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Isabel Abreu dos Santos

    16-18h, segunda feira

    sala de professores

    Luís Alves

    hora a combinar com o docente

    sala de professores

     

     

     

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