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Disciplina Fundamentos de Arquitetura Paisagista

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC rege-se por conteúdos relacionados com a atividade do arquitecto no âmbito da arquitectura paisagista, relacionando e refletindo sobre os seus vários domínios: do histórico e teórico ao projetual e operativo; do artístico e fenomenológico ao técnico e construtivo.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    - O conceito de paisagem e a sua transversalidade disciplinar. 

    - Noções de paisagem natural, paisagem humanizada, paisagem rural e paisagem urbana: Acontecimentos marcantes na área da paisagem. 

    - Casos de estudo e visitas: Ex. Jardins e edifício da Gulbenkian.

    - Arquitectura, arte e paisagem: relações interdisciplinares.

    - O caminhar como prática estética.

    - A noção de campo expandido: A Paisagem e a Land arte e Instalação.

    - Paisagismo no Ocidente e no Oriente, no passado e no presente. 

    - Relações entre paisagismo, arquitetura, planejamento urbano e territorial

    - Identificação e caracterização dos diferentes tipos de paisagem a diferentes escalas, em Portugal. 

    - Espécies arbóreas mais frequentes em Portugal.

    - O ensino e a prática da arquitectura paisagista em Portugal. Exemplos.

    - Metodologias de projeto aplicadas à configuração de paisagem de distintas escalas e tipologias.

    - Aplicação de metodologia de análise sensível e fenomenológica em proposta de arquitetura paisagista.

  • Objetivos

    Objetivos

    Desenvolver a capacidade de relacionar a arquitectura com a ‘construção da paisagem’ visando o trabalho colaborativo e inter-disciplinar na relação com outras expresso¿es artísticas e disciplinas técnicas.

    Consolidar uma formação ampla, capaz de fortalecer uma leitura crítica do habitat e meio ambiente em que vivemos — desde a paisagem construída à natural e as suas inúmeras inter relações e tipologias. 

    O objectivo específico da UC é levar o aluno a criar a sua própria reflexão em diferentes problemáticas e contextos, através de uma metodologia projectual de análise e reflexão crítica que resulte em propostas específicas de demonstração dos conhecimentos básicos e metodologias de projecto que problematizam a construção de paisagem e sua capacidade de intervir na actual ‘sociedade líquida’ reflectindo sobre os valores ecológicos,  de relação com a natureza, e o complexo espaço sócio-político da contemporaneidade.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Research by Design: aprender a investigar temas e ideias por meio do design— desenhos, imagens, filmes, maquetas.

    Trabalho de grupo com sessões de brainstorming .

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    - DOMINGUES, Álvaro, A paisagem revisitada , Finisterra, XXXVI (72), [artigo] pp. 55-56, url:  http://revistas.rcaap.pt/finisterra/article/viewFile/1621/1316  

    - CABRAL, Francisco Caldeira, Fundamentos da Arquitectura Paisagista , Instituto de Conservação da Natureza, 1993. 

    - CABRAL, Francisco Caldeira, "O Continuum Naturale e a Conservação da Natureza", in ¿Conservação da Natureza¿,Serviços de estudos do Ambiente, Lisboa, 1980. 

    - Council of Europe, European Landscape Convention , url:  

    https://rm.coe.int/CoERMPublicCommonSearchServices/DisplayDCTMContent?documentId=0900001680080621 

    - FADIGAS, Leonel de S. (2011). Fundamentos ambientais do ordenamento do território e da paisagem . Lisboa: Sílabo; cota: GF/214-BC 

    - MAGALHÃES, Manuela Raposo, A Arquitectura paisagista. Morfologia e Complexidade, Editorial estampa, 2001. 

    - MAGALHÃES, Manuela Raposo, Paisagem perspectiva da Arquitectura Paisagista [artigo] url:  

    http://www.centrodefilosofia.com/uploads//pdfs/philosophica/29/8.pdf

     

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