filmeu

Disciplina Arquitetura III

  • Apresentação

    Apresentação

    O tema da Unidade Curricular ¿ Arquitectura, Territorialidade e Cidadania - insere-se na temática geral do 2º ciclo. A percepção e a comunicação no/do espaço Urbano. Tema este que se insere nas linhas de investigação do LEAU (Laboratório Experimental de Arquitetura e Urbanismo). O tema principal do ano (que engloba Arquitectura III e IV) será a interperetação do espaço urbano e proposição de uma programática que o (re) qualifique, dando-lhe por esta via um sentido e caracter unico. 
    Arquitectura III irá debruçar-se sobre um programa de projeto que seja consequência de uma pesquisa do lugar em análise e de uma programática sugerida pelo aluno.O programa poderá ter diferentes materializações e escalas sendo que a abordagem e sua concretização evidenciem domínio dos aspetos materiais da arquitetura enquanto atividade, que através do projeto, transforme o lugar. Considera-se o enunciado do exercício a base do trabalho a desenvolver ao longo do semestre.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    O tema da Unidade Curricular Arquitectura, Territorialidade e Cidadania - insere-se na temática geral do 2º ciclo. A percepção e a comunicação no/do espaço Urbano. Tema este que se insere nas linhas de investigação do ARQ.ID ( Arquitetura, Investigação e Desenvolvimento). O tema principal do 5ª ano (que engloba Arquitectura III e IV) será a interperetação do espaço urbano e proposição de uma programática que o (re) qualifique, dando-lhe por esta via um sentido e caracter unico. 
    Arquitectura III irá debruçar-se sobre um programa de projeto que seja consequência de uma pesquisa do lugar em análise e de uma programática sugerida pelo aluno. O programa poderá ter diferentes materializações e escalas sendo que a abordagem e sua concretização evidenciem domínio dos aspetos materiais da arquitetura enquanto atividade, que através do projeto, transforme o lugar. Considera-se o enunciado do exercício a base do trabalho a desenvolver ao longo do semestre.
     

  • Objetivos

    Objetivos

    Os alunos devem demonstrar: - capacidade de reconhecimento de procedimentos de concepção - referenciação; discriminação; dimensionamento; pertinência - e seus resultados; - competências de investigação quer para a preparação do projecto (inquirição), quer no próprio processo de concepção; - competências para a criação de metodologias cognitivas e heurísticas capazes de se adaptarem à especificidade e contingência de projectos particulares; - capacidade para dominar as diversas fases de concretização do projecto, do esquiço ao detalhe construtivo, passando pelas fases consideradas necessárias à compreensão crítica e paralelismo com situações socioeconómicas e culturais mais generalizáveis; - capacidade para comunicar não apenas os aspectos técnicos e materiais mas também os aspectos conceptuais do projecto; - capacidade para integrar, as infra-estruturas técnicas, ambientais e estruturais.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Pretende-se que o aluno apreenda os conteudos propostos atraves de um processo de Aprendizagem Fazendo, potenciando a sua acapacidade de investigar em Arquitetura.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Zumthor, Peter (2004) Pensar la Arquitectura. Barcelona: Gustavo Gili.
    • Nesbitt, Kate (Ed), (1996) Theorizing a New Agenda for Architecture: an anthology of Architectural Theory 1965-1995, Princeton Architectural Press tradução para português (2006) ¿Uma Nova Agenda para a Arquitectura ¿ Antologia teórica 1965-1995, São Paulo: ed. Cosac Naify.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios