filmeu

Disciplina Elementos de Arquitetura II

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular centra-se na consolidação dos processos criativos ligados ao entendimento do espaço arquitetónico nas vertestes fisicas e sensoriais, ao mesmo tempo que promove a atuação nos domínios da representação. A consolidação dos conceitos arquitetónicos realiza-se atraves de metodologias programadas em função dos objetivos a alacançar em cada proposta de exercício a desenvolver.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    1. Programa funcional em arquitetura - Habitacional
      1. Contexto natural
    2. Programa funcional em arquitetura - Equipamento
      1. Contexto Urbano
  • Objetivos

    Objetivos

    O estudante deverá adquirir as competências de caracterização sistematizada de espaço arquitetónico, aplicando essa apldidão ao processos conceptual desenvolvido em programas de articulação de espaço atendendo às questões de luz e sombra; relação entre espaço interior, espaço intermédiao e espaço esterior; materialidade e programa funcional; intervenção em contexto natural ou urbano.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas de caracter teórico e informativo de introdução aos exercicios devidamente acompanhadas por material audiovisual. Análise de textos e documentos específicos que promovam o interesse pela investigação e experimentação pessoal. Aulas de discussão e debate em grupo sobre o desenvolvimento e resultados dos exercícios. Participação exporádica de outros professores ou profissionais de de arquitectura ou outras áreas de forma a enriquecer o debate sobre os temas e exercícios desenvolvidos. Visitas de estudo a exposições ou locais que se justifiquem (condicionado ao estado de pandemia mundial) Múltiplos exericicios serão entregues, com complexidade variável.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bibliografia Obrigatória

    TÁVORA, FERNANDO - Da Organização do Espaço. Porto, FAUP Publicações, 1996.
    ZUNTHOR, Peter - Atmosferas. Barcelona, Editorial G.G., 2006.
    ZUNTHOR, Peter - Pensar a arquitectura. Barcelona, Editorial G.G., 2005.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios