filmeu

Disciplina Projeto de Arquitetura III

  • Apresentação

    Apresentação

    A disciplina introduz a relação simbiótica e experimental entre o Programa, o Lugar e os Materiais como
    fundamentos da Metodologia de Projecto em Arquitectura. O tema da disciplina é o espaço, a habitação
    e suas variáveis tipológicas, topológicas e simbólicas. O fundamento pedagógico da metodologia de
    projecto é a articulação do exercício crítico entre o Programa, o Lugar e os Materiais através da
    experimentação da operatividade geométrica manual e na sucessiva aproximação às escalas e aos tipos
    de desenho.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Introdução à Metodologia de Projecto através dos suportes de representação
    Esquisso/Geometria/Desenho à Mão Levantada ; Maqueta de Estudo ; Desenho Técnico com base no
    estudo dos Programa , do Espaço e da Forma. Investigação do processo conceptual. Manuseamento
    dos programas e dos modelos conceptuais em contextos arquetípicos: o subterrâneo; o abrigo; a casa;
    Manuseamento de modelos tipológicos e morfológicos: compacto; fragmentado; horizontal, vertical;
    serial. Introdução às problemáticas do habitar.


    Experimentação da linguagem e expressão arquitectónica. Formação dos conceitos de
    Arquitectura.Aplicação de conceitos semiológicos e de métodos fenomenológicos.


    Aprendizagem das sucessivas aproximações às escalas do desenho técnico como método heurístico
    desde a formulação dos conceitos à materialidade. São desenvolvidos dois (2) exercícios práticos e um
    (1) teórico que, de forma complementar, procuram desenvolver os objectivos referidos.

  • Objetivos

    Objetivos

    A Arquitectura como processo de qualificação do espaço e de ambientes para serem vividos e
    experimentados, para além das questões da materialidade formal. Comprensão de noções gerais de
    arquitectura no seu aspecto sensorial e imaterial e nas suas relações de afinidade com a arte e a
    sociedade em geral. Desenvolvimento da noção dos diferentes elementos da arquitectura e da sua
    capacidade de alterar temporalmente a percepção de um espaço: a luz, a côr, a textura, o som, etc.
    Valorizar necessidades práticas e psicológicas dos ocupantes. Compreender aspectos utilitários e
    simbólicos do espaço.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias previstas são relativas à articulação entre os conhecimentos de âmbito teórico
    veiculados em sala de aula (com recurso a projeção de slide's show e filmes) e a sua articulação com o
    trabalho prático solicitado.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • CHING, Francis D.K. (2002), Arquitectura, Forma, Espaço e Ordem. São Paulo: Martins Fontes.
    • FOCILLON, Henri, A Vida das Formas, Colecção Arte & Comunicação, Edições 70.
    • VON MEISS, Pierre (2007), De la forme au lieu - une introduction à l'étude de l'architecture. Lausanne: Éd.
      Presses polytechniques et universitaires romandes. 
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios