filmeu

Disciplina Economia do Negócio Aeroportuário

  • Apresentação

    Apresentação

    Os conteúdos programáticos desta unidade curricular desenvolvem-se em torno dos aspetos críticos da compreensão, análise e planeamento da atividade do negócio aeroportuário, numa ótica de curto, médio e longo prazos, atendendo os desafios da indústria em relação ao ambiente, gestão eficiente de recursos e sustentabilidade. A natureza particular desta atividade coloca desafios específicos que os alunos deverão ficar a conhecer assim como as diferentes opções que se colocam. Sobre as mesmas opções aprenderão a formular pontos de vista fundados nas respetivas vantagens e inconvenientes associados.

    Compreender as questões económicas e ambientais com que se deparam as empresas, presentes no negócio aeroportuário; estratégias face às diferentes tipologias de negócio de aviação e padrões das exigências dos passageiros e das operações das companhias aéreas; gerir afetação de recursos conforme a procura.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1- Os aeroportos na cadeia de valor do transporte aéreo.

    2- O debate entre aeroportos e companhias aéreas relativo ao financiamento dos investimentos em acréscimos de capacidade.

    3- Os custos e proveitos do negócio aeroportuário. Preços/taxas aeroportuárias e as regras de transparência na sua aplicação.

    4- O impacto das taxas aeroportuárias na operação das companhias full service e low cost.

    5- Fatores chave que influenciam a economia aeroportuária.

    6- Regulação Económica Aeroportuária. O caso Português

  • Objetivos

    Objetivos

    Os conteúdos programáticos desta unidade curricular desenvolvem-se em torno dos aspetos críticos quer do financiamento das infraestruturas aeroportuárias quer da remuneração dos serviços prestados pelos gestores aeroportuários.

    A natureza particular desta atividade e a sua estreita relação com o conceito de serviço público coloca desafios específicos que os alunos deverão ficar a conhecer assim como as diferentes opções que se colocam.

    Sobre as mesmas opções aprenderão a formular pontos de vista fundados nas respetivas vantagens e inconvenientes associados.

    No final do semestre os alunos deverão ter desenvolvido competências que lhes permitam compreender aspetos inerentes mandatórios e facultativos à gestão da economia do negócio aeroportuário de acordo com as normas europeias e as recomendações ICAO.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    No final do semestre os alunos deverão ter desenvolvido competências que lhes permitam compreender os princípios e conceitos inerentes ao Planeamento e Gestão das Atividades inerentes à Economia do Negócio Aeroportuário, de um modo sustentável.
    Pretende-se que os alunos adquirem conhecimentos e desenvolvem capacidades e competências na área de Planeamento e Gestão Aeroportuária, atendendo à especificidades do setor fortemente regulado, de modo a permitir a adotação de melhores estratégias que visem melhorias de performances e retornos económico-financeiro, cumprimentos de requisitos normativos da indústria.
    De um modo global, as estratégias pedagógico-didáticas adotadas visam dar respostas aos objetivos delineados para o sucesso das aprendizagens da Unidade Curricular, tais como: implementação de exercícios de simulação, análise de casos de estudo da indústria, de modo a estimular o gosto pelo conhecimento e envolvimento do aluno no processo de aprendizagem.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Decker, C. (2023). Modern Economic Regulation: An Introduction to Theory and Practice (2nd ed.). Cambridge: Cambridge University Press. doi:10.1017/9781009083621

    Forsyt, P., Miemeier, H., Gillen, D., Knorr, A., Mayer, O., Starkie, D. (2004) The Economic Regulation of Airports: Recent Developments in Australasia, North America and Europe, (1st Ed.), London and New York, Routledge.

    Wensween, J. (2023). Air Transportation - A Global Management Perspective, 9th Edition, London and New York, Routledge.

    ¿           Legislação Nacional e Comunitária

    ¿           Recomendações da ICAO.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios