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Disciplina Arquitetura I

  • Apresentação

    Apresentação

    Arquitetura I é a unidade curricular que, por um lado, fomenta a operatividade da cultura arquitetónica e desenvolve no início do 2º ciclo a consolidação e domínio metodológico dos processos de projecto, criando as condições para a criatividade consciente e a fundamentação arquitectónica em alunos que terminaram o 1º ciclo de estudos, relacionando os domínios teóricos e referenciais com a prática projectual; por outro lado, pretende constituir uma base para o desenvolvimento, quer das aprendizagem e competências de Arquitetura II, do 2º semestre, quer das unidades corriculares de Arquitetura III e Arquitetura IV, do último ano do curso.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Os conteúdos têm duas vertentes: a primeira reporta-se, quer às propostas utopistas de espaços educativos para crianças que surgiram na Europa após a Revolução Industrial: R. Owen (1771-1858), C. Fourier (1772-1837), J.-B. Godin (1817-1888); quer às noções e ideias da pedagogia infantil, desde F. Fröbel (1782-1852), M. Montessori, (1782-1852), J. Deus Ramos (1878-1953), F. Tonucci (n.1940); por outro, reportam-se às influências que aquelas ideias e propostas tiveram em edifícios do séc. XX, destinados à educação da primeira infância. A segunda vertente reporta-se à compreensão da correlação dos seguintes domínios na concepção de um conjunto variado de referências da arquitetura dos séc. XX e XXI, e de edifícios contemporâneos com programas destinados à educação infantil: 1- Programa, Organização Funcional, Composição, Forma e Construção, 2 - Implantação. Interacção edifício/lugar; Interacção edifício / espaço público, 3 - Concepção Arquitetónica: espaço, estrutura e materialidade.

  • Objetivos

    Objetivos

    1- Fomentar a cultura arquitetónica e estimular a criação arquitectónica consciente, tendo em vista as pessoas e os utilizadores, e expressando uma requalificação do lugar.

    2- Consolidação e domínio metodológico dos processos de projecto.

    3- Compreensão da complexidade do exercício projectual em arquitectura.

    4- Competências em organizar eficaz e funcionalmente um programa com componentes variáveis, correlacionando numa síntese os aspectos culturais, ambientais e de contexto com espaço, opções estruturais, técnicas e materiais.

    5- Competências de representação, nas várias escalas e técnicas de desenho, e na elaboração de modelos tridimensionais - físicos e digitais - resultante de uma consolidação dos processos de projecto.

    6- Competências de comunicação oral focada na problemática e estratégia do projecto.

    7- Tomada de consciência da acção do arquiteto como agente moderador da realidade.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    1. Aulas teóricas:

    - Aulas expositivas com apresentação de conteúdos de apoio ao desenvolvimento dos exercícios de projecto, nomeadamente no que respeita à cultura arquitectónica, às temáticas de requalificação de áreas urbanas, organização funcional, composição arquitectónica e opções construtivas.

    - Sessões de debate.

    2. Aulas com arquitectos e especialistas convidados.

    3. Aulas teórico-práticas em sistema de avaliação contínua.

    - Orientação pedagógica partilhada dos docentes - acompanhamento conjunto dos trabalhos dos alunos

    - Exposição conjunta de trabalhos para fomentar a auto-crítica.

    - Sessões intercalares de crítica comparada. 

    - Progressão gradual do projecto de acordo com etapas de trabalho previamente agendadas.

    - Visitas a obras de arquitectura para possibiliar a percepção e a experiência arquitetónica dos alunos.

    Critérios de avaliação (ver Avaliação):

    1. Trabalho de Grupo: ( A )  = 10%

    1. Esboceto: ( B ) = 20%

    2. Estudo Prévio: ( C ) = 30%

    3. Projecto Final: ( D ) = 40%

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    CAERI, Francesco (2017). Caminhar e Parar. Editorial Gustavo Gili, Barcelona, 2017.

    FRAMPTON, Kenneth (2002). Teoria. Editorial Gustavo Gili, Barcelona, 2020.

    MONEO, Rafael; Inquietud teórica y estrategia proyectual, en la obra de ocho arquitectos contemporaneous, Actar, Barcelona, 2004.

    MONTANER, Josep Maria (2016). A Condição Contenporânea da Arquitetura. Editorial Gustavo Gili, Barcelona, 2020.

    PALLASMAA, Juhani (2018). Essências. Editorial Gustavo Gili, Barcelona, 2018.

    ROSSI, Aldo (1962). A Arquitectura da Cidade. Edições Cosmos, Lisboa, 2001.

    SERAPIÃO, Fernando; WISNIK, Guilherme (2019) – Infinito Vão. 90 Anos de Arquitectura Brasileira. Catálogo da exposição. Casa da Arquitectura. Editora Monolito. Matosinhos.

    SIZA, Álvaro (2000). Imaginar a Evidência Edições 70, Lisboa, 2000.

    ZUMPHOR, Peter (2005). Pensar a Arquitetura, Editorial Gustavo Gili, SA.Barcelona, 2005, ISBN: 9788425220593.

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