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Apresentação
Apresentação
Esta Unidade Curricular aborda os conceitos básicos da Biologia e as suas aplicações diretas nas diversas áreas da engenharia do ambiente.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT39-20
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- História da vida na Terra
- A evolução e a árvore da vida: evolução e seleção natural; genética de populações; especiação e árvores evolutivas
- Biodiversidade e conservação
- Seres vivos: organização biológica.
- Controlo nuclear da actividade celular: estrutura do núcleo, fluxo de informação genética e ciclo celular e sua regulação
- Dinâmica celular: moléculas, estruturas celulares, organitos e fisiologia
- Fotossíntese. Reações dependentes de luz. O Ciclo de Calvin
- Biologia das plantas: classificação, anatomia e regulação do desenvolvimento
- Biologia dos animais: classificação, histologia e regulação do desenvolvimento
- Biologia comportamental
- A biologia na engenharia do ambiente
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Objetivos
Objetivos
A disciplina dará uma visão geral de processos e funções biológicas que são a base da vida. O objectivo principal é que o aluno possa compreender e integrar os diferentes níveis de organização do mundo vivo, do átomo à biosfera, num contexto evolutivo
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias de ensino baseiam-se em apresentações teóricas explicadas pelo professor com o recurso a meios audiovisuais, complementadas com a realização de exercícios de aplicação. A avaliação consiste na realização de duas frequências, com ponderação de 60% na classificação final. Os alunos que não obtenham aprovação nas frequências terão que realizar exame final teórico, desde que tenham obtido aprovação nas práticas. Quanto às aulas laboratoriais, são realizadas de acordo com protocolos previamente distribuídos e com alguns apontamentos fornecidos nas aulas. A componente de avaliação das práticas laboratoriais (avaliação contínua), somando 40% da classificação final da unidade curricular, compreende 3 parâmetros: uma apresentação oral, a participação em sala de aula e um trabalho/relatório. Em cada teste ou exame o aluno pode ser chamado para uma prova oral, em qualquer circunstância e sem restrições, para confirmar a nota perante o docente.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Azevedo, C. (1999) Biologia Celular e Molecular, Lidel - Edições Técnicas, Lisboa
Junqueira, L. C.; Carneiro, J. (2000) Biologia Celular e Molecular, 7ª ed., Guanabara Koogan SA.
Karp G (2004) Cell and Molecular Biology: Concepts and Experiments, 4th Ed.. John Wiley & Sons, Inc, New York.
Richau, J. (2012) Biologia: moléculas, células e processos. Universidade Lusófona, Lisboa.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Cândida Rocha
Quarta 16h00-18h00
C.1.1.
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Mobilidade
Mobilidade
Sim