filmeu

Disciplina Arquitetura IV

  • Apresentação

    Apresentação

    Pretender-se dar continuidade à reflexão critica acerca da área urbana em estudo no 1º semestre debatendo as suas qualidades, complexidades e características especificas que potenciam esse território particular.

    Nesse sentido propõem-se que o Projeto levado a cabo possa servir de ¿campo¿ experimental das temáticas particulares que cada aluno desenvolverá nas suas dissertações, testando as suas ideias (mesmo que embrionárias), fortalecendo-as.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Arquitectura IV irá na continuidade de Arquitetura III debruçar-se sobre um programa de projeto proposto pelo aluno. As escalas e materializações e a sua concretização deverão evidenciar o dominio pleno e maduro doe diferentes dimensões da arquitetura enquanto atividade, que através do projeto.  Nesse sentido os alunos são confrontados com uma reentrepretação do trabalho anteriormente desenvolvido de modo a, conjuntamente como o corpo docente definirem uma escala de abordagem na dimensão projetual. Poderão desenvolver a dimensão projetual das suas dissertações.

  • Objetivos

    Objetivos

    Arquitetura IV terá como objetivo :

    A) Trabalhar, em modo de continuação o projeto de arquitetura (com ou sem escala urbana) em volta do território em análise dando maior enfoque no tratamento e desenho do espaço publico. Este trabalho pode conformar o projeto de dissertação de mestrado.

    B) Enquadrar e apoiar o desenvolvimento de uma dimensão projetual e arquitectónica da investigação conducente à efectuação da dissertação de mestrado desenvolvida pelo aluno, e em estrita colaboração com o(s) seu(s) orientador(es).

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Implementar um processo de "aprende-fazendo", promovendo uma interação com agentes externos ao meio académico, prorcionando um contacto mais estreito com aquele que o futuro arquiteto irá experiênciar no futuro 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Agbert, D. D.:(1980)The Beaux Arts Tradition in French Architecture, Princeton University Press 1980

    Alberti L. B. (2011). Da Arte Edificatória. Tradução de A. E. Santo. Notas de introdução de Mário Krüger. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

    Choay, F (2007). A Regra e o Modelo Sobre a teoria da arquitectura e do urbanismo. Casal de Cambra: Caleidoscópio.

    Mitchell, William. (1990). The logic of architecture : design computation and cognition / William J. Mitchell. MIT press ISBN: 9780262132381pp. | 7 in x 10 inApril 1990

    Schon, D. (1987). Educating the Reflective Practitioner. San Francisco, CA: Jossey-Bass.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios