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Disciplina Fundamentos de Aeronaves II

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular aborda a aerodinâmica, estruturas e sistemas aéreos.  Sendo estruturada  para o desenvolvimento da compreensão das estruturas, instrumentos e sistemas de aeronaves por parte do aluno de modo que este possa criar a competência e as capacidades necessárias à sua aplicação durante o voo de uma aeronave.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

     

     1. Teoria do Voo

     2. Estruturas — Conceitos Gerais

     3. Voo automático

     4. Comunicação/Navegação

     5. Energia Elétrica

     6. Equipamentos

     7. Controlos de voo

     8. Instrumentos

     9. Luzes

    10. Sistemas de manutenção a bordo

    11. Ar Condicionado e Pressurização da Cabine

    12. Proteção contra incêndio

    13. Sistemas de Combustível

    14. Energia Hidráulica

    15. Proteção contra gelo e chuva

    16. Trem de pouso

    17. Oxigênio

    18. Pneumático/Vácuo

    19. Aviónica Modular Integrada

    20. Sistemas de cabine

    21. Sistemas de Informação

  • Objetivos

    Objetivos

    Compreensão e conhecimento dos componentes e partes constituintes de uma aeronave e dos sistemas necessários ao seu funcionamento. Pretende-se que conheça a estrutura da aeronave com a finalidade de prever e compreender o comportamento dos aviões nos diversos segmentos do voo. Conhecimento dos limites de resistência a que os materiais podem ser sujeitos e do seu impacto na estrutura e desempenho da aeronave. O objetivo é fornecer informação estruturada relevante para o desenvolvimento da compreensão das estruturas, instrumentos e sistemas de aeronaves por parte do aluno de modo que este possa criar a competência e as capacidades necessárias à sua aplicação durante o voo de uma aeronave.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O conhecimento não pode ser imposto ou transmitido em forma acabada, apenas apreendido e examinado como um processo em aberto assim os alunos (em pequenos grupos) irão ser estimulados a realizar o resumo da matéria lecionada na aula anterior com duração máxima de 10 min, combinando a exposição verbal com recursos audiovisuais que facilitem a compreensão e estimulem a atenção, e com técnicas interativas que apelem à participação ativa.

    Os resumos poderão ser apresentados sob a forma de demonstrações (reais ou simulações e gravações), miniensaios, debates, visionamento de documentários, exercícios de aplicação e compreensão, estudos de caso, jogos pedagógicos e questões de vários tipos, etc.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    1. Moir, A. Seabridge (2008), Aircraft Systems: Mechanical, Electrical and Avionics Subsystems Integration, Wiley, 2008.
    2. T. Megson: Aircraft Structures for Engineering Students, (3rd ed.)c;i Butterworth--Heinemann, 1999
    3. Oxford Aviation Academy (2011). Oxford ATPL Manual - Vol 2 - Aircraft General Knowledge Airframes & Systems. Oxford.
    4. Dole, E. C. (1991) Mathematics and Physics for Aviation Personnel, Jeppesen.
    5. Tipler, P.A. & Mosca, G., Physics for Scientists and Engineers, 5th Ed., W.H.Freeman (2004) Dreska, N.S. & Weisenthal, L., Physics for Aviation, Jeppesen (1992)
    6. Joint Aviation Authorities. (2008). SYLLABUS AND LEARNING OBJECTIVES. JAA Administrative & Guidance Material.
    7. Oxford ATPL Manual, Aircraft General Knowledge 4 i Instrumentation, Oxford, 2008

    EHJ Pallet, Aircraft Instruments & Integrated Systems, 1992, Avionics Communications. ISBN- 0582086272

    Atlantic Flight Training (2010). Instrumentation, Jeppesen.

     

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