-
Apresentação
Apresentação
Esta Unidade Curricular aborda os conceitos básicos da Biologia e as suas aplicações diretas nas diversas áreas da engenharia do ambiente.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT39-20
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- História da vida na Terra
- A evolução e a árvore da vida: evolução e seleção natural; genética de populações; especiação e árvores evolutivas
- Biodiversidade e conservação
- Seres vivos: organização biológica.
- Controlo nuclear da actividade celular: estrutura do núcleo, fluxo de informação genética e ciclo celular e sua regulação
- Dinâmica celular: moléculas, estruturas celulares, organitos e fisiologia
- Fotossíntese. Reações dependentes de luz. O Ciclo de Calvin
- Biologia das plantas: classificação, anatomia e regulação do desenvolvimento
- Biologia dos animais: classificação, histologia e regulação do desenvolvimento
- Biologia comportamental
- A biologia na engenharia do ambiente
-
Objetivos
Objetivos
A disciplina dará uma visão geral de processos e funções biológicas que são a base da vida. O objectivo principal é que o aluno possa compreender e integrar os diferentes níveis de organização do mundo vivo, do átomo à biosfera, num contexto evolutivo
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Método expositivo/ interrogativo; desenvolvimento de trabalhos e desafios com recurso a pesquisa bibliográfica e internet; os trabalhos individuais/em grupo, estudos de caso têm o objetivo da aplicação e amplificação de conhecimentos adquiridos, reflexão e discussão.
Metodologias de aprendizagem ativa, nomeadamente: Análise de Estudo de Caso; Brainstorming; Role Play, Flipped Learning, Mapas Mentais, pensamento sistémico, privilegiando os 4 C's da Educação (Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico, Criatividade).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Azevedo, C. (1999) Biologia Celular e Molecular, Lidel - Edições Técnicas, Lisboa
Junqueira, L. C.; Carneiro, J. (2000) Biologia Celular e Molecular, 7ª ed., Guanabara Koogan SA.
Karp G (2004) Cell and Molecular Biology: Concepts and Experiments, 4th Ed.. John Wiley & Sons, Inc, New York.
Richau, J. (2012) Biologia: moléculas, células e processos. Universidade Lusófona, Lisboa.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim