Disciplina Química Analítica

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC coloca em foco os aspectos da química que são particularmente valiosos para resolver problemas ambientais, e estabelece uma base de conhecimento, na área de análise química quantitativa especializada em águas e efluentes, que permitirá ao aluno compreender e resolver os problemas que fazem parte da prática e investigação em Engenharia do Ambiente.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1-Introdução. SI de unidades. Algarismos significativos. Conversão entre unidades. Preparação de soluções. Equilíbrio químico.

    2- Soluções de ácidos e bases. Sistemas ácido-base. Autoininização da água. Ácidos e bases fortes. Ácidos e bases fracas, aspetos qualitativos e quantitativos. Soluções de bases fracas e sais. Misturas de ácidos fortes e fracos.

    3- Reações entre ácidos e bases. Titulações. Tampões. Indicadores. Ácidos polipróticos. Espécies anfotéricas. Fatores que influenciam a solubilidade

    4- Electroquímica. Fundamentos. Estados de oxidação. Cálulas voltaicas. Electrolise. Corrosão

    5- Espectrofotometria de absorção molecular. Espectros de absorção. Curva de calibração.

  • Objetivos

    Objetivos

    A UC tem como objectivo essencial promover a compreensão dos princípios da química analítica e a sua aplicação à Engenharia do Ambiente. Enfatiza, através da execução de trabalhos práticos seleccionados e da resolução de problemas específicos, como tais princípios são aplicados na área do ambiente.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas teóricas, teórico-práticas e de laboratório. Nas aulas teóricas são abordados assuntos do ponto de vista conceptual. Nas aulas teórico-práticas são resolvidos exercícios das fichas disponibilizadas. Nas aulas de laboratório são realizados ensaios de protocolos laboratoriais.

     

    Avaliação contínua:

    • Dois testes escritos que incluem teoria e exercícios. (70% do total)
    • Preparação dos trabalhos laboratoriais, a sua execução e elaboração de relatórios. (20% do total)
    • Considera-se a assiduidade e participação do aluno nas aulas (10% do total).
    • Consideram-se aprovados os alunos que obtiverem uma média nos dois testes não inferior a 10 valores (em 20).

     

    Avaliação exame final:

    • Consideram-se aprovados os alunos que obtenham uma classificação no exame (T+P) não inferior a 10 valores (em 20).

     

    Em cada teste, frequência global o exame o aluno pode ser chamado para uma prova oral, em qualquer circunstância sem restrições, para confirmar a nota.

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Sawyer C. N., McCarty P. L., Parkin G. F. (2003) - Chemistry for Environmental Engineering and Science, McGraw Hill, 752 p
    • Pradyot, P. (2010) - Handbook of Environmental Analysis: Chemical Pollutants in Air, Water, Soil, and Solid Wastes, 2nd Ed. CRC Press, 824 p.
    • Harris, D. C. (2010)- Quantitative Chemical Analysis, 8th ed., W.H. Freeman & Co., 892 p.
    • Harris, D. C. (2012) - Exploring Chemical Analysis, 5th Ed., W.H. Freeman & Co., 640 p.

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Hilda de Pablo Leonardo

    Agendamento com o
    aluno por email

    Gabinete da docente

     

     

     

     

     

     

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