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Apresentação
Apresentação
Arquitetura I é a unidade curricular que, por um lado, fomenta a operatividade da cultura arquitetónica e desenvolve no início do 2º ciclo a consolidação e domínio metodológico dos processos de projecto, criando as condições para a criatividade consciente e a fundamentação arquitectónica em alunos que terminaram o 1º ciclo de estudos, relacionando os domínios teóricos e referenciais com a prática projectual; por outro lado, pretende constituir uma base para o desenvolvimento, quer das aprendizagem e competências de Arquitetura II, do 2º semestre, quer das unidades corriculares de Arquitetura III e Arquitetura IV, do último ano do curso.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 12
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
4 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT36-635
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Os conteúdos têm duas vertentes: a primeira reporta-se, quer às propostas utopistas de espaços educativos para crianças que surgiram na Europa após a Revolução Industrial: R. Owen (1771-1858), C. Fourier (1772-1837), J.-B. Godin (1817-1888); quer às noções e ideias da pedagogia infantil, desde F. Fröbel (1782-1852), M. Montessori, (1782-1852), J. Deus Ramos (1878-1953), F. Tonucci (n.1940); por outro, reportam-se às influências que aquelas ideias e propostas tiveram em edifícios do séc. XX, destinados à educação da primeira infância. A segunda vertente reporta-se à compreensão da correlação dos seguintes domínios na concepção de um conjunto variado de referências da arquitetura dos séc. XX e XXI, e de edifícios contemporâneos com programas destinados à educação infantil: 1- Programa, Organização Funcional, Composição, Forma e Construção, 2 - Implantação. Interacção edifício/lugar; Interacção edifício / espaço público, 3 - Concepção Arquitetónica: espaço, estrutura e materialidade.
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Objetivos
Objetivos
1- Fomentar a cultura arquitetónica e estimular a criação arquitectónica consciente, tendo em vista as pessoas e os utilizadores, e expressando uma requalificação do lugar.
2- Consolidação e domínio metodológico dos processos de projecto.
3- Compreensão da complexidade do exercício projectual em arquitectura.
4- Competências em organizar eficaz e funcionalmente um programa com componentes variáveis, correlacionando numa síntese os aspectos culturais, ambientais e de contexto com espaço, opções estruturais, técnicas e materiais.
5- Competências de representação, nas várias escalas e técnicas de desenho, e na elaboração de modelos tridimensionais - físicos e digitais - resultante de uma consolidação dos processos de projecto.
6- Competências de comunicação oral focada na problemática e estratégia do projecto.
7- Tomada de consciência da acção do arquiteto como agente moderador da realidade.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
1. Aulas teóricas:
- Aulas expositivas com apresentação de conteúdos de apoio ao desenvolvimento dos exercícios de projecto, nomeadamente no que respeita à cultura arquitectónica, às temáticas de requalificação de áreas urbanas, organização funcional, composição arquitectónica e opções construtivas.
- Sessões de debate.
2. Aulas com arquitectos e especialistas convidados.
3. Aulas teórico-práticas em sistema de avaliação contínua.
- Orientação pedagógica partilhada dos docentes - acompanhamento conjunto dos trabalhos dos alunos
- Exposição conjunta de trabalhos para fomentar a auto-crítica.
- Sessões intercalares de crítica comparada.
- Progressão gradual do projecto de acordo com etapas de trabalho previamente agendadas.
- Visitas a obras de arquitectura para possibiliar a percepção e a experiência arquitetónica dos alunos.
Critérios de avaliação (ver Avaliação):
1. Trabalho de Grupo: ( A ) = 10%
1. Esboceto: ( B ) = 20%
2. Estudo Prévio: ( C ) = 30%
3. Projecto Final: ( D ) = 40%
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
CAERI, Francesco (2017). Caminhar e Parar. Editorial Gustavo Gili, Barcelona, 2017.
FRAMPTON, Kenneth (2002). Teoria. Editorial Gustavo Gili, Barcelona, 2020.
MONEO, Rafael; Inquietud teórica y estrategia proyectual, en la obra de ocho arquitectos contemporaneous, Actar, Barcelona, 2004.
MONTANER, Josep Maria (2016). A Condição Contenporânea da Arquitetura. Editorial Gustavo Gili, Barcelona, 2020.
PALLASMAA, Juhani (2018). Essências. Editorial Gustavo Gili, Barcelona, 2018.
ROSSI, Aldo (1962). A Arquitectura da Cidade. Edições Cosmos, Lisboa, 2001.
SERAPIÃO, Fernando; WISNIK, Guilherme (2019) – Infinito Vão. 90 Anos de Arquitectura Brasileira. Catálogo da exposição. Casa da Arquitectura. Editora Monolito. Matosinhos.
SIZA, Álvaro (2000). Imaginar a Evidência Edições 70, Lisboa, 2000.
ZUMPHOR, Peter (2005). Pensar a Arquitetura, Editorial Gustavo Gili, SA.Barcelona, 2005, ISBN: 9788425220593.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não