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Apresentação
Apresentação
O objectivo da disciplina é facultar ao estudante, com exercícios práticos e parâmetros teóricos, a compreensão dos factores inerentes à organização do espaço arquitectónico na sua caracterização interna e relação com a envolvente, natural ou urbana. Pretende-se que o entendimento dacomplexidade da arquitectura se baseie no seu campo de intervenção, temática, escala, funcionalidade e coerência construtiva.
A análise de espaços significativos, edificados e não edificados, exercitará a sua leitura e reinterpretação. Os primeiros exercícios objectivam-se na percepção de ambientes urbanos e formas arquitectónicas para além da observação informal dos espaços e objectos do dia a dia, refletindo sobre a importância de uma observação exploratória vinculada à ideia de descoberta relacionando o mundo, a natureza, as emoções à formação em arquitectónica.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 10
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT36-910
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Na disciplina de Projecto de Arquitcetura I, propõe-se iniciar os estudantes na percepção do fenómeno do espaço, no conhecimento das formas e dos métodos conceptuais da arquitectura. A compreensão e a composição do espaço arquitectónico passa por um processo interior, apoiado em factores de natureza cultural e técnica, cujos conhecimentos se pretendem incentivar, para desenvolver a capacidade de ver, compreender, imaginar, racionalizar e transmitir.
A aprendizagem terá um sabor oficinal, que implica capacidade de atenção e poder analítico pressupondo um apelo à inteligência e emoção, sendo nesse contexto que a observação, o desenho, o domínio da volumetria, a concepção e a construção de espaços arquitectónicos adquirem significado
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Objetivos
Objetivos
Aquisição de conhecimento dos elementos centrais que compõem a disciplina da arquitectura, permitindo ao estudante reproduzir e criar estruturas espaciais através do uso de materiais e da geometria (pontos, planos e volumes). Execução de maquetas de estudo, aspectos representativos e de composição, através do desenho, testando a capacidade do estudante de garantir coerência entre os objectivos que se propôs atingir e os resultados finais do trabalho. Conhecimento das relações entre eventos e os espaços concebidos para estes. Entendimento de diversificados contextos sob o ponto de vista arquitectónico e criativo.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas de caracter teórico e informativo de introdução aos exercicios devidamente acompanhadas por material audiovisual. Análise de textos e documentos específicos que promovam o interesse pela investigação e experimentação pessoal. Aulas de discussão e debate em grupo sobre o desenvolvimento e resultados dos exercícios.
Participação exporádica de outros professores ou profissionais de de arquitectura ou outras áreas de forma a enriquecer o debate sobre os temas e exercícios desenvolvidos. Visitas de estudo a exposições ou locais que se justifiquem (condicionado ao estado de pandemia mundial) Múltiplos exericicios serão entregues, com complexidade variável.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Campo Baeza, Alberto (2004). A ideia construída. Lisboa: Caleidoscópio Cota: AQ/273-BC
Campo Baeza, Alberto. (2011). Pensar com as mãos. Caleidoscópio. Lisboa
Pallasmaa, Juhani. (2011). Os Olhos da Pele, A arquitectura e os sentidos. Porto Alegre: BOOKMAN, ARTME
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não