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Disciplina Antropologia do Espaço I

  • Apresentação

    Apresentação

    Unidade que curricular visa reunir conhecimentos científicos e técnicas etnográficas que permitam a identificação e a análise das representações contemporâneas do Espaço. Os conteúdos programáticos foram selecionados de forma a recobrir as mutações, os contextos e as dinâmicas que compõem o Espaço como campo: de macroprocessos, como a globalização e a aceleração generalizada, a microligações, como o heterotópico e o particular, passando por questões prementes como as alterações climáticas. Promove-se assim a análise e a reflexão sobre os processos locais e translocais que marcam a contemporaneidade, a par dos seminais impulsos que ativamente contribuíram para a construção real e simbólica do espaço.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

     

    1. A  Antropologia como Ciência da Alteridade.
      O próximo e o distante: fundamentos da Antropologia.
      O espaço como objecto de topoanálise: repercussão, reverberação e ressonância, modelos de experiência do espaço.
      A Dimensão Oculta e A Linguagem Silenciosa de Edward T. Hall e a proxémia comparada.
    2. O Espaço Antropológico.
      1. A origem do Humano e as antropotécnicas (Leroi-Gourhan; Simondon; Burroughs).
      2. Fundamentos da Antropologia e a viragem antropológica nas Artes (Malinowski; Foster)
      3. O espaço interpessoal e intercultural (Hall).
    3.  Transformações do Espaço.
      1. As mutações do espaço (Foucault; Miranda).
      2. A aceleração dos processos (Valéry; Benjamin; Virilio).
      3. Cinema, Media e a Mobilização para a Experiência (Benjamin; Bruno, Bolter & Grusin)
  • Objetivos

    Objetivos

    Objectivos gerais de Aprendizagem:

    Relacionar conhecimentos teóricos: saber analisar, classificar e comparar a matéria em estudo.

    Conhecer as especificidades de uma investigação ancorada aos fundamentos da antropologia.

    Compreender o modo de existência do espaço urbano e o funcionamento das redes que o constituem.

    Estimular a reflexão crítica sobre a contemporaneidade.

     

    Resultados esperados (indicadores):

    Desenvolver competências na investigação científica: identificação, seleção, justificação e validação de ideias.

    Identificar conceitos em obras de referência, desenvolvendo leituras.

    Ensaiar sínteses escritas, devidamente fundamentadas e parametrizadas segundo padrões académicos.

    Concretizar experiências em ilustrações visuais (maquetes e/ou desenhos).

    Discutir criticamente a contemporaneidade, correlacionando os conhecimentos adquiridos.

    Aplicar saberes e ferramentas antropológicas em projetos de investigação transdisciplinares.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Construção de momentos colaborativos em que o papéis Professor/ Estudante são revertidos, de forma a experimentar o novidade de abraçar um desempenho inesperado.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Appadurai, A. ([1996] 2005), Modernity at Large: Cultural Dimensions of Globalisation. University of Minnesota Press
    • Foster, H. (1996). ¿The Artist As Ethnographer¿ in The Return of the Real. MIT Press. ART/471 - BC
    • Foucault, M.([1984] 2005). ¿Outros Espaços¿. in RCL 34/35. Lisboa: Relógio d¿Água. AQ/667 ¿ BC
    • Hall, E.([1966] 1986). A Dimensão Oculta. Lisboa: Relógio d¿Água. S/41 ¿ ER
    • Latour, B. ([2015] 2017). Facing Gaia: Eight Lectures on the New Climate Regime. Polity Press
    • Simondon, G. (2015 [1958]) On the mode of existence of technical objects. Univocal.
    • Virilio, P. ([1995] 2000). A Velocidade de libertação.Lisboa: Relógio d'Água.

    Nota:  cotas da Biblioteca Victor de Sá - ULHT

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