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Apresentação
Apresentação
É uma disciplina obrigatoria para alunos do ramo de telecomunicações do curso. È a disciplina onde os alunos se cruzam pela primeira vez com os conceitos fundamentais de comunicação analogica and digital.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT46-2-7646
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.Introdução.Modelo de um sistema de Telecomunicações.2. Sinais (revisão).Introdução aos processos estocásticos.Caracterização.Modelos de ruído.3.Modulação analógica de portadoras sinusoidais.AM e FM. Sinais e ruído passa-banda.Desempenho face ao ruído.4.Digitalização de fontes analógicas - sistemas PCM.Amostragem e Quantização.Erro e ruído de quantização.5.Modelo de uma fonte digital. Medida de informação e entropia. Introdução ao problema da codificação de fonte. Codificação de Huffman.
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Objetivos
Objetivos
O principal objectivo da disciplina é o de transmitir aos alunos os conceitos base de telecomunicações bem como introduzir as principais ferramentas matemáticas e computacionais para o seu tratamento. Pretende-se:
- Introduzir os fundamentos de modulações analógicas, modulação por pulsos e codificação de fonte. Desta forma, o aluno ficará capacitado a compreender, desenvolver e projectar sistemas analógicos de telecomunicações.
- Desenvolver uma compreensão abrangente dos conceitos de telecomunicações, que permitam, ao aluno, a intervenção em sistemas de áreas distintas, mas regidos pelos mesmos princípios matemáticos fundamentais.
- Adquirir a capacidade de analisar e manipular sinais e sistemas lineares e invariantes no tempo através das suas representações no domínio do tempo, frequência, e da transformada de Fourier. Estas competências são fundamentais, para o projecto e desenvolvimento de algoritmos de compressão e codificação de dados (e.g., áudio, vídeo, texto, etc.).
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de ensino divide-se em duas componentes: (1) Forte exposição teórica dos conceitos fundamentais e resolução de exercícios de aplicação; (2) Trabalhos práticos para visualização dos conceitos leccionados e adquisição de técnicas de computação. As componentes de avaliação são:
Prova Teórica (70% da Classificação Final):- Duas provas escritas, abrangendo a totalidade da matéria das aulas teóricas ou exames nas épocas previstas nos regulamentos
- Prova oral (da qual pode ser obtida dispensa, pelos alunos com elevada assiduidade e manifesta participação positiva nas aulas)
- Nota mínima: 10.0 valores
Trabalhos práticos (30% da Classificação Final):- Conjunto de trabalhos, a entregar pelos alunos, em grupos a definir pelo docente, disponíveis em todas as épocas previstas nos regulamentos
- Nota mínima: 10.0 valores
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
S. Haykin, M. Moher, Introduction to Analog and Digital Communications, John Wiley & Sons, 2ª Ed., 2007.
S. Haykin, Communication Systems, John Wiley & Sons, 5ª Ed., 2013.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
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Mobilidade
Mobilidade
Sim