filmeu

Disciplina Máquinas Elétricas II

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular surge no seguimento dos conteúdos programáticos leccionados em Máquinas
    Eléctricas I. Trata-se de uma unidade curricular orientada para o estudo, análise e dimensionamento das
    principais máquinas electromagnéticas presentes no quotidiano da sociedade actual nos seus mais
    diversos ambientes.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Conversão Electromecânica de Energia
      1. campo de ligação
      2. co-energia magnética
      3. forças e binários electromagnéticos
    2. Enrolamentos de ME rotativas
      1. forças magnetomotrizes
      2. enrolamentos com distribuições discretas e sinusoidais
      3. campo girante
      4. indutâncias
      5. equações das tensões e correntes nos enrolamentos (ETCE)
    3. Máquina Assíncrona Trifásica (MA)
      1. matrizes das indutâncias
      2. ETCE
      3. transformações de Clarke e Park
      4. binário
    4. Modelo equivalente da MA em regime estacionário equilibrado (REE)
      1. análise
      2. balanço energético
      3. modelo de Thévenim
      4. binário
      5. curvas características
    5. Máquina Síncrona (MS)
      1. matrizes das indutâncias
      2. ETCE
      3. binário de relutância e de reacção
      4. manobra de arranque
    6. Modelo equivalente da máquina síncrona em REE
      1. dedução e análise
      2. reactância síncrona
      3. ângulo de potência
      4. balanço energético
      5. binário
      6. operação como motor/gerador e como compensador síncrono
    7. Máquinas Especiais
      1. motores passo a passo, de relutância, híbridos, monofásicos de indução e série universal
  • Objetivos

    Objetivos

    Tendo, em Máquinas Eléctricas I, sido introduzidas algumas das ferramentas de análise necessárias,
    assim como o transformador e a máquina de corrente contínua, procede-se agora ao estudo e análise da
    máquina assíncrona, da máquina síncrona e de algumas máquinas eléctricas especiais. Pretende-se
    dotar os alunos de capacidades de análise e ferramentas de dimensionamento de máquinas eléctricas
    (ME), desenvolvendo a sua aptidão para o entendimento dos princípios de operação inerentes a cada
    máquina, assim como a sua aplicabilidade em problemas de ordem prática. Simultaneamente,
    pretende-se que os alunos sejam capazes de ampliar o seu espírito crítico na análise de resultados,
    promovendo-se a evidência experimental dos conceitos leccionados através de ensaios laboratoriais e
    da realização de trabalhos de simulação, fazendo uso de modelos desenvolvidos pelos alunos.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Para dar suporte ao processo de ensino-aprendizagem, são usadas projecções de slides, software de simulação da área da electrotécnica e projecção de vídeos demonstrativos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Slides da UC de Máquinas Eléctricas II - U. Lusófona - José Alberto
INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios