filmeu

Disciplina Introdução aos Processos Digitais

  • Apresentação

    Apresentação

    Disciplina intodutória à comunicação visual no universo digital, tendo por base a interacção entre o registo analógico manual (expressivo/identitário) e o registo computorizado (digital/fabricado), sobre o mote Conhecer o Espaço na Cidade. Focado no desenvolvimento de processos gráficos, com recurso à digitalização e manipulação de desenhos e imagens, num processo evolutivo entre o abstracto e a representação com carácter arquitectónico.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Acquisição de cultura visual e estética. Domínio de técnicas de representação gráfica digital, com recurso a ferramentas e metodologias entre o domínio analogico e o universo digital, potenciando as capacidades sensoriais, analíticas, conceptuais e cognitivas dos discentes, num processo de conhecimento de espaços e edifícios de referencia na Área Metropolitana de Lisboa (AML).

    Potenciar a articulação entre o desenho manual (carácter expressivo e intuitivo) e o desenho assistido por computador (técnico e conceptual).

    Desenvolvimento de vocabulário e linguagem visual ¿digital¿ coerente e autónoma, direccionada para o pensamento arquitectónico e a comunicação de ideias.

    Ampliar o potencial de representação gráfica dos alunos, ao nível intuitivo e emocional,em ambiente digital, utilizando os sistemas digitais como ferramenta de apoio à concepção arquitectónica

  • Objetivos

    Objetivos

    Com esta unidade curricular o discente deverá ainda adquirir competências no domínio da composição, manipulação e desenho gráfico, das quais salientamos:
    1. Noções de composição gráfica com recurso a ferramentas e aplicativos digitais;
    2. Conhecimentos técnicos para digitalizar, processar e manipular, em ambiente digital, elementos gráficos elaborados em modo analógico;
    3. Desenvolvimento de léxico e cultura visual, numa perspectiva crítica e analítca, com aplicação à concepção artística e arquitectónica;
    4. Acquisição de coerência conceptual, para aplicação eficiente e rigorosa em diversas ferramentas digitais;
    5. Estratégias e metodologias de construção de painéis e outros elementos para comunicação clara e criativa de conceitos e projectos;
    6. Conhecimento e capacidade de representação de espaços e edifícios de referência na AML

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Visitas de estudo, com aplicação de casos práticos, reportando para autores e obras de referência. Interação com unidades curriculares conexas, trabalhos com pendor crítico e analítico, com alternância entre trabalho indivual e de grupo

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Cunha, Luís Veiga da (1984), Desenho Técnico, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian;
    Cota: AQ/88-BC ULHT 06660

    Caplin, Steve (2008), Art & amp; Design in Photoshop, Amsterdam ; Boston ;
    Heidelberg ; London : Elsevier : Focal Press
    Cota: MA/270-BC ULHT 36277

    Negroponte , Nicholas (1995), Being Digital; USA: Alfred A. Knopf, Inc. [ISBN:
    0-679-43919-6]
    Cota: IN/7-BC

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios