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Disciplina Projeto de Arquitetura I

  • Apresentação

    Apresentação

    O objectivo da disciplina é facultar ao estudante, com exercícios práticos e parâmetros teóricos, a compreensão dos factores inerentes à organização do espaço arquitectónico na sua caracterização interna e relação com a envolvente, natural ou urbana. Pretende-se que o entendimento dacomplexidade da arquitectura se baseie no seu campo de intervenção, temática, escala, funcionalidade e coerência construtiva.

    A análise de espaços significativos, edificados e não edificados, exercitará a sua leitura e reinterpretação. Os primeiros exercícios objectivam-se na percepção de ambientes urbanos e formas arquitectónicas para além da observação informal dos espaços e objectos do dia a dia, refletindo sobre a importância de uma observação exploratória vinculada à ideia de descoberta relacionando o mundo, a natureza, as emoções à formação em arquitectónica.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Na disciplina de Projecto de Arquitcetura I, propõe-se iniciar os estudantes na percepção do fenómeno do espaço, no conhecimento das formas e dos métodos conceptuais da arquitectura. A compreensão e a composição do espaço arquitectónico passa por um processo interior, apoiado em factores de natureza cultural e técnica, cujos conhecimentos se pretendem incentivar, para desenvolver a capacidade de ver, compreender, imaginar, racionalizar e transmitir.

    A aprendizagem terá um sabor oficinal, que implica capacidade de atenção e poder analítico pressupondo um apelo à inteligência e emoção, sendo nesse contexto que a observação, o desenho, o domínio da volumetria, a concepção e a construção de espaços arquitectónicos adquirem significado

  • Objetivos

    Objetivos

    Aquisição de conhecimento dos elementos centrais que compõem a disciplina da arquitectura, permitindo ao estudante reproduzir e criar estruturas espaciais através do uso de materiais e da geometria (pontos, planos e volumes). Execução de maquetas de estudo, aspectos representativos e de composição, através do desenho, testando a capacidade do estudante de garantir coerência entre os objectivos que se propôs atingir e os resultados finais do trabalho. Conhecimento das relações entre eventos e os espaços concebidos para estes. Entendimento de diversificados contextos sob o ponto de vista arquitectónico e criativo.

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas de caracter teórico e informativo de introdução aos exercicios devidamente acompanhadas por material audiovisual. Análise de textos e documentos específicos que promovam o interesse pela investigação e experimentação pessoal. Aulas de discussão e debate em grupo sobre o desenvolvimento e resultados dos exercícios.

    Participação exporádica de outros professores ou profissionais de de arquitectura ou outras áreas de forma a enriquecer o debate sobre os temas e exercícios desenvolvidos. Visitas de estudo a exposições ou locais que se justifiquem (condicionado ao estado de pandemia mundial) Múltiplos exericicios serão entregues, com complexidade variável.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Campo Baeza, Alberto (2004). A ideia construída. Lisboa: Caleidoscópio Cota: AQ/273-BC

    Campo Baeza, Alberto. (2011). Pensar com as mãos. Caleidoscópio. Lisboa

    Pallasmaa, Juhani. (2011). Os Olhos da Pele, A arquitectura e os sentidos. Porto Alegre: BOOKMAN, ARTME

     

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