-
Apresentação
Apresentação
Aprendizagem dos aspetos fundamentais da Toxicologia em geral e das suas diversas aplicações nomeadamente no âmbito da alimentação, ambiente e saúde.
Capacidade em compreender os mecanismos de toxicidade celular e tecidual associados a agentes tóxicos através da alimentação ou do ambiente.
Saber identificar o tipo de contaminante e seus efeitos tóxicos para o ambiente. Clarificar o(s) mecanismo(s) de toxicidade.
Avaliar os efeitos adversos para a saúde humana, resultantes da exposição a contaminantes.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT39-945
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Considerações gerais sobre Toxicologia.Introdução à Toxicologia.
Aplicações da Toxicologia: toxicologia ambiental e ecotoxicologia; toxicologia alimentar;toxicologia analítica e toxicologia clínica.
Tipos de Toxicidade:Toxicidade aguda, subaguda, subcrónica e crónica.
Factores que afectam a toxicidade no homem e ambiente.Toxicidade em órgãos e sistemas.Mecanismos de toxicidade.Toxicologia genética e cancerigénese.
Os contaminantes e tóxicos presentes nos alimentos e ambiente.Toxinas presentes nos alimentos e cadeia alimentar. Contaminação por metais pesados: mercúrio, ferro e cádmio.
Dioxinas : sua formação e contaminação no ambiente e nos alimentos destinados a consumo humano.
Biotransformação de cancerígenos presentes em alimentos: naturais ou formados durante o processamento dos alimentos
Contaminantes e tóxicos ambientais:Poluentes do ar, solo e água.
A Toxicologia aplicada à Biotecnologia e Ambiente.Bioremediação.
-
Objetivos
Objetivos
Adquirir conhecimentos básicos sobre toxicologia, e os efeitos de substâncias tóxicas (ex. poluentes, fármacos, toxinas) no homem e nos ecossistemas. Significado de bioconcentração, biodegradação e bioamplificação no ser humano e no Ambiente.
Estudo e aplicação dos procedimentos envolvidos na classificação de substâncias químicas e em avaliação de risco. O aluno terá de ser capaz de apreender os conceitos básicos acerca da toxicologia. Identificar os diversos poluentes nos compartimentos ambientais ar, solo, água. Interpretar curvas dose resposta. Relacionar o potencial tóxico das substâncias com a segurança da saúde humana. Conhecer os principais testes de toxicologia e sua aplicação a casos concretos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas teóricas serão na forma de seminários e as praticas em laboratório com a participação activa dos estudantes.1-Avaliação continua: Nota teórica- Realização de 2 frequências teóricas, cuja média final terá que ser igual ou superior a 9,5 valores.Nota prática: Realização de relatórios dos trabalhos laboratoriais e apresentação oral de um poster. A avaliação final - 50% da nota prática (avaliação de relatórios (30%) em grupo +apresentação oral de um poster (20%)) + 50% da nota teórica.2-Avaliação por exame:Para o caso do aluno não ser aprovado na avaliação contínua poderá ir a exame final conforme regras da instituição. Este exame terá contemplado a parte teórica e prática da matéria. A nota final deverá ser superior ou igual a 9,5 valores . Em caso de suspeita ou evidência de qualquer tipo de fraude (cópia utilização de dispositivos eletrónicos e plágio, o professor poderá fazer uma oral para confirmar os conhecimentos do aluno.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
1-Casarett e Doulls (2001). Toxicologia. A ciência dos tóxicos. Tradução Portuguesa. Compêndio. McGraw Hill. Lisboa.
2-Colin Baird (1998) Environmental Chemistry. 2nd Ed. W.H.Freeman & Co.
3-C.H.Walker, S.P. Hopkins, R.M. Sibly and D.R. Peakall (2000). Principles of Ecotoxicology. 2nd Ed. Taylor & Francis. London.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Elisabete Mauricio
quarta-feira 12.00-13.00 h
Lab. E04
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim