filmeu

Disciplina História da Arquitetura Portuguesa II

  • Apresentação

    Apresentação

    Acentuar a importância do papel da História nos resultados da actualidade. Sublinhar a importãncia das relações de ordem cultural entre países e continentes, com especial ênfase para a matriz greco-ronama da cultura ocidental, mas sem esquecer outras influências norte-africanas mais próximas no tempo e na história da Península Ibérica. Referir a importância do Iluminismo e dos resultados da Revolução Francesa. Sublinhar ainda as correntes mais interncionais da arquitectura moderna, mas procurando mostrar a forma como elas foram apropriadas e reintepretadas em Portugal.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

     

    1. Breve revisão sobre as características da arquitectura portuguesa do românico ao barroco. A importação do neoclássico inglês no Porto e do francês em Lisboa. As apropriações portuguesas do neoclássico e o romantismo. As arquitecturas do ferro e ecléctica, a arte nova e o art decô. As intersecções dos
    diversos estilos. O fenómeno da «Casa Portuguesa» de Raul Lino.

    2. A arquitectura do Estado Novo no contexto das suas congéneres dos regimes totalitaristas europeus. O modernismo e o estilo internacional em Portugal. Os diferentes autores portugueses da actualidade. Como intervir contemporaneamente no «antigo».

  • Objetivos

    Objetivos

    Compreender a arquitectura portuguesa no contexto das influências eruditas que recebe do estrangeiro e a forma como os arquitectos portugueses as reinterpretam e adaptam. Familiarizar os alunos com as tipologias mais recentes, as correntes formais contemporâneas e ainda a maneira como essas formas eruditas de autor influenciaram a arquitectura comum de autor desconhecido.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas serão constituídas principalmente por três vertentes complementares. Por um lado, serão efectuadas sessões expositivas pelo docente das temáticas da unidade curricular, devidamente acompanhadas por material audiovisual. Por outro lado, serão realizadas leituras de textos fundamentais com os discentes das temáticas teóricas em estudo, de forma a promover o debate crítico colectivo. Finalmente, o desenvolvimento dos trabalhos dos discentes será acompanhado ao longo do semestre, através de discussão e orientação com o docente.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    AA. VV., Architectures a Porto, Opus Incertum, Bruxelas, Pierre Mardaga Editeur
    AA. VV. Arquitectura Moderna Portuguesa 1920-1970. Um Património a Conhecer e Salvaguardar, Lisboa, IPPAR, 2004
    FERNANDES, J. M. Arquitectura Modernista em Portugal 1890-1940 , Lisboa, Gradiva
    FERNANDES, J. M. Arquitectura Portuguesa - uma síntese, Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2006
    FERNANDES, J. M., Português Suave - Arquitecturas do Estado Novo, Português Suave, Lisboa, IPPAR, 2003
    FRANÇA, J. A. A Arte em Portugal no Século XX, Lisboa, Livraria Bertrand, 1974
    FRANÇA, J. A. O Modernismo na Arte Portuguesa, Lisboa, Instituto de Cultura Portuguesa, 1979
    PEREIRA, P. Arte Portuguesa - História Fundamental, Maia, Círculo dos Leitores, 2011
    ROSETA, H. (coord.). IAPXX - Inquérito à Arquitectura do Século XX em Portugal , Lisboa, Ordem dos Arquitectos, 2003.
    TOSTÕES, A. Os verdes anos na arquitectura portuguesa dos anos cinquenta . Porto, FAUP, 1997.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios