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Disciplina Química II

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC tem por âmbito principal estudar as moleculas e sua reactividade, conhecer os processos químicos que ocorrem na natureza, seja de forma natural, seja provocado por alguma interferência humana, desenvolver medidas que possam beneficiar o meio ambiente. Os principais focos são os estudo dos processos químicos no ar, água, solo, poluição provocada por radiação, resíduos químicos e biológicos; Analisar, remediar e melhorar processos químicos relacionados com a natureza. A área da Química permite perceber e explicar fenómenos diretamente relacionados com diversas outras ciências, como Geografia, Ecologia, Geologia, Agronomia, Biologia, Toxicologia, entre outras.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1-Introdução: Tabela periódica. Os iões no meio biológico. Reações químicas, estequiometria, acerto. Preparação de Solutions. Ligação Química.

    2-Equilíbrio ácido-base: Factores que o influenciam ( princípio de Le Chatelier). Força dos ácidos e bases, type de ácidos. Soluções tampão. Titulações. Equilíbrio de solubilidade. Análise qualitativa. Aplicações no estudo de produtos naturais, meios biológicos

    3-Equilíbrio de Solubilidade. Principio de LeChâtelier. Efeito do ião em comum

    4-Electroquímica: oxidação-redução nos mecanismos biológicos, electrólise, corrosão.

    5-Química dos metais de transição. Compostos de coordenação. Importância dos complexos no biológico (clorofila, hemoglobina). Cor e propriedades magnéticas. Espectrofotometria. Efeito da complexação na solubilidade de um sólido pouco solúvel.

    6-Cinética química. Parâmetros que influenciam a velocidade de reação (Catalisadores químicos, enzimáticos, temperatura, concentração)

    7-Termoquímica

  • Objetivos

    Objetivos

    Adquirir uma perspectiva global do estudo da Química e da sua interacção com as outras ciências. Adquirir os conhecimentos básicos para aplicar em áreas específicas na áreas da Bioquímica, Biologia, Saúde, Ambiente.

    Desenvolver a observação, o raciocínio e lógica na resolução de problemas e elaboração de conclusões. As aulas teórico-práticas alternadas com aulas de laboratório têm como objectivo o preparar o aluno para trabalhar em termos de comportamento atendendo às regras de segurança, manuseamento de material, capacidade de observação, raciocínio e elaboração de um relatório científico.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Implementação de aulas à distância para apoio extra do estudante com exercícios adicionais para trabalho de casa e melhor compreensão da matéria. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    1)-Chang, R. " Chemistry ", 9th ed., International Edition, McGraw-Hill, 2007.

    2)- Chang, R. And Goldsby, K. A., "Química", 11th ed. , AMGH Editora Ltda, M cGraw-Hill Education , 2013.

    3)-Atkins, P., Jones, L. " Chemistry: molecules, matter and change", 4th ed.,W. H. Freeman and Company, 1999.

    4)-Atkins, P., Jones, L. " Chemical Principles, the Quest for Insight, 2th ed., W. H. Freeman and Company, 2001.

     

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