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Disciplina Arquitetura II

  • Apresentação

    Apresentação

    Arquitetura II é a unidade curricular que promove a consolidação de métodos de trabalho e o reforço do domínio dos processos de projecto em contexto urbano, fomentando a criatividade e a fundamentação conceptual arquitectónica em alunos no 2º ciclo de estudos, a partir de conteúdos interpretativos de obras de referência, enquanto  importantes contributos para o desenvolvimento dos projectos a desenvolver pelos alunos. Se por um lado, estimula a valorização a cultura arquitetónica, por outro, é dada enfase ao sentido aberto do processo do projecto, tendo a  materialidade e a construção como horizonte. Aberto, relativamente ao conhecimento; aberto, relativamente ao entendimento das condições do lugar e relativamente ao diálogo. Neste sentido, entende-se o projecto como representação do aberto em processo de convergência para uma síntese.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Os conteúdos são os seguintes:

    1- História e Memória enquanto Referências e Operatividade na Concepção Arquitectónica.

    2 - Similaridades Programáticas e Singularidades Arquitectónicas.

    3 – Programa e Integração Urbana. Articulação Funcional e Composição do Objecto Arquitectónico.

    4- Arquitecturas - Inovações e Continuidades.

    5 - Espaço, Estrutura, Luz e Mátéria.

    6 - Desenho, Obra e Representação Arquitectónica.

     

    Estes conteúdos estão focados no significado disciplinar de um conjunto de edifícios públicos históricos e contenporãneos, com programas de actividades artísticas e culturais, reportamdo-se à compreensão da correlação dos seguintes domínios na concepção dos edifícios: 1- Programa, Organização Funcional, Composição, Forma e Construção, 2 - Implantação. Interacção edifício/lugar; Interacção edifício / espaço público, 3 - Concepção Arquitetónica: espaço, estrutura, luz e materialidade.

  • Objetivos

    Objetivos

    1- Valorização do conhecimento e da cultura arquitectónica no processo do projecto expressando uma requalificação do lugar.

    2- Posicionamento crítico do aluno questionando interpretações redutoras dos dados e do contexto.

    3- Consolidação de métodos de trabalho e domínio da complexidade do exercício projectual em contexto urbano.

    4- Competências em organizar eficaz e funcionalmente um programa com componentes diversifificadas, correlacionando numa síntese os aspectos culturais, ambientais e de contexto com espaço, opções estruturais, técnicas e materiais.

    5- Competências de representação, nas várias escalas e técnicas de desenho, e na elaboração de modelos tridimensionais, físicos e digitais, resultante de uma consolidação dos processos de projecto.

    6- Competências de comunicação oral focada na problemática e estratégia do projecto.

    7- Tomada de consciência da acção do arquiteto como agente moderador da realidade.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    1. Aulas teóricas: - Aulas expositivas com apresentação de conteúdos de apoio ao desenvolvimento dos exercícios de projecto, nomeadamente no que respeita à cultura arquitectónica, às temáticas de requalificação de áreas urbanas, organização funcional, composição arquitectónica e opções construtivas. - Sessões de debate. 2. Aulas com arquitectos e especialistas convidados. 3. Aulas teórico-práticas em sistema de avaliação contínua. - Orientação pedagógica partilhada dos docentes - acompanhamento conjunto dos trabalhos dos alunos - Exposição conjunta de trabalhos para fomentar a auto-crítica. - Sessões intercalares de crítica comparada. - Progressão gradual do projecto de acordo com etapas de trabalho previamente agendadas. - Visitas a obras de arquitectura para possibiliar a percepção e a experiência arquitetónica dos alunos. Critérios de avaliação (ver Avaliação): 1. Trabalho de Grupo: ( A ) = 10% 1. Esboceto: ( B ) = 20% 2. Estudo Prévio: ( C ) = 30% 3. Projecto Final: ( D ) = 40%

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

     

    DAL CO, Francesco; MOURA, Nuno Graça (2019) - Souto de Moura. Memória, Projectos, Obras. Catálogo da exposição. Casa da Arquitectura. Matosinhos, 2019.

    FRAMPTON, Kenneth (2015) - A Genealogy of Modern Architecture: Comparative Critical Analysis of Built Form, Edited by Ashley Simone, Lars Müller, Publishers, 2015.

    MONEO, Rafael (2004) - “Theoretical Anxiety and Design Strategies in the Work of Eight Contemporary Architects”, The MIT Press, US, UK, 2004, ISBN-13: 978-0262134439, ISBN-10: 0262134438.

    PALLASMAA, Juhani (2005) - The Eyes of the Skin. Architecture and the Senses, John Wiley & Sons Ltd, The Atrium, West Sussex, England, 2005.

    ROSSI, Aldo (1962). A Arquitectura da Cidade. Edições Cosmos, Lisboa, 2001.

    Editora Monolito. Matosinhos.

    SIZA, Álvaro (2000). Imaginar a Evidência Edições 70, Lisboa, 2000.

    ZUMPHOR, Peter (2005). Pensar a Arquitetura, Editorial Gustavo Gili, SA.Barcelona, 2005.

     

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