filmeu

Disciplina Projeto em Engenharia do Ambiente

  • Apresentação

    Apresentação

    É uma disciplina de final de licenciatura sendo importante que os alunos tenham realizado o maior número possível de disciplinas dos semestres anteriores. Nos Projectos de Engenharia do Ambiente são necessários muitos dos conceitos adquiridos em disciplinas transversais e mais específicas da área do ambiente.

    Por este motivo esta disciplina desenvolve-se no último semestre do curso. Ao oferecer aos alunos um conjunto de várias propostas e de professores tutores, facilita-se que os alunos possam escolher uma temática da sua preferência.

    Esta disciplina no final do percurso académico do estudante permite ao próprio verificar se se sente preparado para organizar o seu trabalho perante desafios semanais que lhe são colocados pelo professor tutor e se consegue executar tarefas com maior autonomia.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Os docentes envolvidos na disciplina são convidados a propor vários temas relacionados ou com as suas linhas de investigação ou idealmente com a resolução de um problema específico para uma entidade externa parceira.

    A totalidade dos temas a serem trabalhados dependerá do número de alunos inscritos na disciplina, procedendo os alunos à escolha do tema de acordo com a sua área de interesse pessoal.

    Decorrerá da seguinte forma:

    - Apresentação dos temas dos professores tutores;

    - Organização dos grupos de trabalho;

    - Selecção dos temas de projectos pelos grupos de trabalho;

    - Introdução à temática onde os alunos desenvolverão o trabalho;

    - Orientação dos alunos pelos tutores específicos, com aulas/acompanhamento do grupo de trabalho (reuniões tutoriais);

    - Desenvolvimento do trabalho e elaboração de um relatório final;

    - Apresentação dos resultados finais, em modo de seminário, aos colegas, docentes e possíveis entidades parceiras.

  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende promover-se o desenvolvimento da responsabilidade individual e da dinâmica de grupo, com rigor no desempenho de qualquer etapa para cumprimento do planeamento definido. Exercitar o trabalho de equipa, partindo do esforço do individuo, onde cada elemento é estimulado a oferecer ao grupo as suas melhores competências, aprendendo e interagindo com os outros, no alcance de um objectivo comum - cumprimento de todas as etapas pré-estabelecidas.

    Pretende-se que os alunos consolidem/integrem/apliquem os conhecimentos adquiridos ao longo da formação académica, numa tentativa de aproximar e oferecer aos alunos uma experiência, o mais próxima possível de situações reais.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Procura-se com esta UC a integração dos alunos em projectos I&D ou em iniciativas que visam a resolução de problemas concretos propostos por entidades parceiras com acompanhamento de professores orientadores. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    A bibliografia é variada sendo aconselhada pelo docente responsável por cada tema. Tem por base artigos científicos, livros, etc., de acordo com as áreas e os temas a serem explorados.

    Bibliografia geral:

    Mackenzie, L. Davis; L. Masten, Susan J.  (3ª Edição); ¿Princípios de Engenharia Ambiental¿; ISBN 9788580555905; McGraw-Hill; 872 p..

     Zimmerman, Julie B.e Mihelcic, James R., (2017); ¿Engenharia Ambiental- Fundamentos, Sustentabilidade e Projeto¿; ISBN 9788521634553; LTC; 732 p..

    Abel Pinto, A.; (2018); ¿ISO 14001:2015 Gestão Ambiental - Guia Prático¿; ISBN 9789897523847; Lidel; 240 p.

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios