filmeu

Disciplina Elementos de Arquitetura I

  • Apresentação

    Apresentação

    O objectivo da disciplina é facultar ao estudante, com exercícios práticos e parâmetros teóricos, a compreensão dos factores inerentes à organização do
    espaço arquitectónico na sua caracterização interna e relação com a envolvente, natural ou urbana. Pretende-se que o entendimento dacomplexidade da arquitectura se baseie no seu campo de intervenção, temática, escala, funcionalidade e coerência construtiva.

    A análise de espaços significativos, edificados e não edificados, exercitará a sua leitura e reinterpretação. Os primeiros exercícios objectivam-se na percepção de ambientes urbanos e formas arquitectónicas para além da observação informal dos espaços e objectos do dia a dia, refletindo sobre a importância de uma observação exploratória vinculada à ideia de descoberta
    relacionando o mundo, a natureza, as emoções à formação em arquitectónica.

     

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Na disciplina Elementos da Arquitcetura I,  propõe-se iniciar os estudantes na
    percepção do fenómeno do espaço, no conhecimento das formas e dos
    métodos conceptuais da arquitectura.
    A compreensão e a composição do espaço arquitectónico passa por um
    processo interior, apoiado em factores de natureza cultural e técnica, cujos
    conhecimentos se pretendem incentivar, para desenvolver a capacidade de
    ver, compreender, imaginar, racionalizar e transmitir.
    A aprendizagem terá um sabor oficinal, que implica capacidade de atenção
    e poder analítico pressupondo um apelo à inteligência e emoção, sendo
    nesse contexto que a observação, o desenho, o domínio da volumetria, a
    concepção e a construção de espaços arquitectónicos adquirem significado.

  • Objetivos

    Objetivos

    Aquisição de conhecimento dos elementos centrais que compõem a disciplina da arquitectura,
    permitindo ao estudante reproduzir e criar estruturas espaciais através do uso
    de materiais e da geometria (pontos, planos e volumes).
    Execução de maquetas de estudo, aspectos representativos e de
    composição, através do desenho, testando a capacidade do estudante de
    garantir coerência entre os objectivos que se propôs atingir e os resultados
    finais do trabalho.
    Conhecimento das relações entre eventos e os espaços concebidos para
    estes. Entendimento de diversificados contextos sob o ponto de vista
    arquitectónico e criativo.
    Compreender as dimensões psicológicas e emocionais na arquitectura.
    Desenvolver a capacidade de criar espaços que podem aceitar o movimento
    (espaço e tempo), a direcção, (vertical, horizontal e diagonal), posição (em
    planos ou espacial), relação (intersecção, cruzada, interligada, paralela, etc).
    Capacidade de usar o ritmo e a métrica como sistema de composição dos
    espaços arquitectónicos.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas de caracter teórico e informativo de introdução aos exercicios
    devidamente acompanhadas por material audiovisual.
    Análise de textos e documentos específicos que promovam o interesse pela
    investigação e experimentação pessoal.
    Aulas de discussão e debate em grupo sobre o desenvolvimento e resultados
    dos exercícios.
    Participação exporádica de outros professores ou profissionais de de
    arquitectura ou outras áreas de forma a enriquecer o debate sobre os temas e
    exercícios desenvolvidos.
    Visitas de estudo a exposições ou locais que se justifiquem (condicionado ao
    estado de pandemia mundial)
    Múltiplos exericicios serão entregues, com complexidade variável.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bibliografia 


    Campo Baeza, Alberto (2004). A ideia construída. Lisboa: Caleidoscópio
    Cota: AQ/273-BC
    Campo Baeza, Alberto. (2011). Pensar com as mãos. Caleidoscópio. Lisboa
    Pallasmaa, Juhani. (2011). Os Olhos da Pele, A arquitectura e os sentidos. Porto
    Alegre: BOOKMAN, ARTME

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios