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Apresentação
Apresentação
Esta UC coloca em foco os aspectos da química que são particularmente valiosos para resolver problemas ambientais, e estabelece uma base de conhecimento, na área de análise química quantitativa especializada em águas e efluentes, que permitirá ao aluno compreender e resolver os problemas que fazem parte da prática e investigação em Engenharia do Ambiente.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT39-32
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1-Introdução. SI de unidades. Algarismos significativos. Conversão entre unidades. Preparação de soluções. Equilíbrio químico.
2- Soluções de ácidos e bases. Sistemas ácido-base. Autoininização da água. Ácidos e bases fortes. Ácidos e bases fracas, aspetos qualitativos e quantitativos. Soluções de bases fracas e sais. Misturas de ácidos fortes e fracos.
3- Reações entre ácidos e bases. Titulações. Tampões. Indicadores. Ácidos polipróticos. Espécies anfotéricas. Fatores que influenciam a solubilidade
4- Electroquímica. Fundamentos. Estados de oxidação. Células voltaicas. Electrolise. Corrosão
5- Espectrofotometria de absorção molecular. Espectros de absorção. Curva de calibração.
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Objetivos
Objetivos
A UC tem como objectivo essencial promover a compreensão dos princípios da química analítica e a sua aplicação à Engenharia do Ambiente. Enfatiza, através da execução de trabalhos práticos seleccionados e da resolução de problemas específicos, como tais princípios são aplicados na área do ambiente.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologia ativa de ensino colocando o aluno no centro do processo de aprendizagem. Os alunos são incentivados a resolver autonomamente exercícios tendo oportunidade de discutir com os seus pares a metodologia de resolução dos problemas. Este processo permitirá aos alunos desenvolverem pensamento crítico, aumentando a sua capacidade de resolução de problemas.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Sawyer C. N., McCarty P. L., Parkin G. F. (2003) - Chemistry for Environmental Engineering and Science, McGraw Hill, 752 p
- Pradyot, P. (2010) - Handbook of Environmental Analysis: Chemical Pollutants in Air, Water, Soil, and Solid Wastes, 2nd Ed. CRC Press, 824 p.
- Harris, D. C. (2010)- Quantitative Chemical Analysis, 8th ed., W.H. Freeman & Co., 892 p.
- Harris, D. C. (2012) - Exploring Chemical Analysis, 5th Ed., W.H. Freeman & Co., 640 p.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não