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Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular aborda a aerodinâmica, estruturas e sistemas aéreos. Sendo estruturada para o desenvolvimento da compreensão das estruturas, instrumentos e sistemas de aeronaves por parte do aluno de modo que este possa criar a competência e as capacidades necessárias à sua aplicação durante o voo de uma aeronave.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 7
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT1656-14143
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Teoria do Voo
2. Estruturas — Conceitos Gerais
3. Voo automático
4. Comunicação/Navegação
5. Energia Elétrica
6. Equipamentos
7. Controlos de voo
8. Instrumentos
9. Luzes
10. Sistemas de manutenção a bordo
11. Ar Condicionado e Pressurização da Cabine
12. Proteção contra incêndio
13. Sistemas de Combustível
14. Energia Hidráulica
15. Proteção contra gelo e chuva
16. Trem de pouso
17. Oxigênio
18. Pneumático/Vácuo
19. Aviónica Modular Integrada
20. Sistemas de cabine
21. Sistemas de Informação
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Objetivos
Objetivos
Compreensão e conhecimento dos componentes e partes constituintes de uma aeronave e dos sistemas necessários ao seu funcionamento. Pretende-se que conheça a estrutura da aeronave com a finalidade de prever e compreender o comportamento dos aviões nos diversos segmentos do voo. Conhecimento dos limites de resistência a que os materiais podem ser sujeitos e do seu impacto na estrutura e desempenho da aeronave. O objetivo é fornecer informação estruturada relevante para o desenvolvimento da compreensão das estruturas, instrumentos e sistemas de aeronaves por parte do aluno de modo que este possa criar a competência e as capacidades necessárias à sua aplicação durante o voo de uma aeronave.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O conhecimento não pode ser imposto ou transmitido em forma acabada, apenas apreendido e examinado como um processo em aberto assim os alunos (em pequenos grupos) irão ser estimulados a realizar o resumo da matéria lecionada na aula anterior com duração máxima de 10 min, combinando a exposição verbal com recursos audiovisuais que facilitem a compreensão e estimulem a atenção, e com técnicas interativas que apelem à participação ativa.
Os resumos poderão ser apresentados sob a forma de demonstrações (reais ou simulações e gravações), miniensaios, debates, visionamento de documentários, exercícios de aplicação e compreensão, estudos de caso, jogos pedagógicos e questões de vários tipos, etc.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Moir, A. Seabridge (2008), Aircraft Systems: Mechanical, Electrical and Avionics Subsystems Integration, Wiley, 2008.
- T. Megson: Aircraft Structures for Engineering Students, (3rd ed.)c;i Butterworth--Heinemann, 1999
- Oxford Aviation Academy (2011). Oxford ATPL Manual - Vol 2 - Aircraft General Knowledge Airframes & Systems. Oxford.
- Dole, E. C. (1991) Mathematics and Physics for Aviation Personnel, Jeppesen.
- Tipler, P.A. & Mosca, G., Physics for Scientists and Engineers, 5th Ed., W.H.Freeman (2004) Dreska, N.S. & Weisenthal, L., Physics for Aviation, Jeppesen (1992)
- Joint Aviation Authorities. (2008). SYLLABUS AND LEARNING OBJECTIVES. JAA Administrative & Guidance Material.
- Oxford ATPL Manual, Aircraft General Knowledge 4 i Instrumentation, Oxford, 2008
EHJ Pallet, Aircraft Instruments & Integrated Systems, 1992, Avionics Communications. ISBN- 0582086272
Atlantic Flight Training (2010). Instrumentation, Jeppesen.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não