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Disciplina Instrumentação e Sistemas Eléctricos de Aeronaves

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular insere-se da aerodinâmica , estruturas e sistemas aéreos e visa abordar  os princípios fundamentais de electricidade e electromagnetismo e perceber a sua aplicação e utilização em aeronaves.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Corrente Continua (DC)

    Corrente (DC/AC)

    Baterias

    Magnetismo

    Geradores

    Distribuição corrente DC Inversores (aplicações)

    Corrente Alternada (AC)

    Geradores

    Distribuição AC

    Transformadores

    Motores sincronos e assíncronos

    Unidades de Transformadores/rectificadores Semicondutores

    Conhecimentos básicos de computadores Circuitos lógicos

    Símbolos lógicos

    Circuitos de comutação e símbolos lógicos

    Teoria básica de propagação rádio Princípios básicos

    Antenas

    Propagação de ondas

  • Objetivos

    Objetivos

    Conhecer os princípios fundamentais de electricidade e electromagnetismo e perceber a sua aplicação e utilização em aeronaves.

    Compreender as formas de geração de energia eléctrica numa aeronave.

    Compreensão do funcionamento dos instrumentos e sistemas aviónicos de aeronaves modernas adquirir competências para uma análise crítica do funcionamento dos sistemas elétricos num avião que auxilie a tomada de decisão num cenário real

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O conhecimento não pode ser imposto ou transmitido em forma acabada, apenas apreendido e examinado como um processo em aberto assim os alunos (em pequenos grupos) irão ser estimulados a realizar o resumo da matéria lecionada na aula anterior com duração máxima de 10 min, combinando a exposição verbal com recursos audiovisuais que facilitem a compreensão e estimulem a atenção, e com técnicas interativas que apelem à participação ativa.

    Os resumos poderão ser apresentados sob a forma de demonstrações (reais ou simulações e gravações), miniensaios, debates, visionamento de documentários, exercícios de aplicação e compreensão, estudos de caso, jogos pedagógicos e questões de vários tipos, etc.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    1. Moir, A. Seabridge (2008), Aircraft Systems: Mechanical, Electrical and Avionics Subsystems Integration, Wiley, 2008.
    2. Aircraft Instrumentation and Systems, Al, N.S.E. and Nagabhushana, S. and Sudha, L., 2011, 1.K. International Publishing House Pvt. Limited
    3. Oxford ATPL Manual (2009), Aircraft General Knowledge 2 - Electrics & Electronics KLM Flight Academy (2007), Electrics, 4th Edition, Nordian Atlantic Flight Training (2010), Electrics, Jeppesen

     

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