filmeu

Disciplina Retrato Fotográfico

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC pretende ser um espaço exploratório e experimental em torno do género fotográfico do Retrato. Partindo de um processo de investigação prática, irão sendo introduzidos temas pertinentes à história e à atualidade do retrato fotográfico, a explorar através da apresentação de trabalhos de diversos fotógrafos e da leitura de textos. Serão abordados temas como Identidade, Mito e Representação, no sentido de provocar uma reflexão que promova a prática.

    Inserindo-se no último ano da Licenciatura em Fotografia, esta UC visa também abordar metodologias de investigação prática, promovendo o desenvolvimento de uma pesquisa aprofundada sobre um campo da representação, incluindo fontes de proveniências diversas, aglutinando a informação num projeto de expressão fotográfica autoral.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Partindo de uma lista de tarefas/exercícios do artista John Baldessari, iremos construir a nossa lista de tarefas/exercícios que serão a base de produção na UC.  

    Serão abordados alguns textos, a partir dos quais refletiremos sobre questões relevantes ao tema do Retrato e a metodologias de pesquisa prática.

    • Identidade, mito e máscara;
    • Contexto e representação; auto-etnografia
    • Tornar-se outro; antropologia e performance;
    • O Olhar;
    • Outros

    Ao longo do semestre, os alunos realizarão um conjunto de tarefas/exercícios de retrato informados pelos temas abordadas em aula. Os resultados deverão ser apresentados e discutidos em contexto de aula, num processo que se quer dialectico e que promova a experimentação. 

  • Objetivos

    Objetivos

    Entender a representação do humano como hipótese de expressão autoral, compreendendo as subtilezas de caráter antropológico e as suas ramificações na história do século XIX e XX.

    Aprofundar o conhecimento de diversos autores da fotografia e das suas obras, abrindo as hipóteses de leitura das mesmas e estabelecendo ligações discursivas com a representação do humano ao longo dos tempos.

    Desenvolver a capacidade de criação de retratos fotográficos originais, reforçando capacidades de reflexão, pesquisa e concretização; encarando o a tentativa e erro como processo de descoberta e estimulo à repetição.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas teórico-práticas com apresentação de temas e autores, fomentando a discussão e o debate das principais ideias enunciadas.

    Aulas teóricas de análise e reflexão sobre textos.

    Aulas práticas de produção e apresentação dos exercícios a realizar.

    Avaliação:

    Exercícios (x5) = 50%

    Os exercícios serão avaliados de acordo com os seguintes parâmetros:

    - Adequação à introdução e reflexão que introduz o exercício;

    - Originalidade;

    - Criatividade;

    - Qualidades técnicas;

    - Qualidades estéticas;

    - Capacidade de análise aquando da apresentação dos resultados.

    Investigação teórico-prático = 25% (ensaio visual acompanhado de 1500 - 2500 palavras, exluíndo anexos, bibliografia, legendas e notas de rodapé).

    Avaliação contínua = 25% (assiduidade, pontualidade, sentido crítico, participação, atitude, cooperação, dedicação, autonomia).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Barthes, Roland - Mitologias. 11ª ed. Rio de Janeiro :Bertrand Brasil, 2001. ISBN 85-286-0187-0
    • Baldessari, John - [assignments]. N/A
    • Lewitt, Sol -  [letter to Eva Hesse]. N/A
    • Dongala, Emmanuel - Le Feu des Origins. Babel, 2018. ISBN 978-2-330-10321-7
    • Fradique, Teresa - “For years, I have dreamed of a liberated Anthropology” in Antropologia e Performance: Agir, Atuar, Exibir. coord. Paula Godinho. 1º ed. Colecção Cultura e Sociedade - n.º 12, Castro Verde, 100LUZ, 2014. ISBN: 978-989-8448-26-2 
    • Bochner, Arthur; Ellis, Carolyn, AUTOETHNOGRAPHY, PERSONAL NARRATIVE, REFLEXIVITY, Researcher as Subject, January 2000. University of South Florida.
  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

     

     

     

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios