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Apresentação
Apresentação
A disciplina introduz a relação simbiótica e experimental entre o Programa, o Lugar e os Materiais como
fundamentos da Metodologia de Projecto em Arquitectura. O tema da disciplina é o espaço, a habitação
e suas variáveis tipológicas, topológicas e simbólicas. O fundamento pedagógico da metodologia de
projecto é a articulação do exercício crítico entre o Programa, o Lugar e os Materiais através da
experimentação da operatividade geométrica manual e na sucessiva aproximação às escalas e aos tipos
de desenho.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 10
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT36-918
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Introdução à Metodologia de Projecto através dos suportes de representação
Esquisso/Geometria/Desenho à Mão Levantada ; Maqueta de Estudo ; Desenho Técnico com base no
estudo dos Programa , do Espaço e da Forma. Investigação do processo conceptual. Manuseamento
dos programas e dos modelos conceptuais em contextos arquetípicos: o subterrâneo; o abrigo; a casa;
Manuseamento de modelos tipológicos e morfológicos: compacto; fragmentado; horizontal, vertical;
serial. Introdução às problemáticas do habitar.
Experimentação da linguagem e expressão arquitectónica. Formação dos conceitos de
Arquitectura.Aplicação de conceitos semiológicos e de métodos fenomenológicos.
Aprendizagem das sucessivas aproximações às escalas do desenho técnico como método heurístico
desde a formulação dos conceitos à materialidade. São desenvolvidos dois (2) exercícios práticos e um
(1) teórico que, de forma complementar, procuram desenvolver os objectivos referidos.
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Objetivos
Objetivos
A Arquitectura como processo de qualificação do espaço e de ambientes para serem vividos e
experimentados, para além das questões da materialidade formal. Comprensão de noções gerais de
arquitectura no seu aspecto sensorial e imaterial e nas suas relações de afinidade com a arte e a
sociedade em geral. Desenvolvimento da noção dos diferentes elementos da arquitectura e da sua
capacidade de alterar temporalmente a percepção de um espaço: a luz, a côr, a textura, o som, etc.
Valorizar necessidades práticas e psicológicas dos ocupantes. Compreender aspectos utilitários e
simbólicos do espaço.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias previstas são relativas à articulação entre os conhecimentos de âmbito teórico
veiculados em sala de aula (com recurso a projeção de slide's show e filmes) e a sua articulação com o
trabalho prático solicitado.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- CHING, Francis D.K. (2002), Arquitectura, Forma, Espaço e Ordem. São Paulo: Martins Fontes.
- FOCILLON, Henri, A Vida das Formas, Colecção Arte & Comunicação, Edições 70.
- VON MEISS, Pierre (2007), De la forme au lieu - une introduction à l'étude de l'architecture. Lausanne: Éd.
Presses polytechniques et universitaires romandes.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não