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Apresentação
Apresentação
Unidade que curricular visa reunir conhecimentos científicos e técnicas etnográficas que permitam a identificação e a análise das representações contemporâneas do Espaço. Os conteúdos programáticos foram selecionados de forma a recobrir as mutações, os contextos e as dinâmicas que compõem o Espaço como campo: de macroprocessos, como a globalização e a aceleração generalizada, a microligações, como o heterotópico e o particular, passando por questões prementes como as alterações climáticas. Promove-se assim a análise e a reflexão sobre os processos locais e translocais que marcam a contemporaneidade, a par dos seminais impulsos que ativamente contribuíram para a construção real e simbólica do espaço.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 3
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT36-12105
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- A Antropologia como Ciência da Alteridade.
O próximo e o distante: fundamentos da Antropologia.
O espaço como objecto de topoanálise: repercussão, reverberação e ressonância, modelos de experiência do espaço.
A Dimensão Oculta e A Linguagem Silenciosa de Edward T. Hall e a proxémia comparada. - O Espaço Antropológico.
- A origem do Humano e as antropotécnicas (Leroi-Gourhan; Simondon; Burroughs).
- Fundamentos da Antropologia e a viragem antropológica nas Artes (Malinowski; Foster)
- O espaço interpessoal e intercultural (Hall).
- Transformações do Espaço.
- As mutações do espaço (Foucault; Miranda).
- A aceleração dos processos (Valéry; Benjamin; Virilio).
- Cinema, Media e a Mobilização para a Experiência (Benjamin; Bruno, Bolter & Grusin)
- A Antropologia como Ciência da Alteridade.
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Objetivos
Objetivos
Objectivos gerais de Aprendizagem:
Relacionar conhecimentos teóricos: saber analisar, classificar e comparar a matéria em estudo.
Conhecer as especificidades de uma investigação ancorada aos fundamentos da antropologia.
Compreender o modo de existência do espaço urbano e o funcionamento das redes que o constituem.
Estimular a reflexão crítica sobre a contemporaneidade.
Resultados esperados (indicadores):
Desenvolver competências na investigação científica: identificação, seleção, justificação e validação de ideias.
Identificar conceitos em obras de referência, desenvolvendo leituras.
Ensaiar sínteses escritas, devidamente fundamentadas e parametrizadas segundo padrões académicos.
Concretizar experiências em ilustrações visuais (maquetes e/ou desenhos).
Discutir criticamente a contemporaneidade, correlacionando os conhecimentos adquiridos.
Aplicar saberes e ferramentas antropológicas em projetos de investigação transdisciplinares.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Construção de momentos colaborativos em que o papéis Professor/ Estudante são revertidos, de forma a experimentar o novidade de abraçar um desempenho inesperado.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Appadurai, A. ([1996] 2005), Modernity at Large: Cultural Dimensions of Globalisation. University of Minnesota Press
- Foster, H. (1996). ¿The Artist As Ethnographer¿ in The Return of the Real. MIT Press. ART/471 - BC
- Foucault, M.([1984] 2005). ¿Outros Espaços¿. in RCL 34/35. Lisboa: Relógio d¿Água. AQ/667 ¿ BC
- Hall, E.([1966] 1986). A Dimensão Oculta. Lisboa: Relógio d¿Água. S/41 ¿ ER
- Latour, B. ([2015] 2017). Facing Gaia: Eight Lectures on the New Climate Regime. Polity Press
- Simondon, G. (2015 [1958]) On the mode of existence of technical objects. Univocal.
- Virilio, P. ([1995] 2000). A Velocidade de libertação.Lisboa: Relógio d'Água.
Nota: cotas da Biblioteca Victor de Sá - ULHT
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não