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Apresentação
Apresentação
Disciplina intodutória à comunicação visual no universo digital, tendo por base a interacção entre o registo analógico manual (expressivo/identitário) e o registo computorizado (digital/fabricado), sobre o mote Conhecer o Espaço na Cidade. Focado no desenvolvimento de processos gráficos, com recurso à digitalização e manipulação de desenhos e imagens, num processo evolutivo entre o abstracto e a representação com carácter arquitectónico.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 3
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT36-14604
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Acquisição de cultura visual e estética. Domínio de técnicas de representação gráfica digital, com recurso a ferramentas e metodologias entre o domínio analogico e o universo digital, potenciando as capacidades sensoriais, analíticas, conceptuais e cognitivas dos discentes, num processo de conhecimento de espaços e edifícios de referencia na Área Metropolitana de Lisboa (AML).
Potenciar a articulação entre o desenho manual (carácter expressivo e intuitivo) e o desenho assistido por computador (técnico e conceptual).
Desenvolvimento de vocabulário e linguagem visual ¿digital¿ coerente e autónoma, direccionada para o pensamento arquitectónico e a comunicação de ideias.
Ampliar o potencial de representação gráfica dos alunos, ao nível intuitivo e emocional,em ambiente digital, utilizando os sistemas digitais como ferramenta de apoio à concepção arquitectónica
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Objetivos
Objetivos
Com esta unidade curricular o discente deverá ainda adquirir competências no domínio da composição, manipulação e desenho gráfico, das quais salientamos:
1. Noções de composição gráfica com recurso a ferramentas e aplicativos digitais;
2. Conhecimentos técnicos para digitalizar, processar e manipular, em ambiente digital, elementos gráficos elaborados em modo analógico;
3. Desenvolvimento de léxico e cultura visual, numa perspectiva crítica e analítca, com aplicação à concepção artística e arquitectónica;
4. Acquisição de coerência conceptual, para aplicação eficiente e rigorosa em diversas ferramentas digitais;
5. Estratégias e metodologias de construção de painéis e outros elementos para comunicação clara e criativa de conceitos e projectos;
6. Conhecimento e capacidade de representação de espaços e edifícios de referência na AML
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Visitas de estudo, com aplicação de casos práticos, reportando para autores e obras de referência. Interação com unidades curriculares conexas, trabalhos com pendor crítico e analítico, com alternância entre trabalho indivual e de grupo
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Cunha, Luís Veiga da (1984), Desenho Técnico, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian;
Cota: AQ/88-BC ULHT 06660Caplin, Steve (2008), Art & amp; Design in Photoshop, Amsterdam ; Boston ;
Heidelberg ; London : Elsevier : Focal Press
Cota: MA/270-BC ULHT 36277Negroponte , Nicholas (1995), Being Digital; USA: Alfred A. Knopf, Inc. [ISBN:
0-679-43919-6]
Cota: IN/7-BC
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não