filmeu

Disciplina Arquitetura III

  • Apresentação

    Apresentação

    O tema da Unidade Curricular ¿ Arquitectura, Territorialidade e Cidadania - insere-se na temática geral do 2º ciclo. A percepção e a comunicação no/do espaço Urbano. Tema este que se insere nas linhas de investigação do LEAU (Laboratório Experimental de Arquitetura e Urbanismo). O tema principal do ano (que engloba Arquitectura III e IV) será a interperetação do espaço urbano e proposição de uma programática que o (re) qualifique, dando-lhe por esta via um sentido e caracter unico. 
    Arquitectura III irá debruçar-se sobre um programa de projeto que seja consequência de uma pesquisa do lugar em análise e de uma programática sugerida pelo aluno.O programa poderá ter diferentes materializações e escalas sendo que a abordagem e sua concretização evidenciem domínio dos aspetos materiais da arquitetura enquanto atividade, que através do projeto, transforme o lugar. Considera-se o enunciado do exercício a base do trabalho a desenvolver ao longo do semestre.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    O tema da Unidade Curricular Arquitectura, Territorialidade e Cidadania - insere-se na temática geral do 2º ciclo. A percepção e a comunicação no/do espaço Urbano. Tema este que se insere nas linhas de investigação do ARQ.ID ( Arquitetura, Investigação e Desenvolvimento). O tema principal do 5ª ano (que engloba Arquitectura III e IV) será a interperetação do espaço urbano e proposição de uma programática que o (re) qualifique, dando-lhe por esta via um sentido e caracter unico. 
    Arquitectura III irá debruçar-se sobre um programa de projeto que seja consequência de uma pesquisa do lugar em análise e de uma programática sugerida pelo aluno. O programa poderá ter diferentes materializações e escalas sendo que a abordagem e sua concretização evidenciem domínio dos aspetos materiais da arquitetura enquanto atividade, que através do projeto, transforme o lugar. Considera-se o enunciado do exercício a base do trabalho a desenvolver ao longo do semestre.
     

  • Objetivos

    Objetivos

    Os alunos devem demonstrar: - capacidade de reconhecimento de procedimentos de concepção - referenciação; discriminação; dimensionamento; pertinência - e seus resultados; - competências de investigação quer para a preparação do projecto (inquirição), quer no próprio processo de concepção; - competências para a criação de metodologias cognitivas e heurísticas capazes de se adaptarem à especificidade e contingência de projectos particulares; - capacidade para dominar as diversas fases de concretização do projecto, do esquiço ao detalhe construtivo, passando pelas fases consideradas necessárias à compreensão crítica e paralelismo com situações socioeconómicas e culturais mais generalizáveis; - capacidade para comunicar não apenas os aspectos técnicos e materiais mas também os aspectos conceptuais do projecto; - capacidade para integrar, as infra-estruturas técnicas, ambientais e estruturais.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Pretende-se que o aluno apreenda os conteudos propostos atraves de um processo de Aprendizagem Fazendo, potenciando a sua acapacidade de investigar em Arquitetura.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Zumthor, Peter (2004) Pensar la Arquitectura. Barcelona: Gustavo Gili.
    • Nesbitt, Kate (Ed), (1996) Theorizing a New Agenda for Architecture: an anthology of Architectural Theory 1965-1995, Princeton Architectural Press tradução para português (2006) ¿Uma Nova Agenda para a Arquitectura ¿ Antologia teórica 1965-1995, São Paulo: ed. Cosac Naify.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios