-
Apresentação
Apresentação
Esta UC pretende ser um espaço exploratório e experimental em torno do género fotográfico do Retrato. Partindo de um processo de investigação prática, irão sendo introduzidos temas pertinentes à história e à atualidade do retrato fotográfico, a explorar através da apresentação de trabalhos de diversos fotógrafos e da leitura de textos. Serão abordados temas como Identidade, Mito e Representação, no sentido de provocar uma reflexão que promova a prática.
Inserindo-se no último ano da Licenciatura em Fotografia, esta UC visa também abordar metodologias de investigação prática, promovendo o desenvolvimento de uma pesquisa aprofundada sobre um campo da representação, incluindo fontes de proveniências diversas, aglutinando a informação num projeto de expressão fotográfica autoral.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT624-13692
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Partindo de uma lista de tarefas/exercícios do artista John Baldessari, iremos construir a nossa lista de tarefas/exercícios que serão a base de produção na UC.
Serão abordados alguns textos, a partir dos quais refletiremos sobre questões relevantes ao tema do Retrato e a metodologias de pesquisa prática.
- Identidade, mito e máscara;
- Contexto e representação; auto-etnografia
- Tornar-se outro; antropologia e performance;
- O Olhar;
- Outros
Ao longo do semestre, os alunos realizarão um conjunto de tarefas/exercícios de retrato informados pelos temas abordadas em aula. Os resultados deverão ser apresentados e discutidos em contexto de aula, num processo que se quer dialectico e que promova a experimentação.
-
Objetivos
Objetivos
Entender a representação do humano como hipótese de expressão autoral, compreendendo as subtilezas de caráter antropológico e as suas ramificações na história do século XIX e XX.
Aprofundar o conhecimento de diversos autores da fotografia e das suas obras, abrindo as hipóteses de leitura das mesmas e estabelecendo ligações discursivas com a representação do humano ao longo dos tempos.
Desenvolver a capacidade de criação de retratos fotográficos originais, reforçando capacidades de reflexão, pesquisa e concretização; encarando o a tentativa e erro como processo de descoberta e estimulo à repetição.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas teórico-práticas com apresentação de temas e autores, fomentando a discussão e o debate das principais ideias enunciadas.
Aulas teóricas de análise e reflexão sobre textos.
Aulas práticas de produção e apresentação dos exercícios a realizar.
Avaliação:
Exercícios (x5) = 50%
Os exercícios serão avaliados de acordo com os seguintes parâmetros:
- Adequação à introdução e reflexão que introduz o exercício;
- Originalidade;
- Criatividade;
- Qualidades técnicas;
- Qualidades estéticas;
- Capacidade de análise aquando da apresentação dos resultados.
Investigação teórico-prático = 25% (ensaio visual acompanhado de 1500 - 2500 palavras, exluíndo anexos, bibliografia, legendas e notas de rodapé).
Avaliação contínua = 25% (assiduidade, pontualidade, sentido crítico, participação, atitude, cooperação, dedicação, autonomia).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Barthes, Roland - Mitologias. 11ª ed. Rio de Janeiro :Bertrand Brasil, 2001. ISBN 85-286-0187-0
- Baldessari, John - [assignments]. N/A
- Lewitt, Sol - [letter to Eva Hesse]. N/A
- Dongala, Emmanuel - Le Feu des Origins. Babel, 2018. ISBN 978-2-330-10321-7
- Fradique, Teresa - “For years, I have dreamed of a liberated Anthropology” in Antropologia e Performance: Agir, Atuar, Exibir. coord. Paula Godinho. 1º ed. Colecção Cultura e Sociedade - n.º 12, Castro Verde, 100LUZ, 2014. ISBN: 978-989-8448-26-2
- Bochner, Arthur; Ellis, Carolyn, AUTOETHNOGRAPHY, PERSONAL NARRATIVE, REFLEXIVITY, Researcher as Subject, January 2000. University of South Florida.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
-
Mobilidade
Mobilidade
Não